De acordo
com a IFOAM (Internacional Federation of the Organic Agriculture Movement),
mais de 180 países produzem orgânicos. No mundo, 2,7 milhões de produtores
orgânicos ocupam 58 milhões de hectares (1,2% das terras cultiváveis do
planeta) e geram uma receita da ordem de US$ 90 bilhões por ano.
Só no
Brasil, a produção orgânica faturou R$ 4 bilhões em 2018, sendo que US$ 130
milhões (R$ 480 milhões) vieram das exportações – um aumento de 10% sobre o ano
anterior, segundo o ORGANIS – Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e
Sustentável.
Este
crescimento constante vem se refletindo na BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA – Feira Internacional de Produtos
Orgânicos e Agroecologia, principal evento de negócios do setor
na América Latina. A 15ª
edição do evento, de 5 a 8 de junho, no Anhembi, registra incremento de 28% na
área em comparação com 2018, e recebeu a adesão de mais de 40 novos
expositores.
Fruto da
visão empreendedora da Francal Feiras, que há 15 anos enxergou o potencial de
um mercado consumidor preocupado com a sustentabilidade global, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA atrai
um número cada vez maior de marcas que têm como diferencial o posicionamento em
prol da sustentabilidade.
Ao longo
destes anos, a feira se consolidou como plataforma de lançamentos e indicadora
de tendências na produção e consumo de produtos orgânicos certificados:
alimentos in natura e processados (sucos e bebidas, chocolates, leites,
laticínios e ovos, mel e derivados, frutas, verduras e legumes, pães,
massas, bolos, carnes e cafés, moda (biojoias, confecções, tecidos e
acessórios), cosméticos e higiene (aromas e essências, cremes, xampus,
sabonetes, tônicos, matérias-primas, maquiagem, produtos de limpeza em geral) e
produção e serviços (insumos e fertilizantes, equipamentos e máquinas,
certificadoras, editoras, consultorias, embalagens, transporte, energia solar,
entre outros).
Todos os
anos, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA é visitada por
milhares de compradores (lojistas, supermercados, atacadistas, distribuidores,
padarias, restaurantes, farmácias, perfumarias, hotéis, motéis, pousadas, spas,
academias, clubes, clínicas, hospitais, indústrias, compradores internacionais
e representantes comerciais) e demais profissionais, como nutricionistas,
nutrólogos, terapeutas, chefs de cozinha e gastrólogos, produtores e
fornecedores, além de um grande número de consumidores finais.
O perfil
sustentável da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA fica ainda mais
evidenciado pela realização simultânea com a NATURALTECH – Feira
de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde, maior
evento brasileiro voltado ao segmento de produtos naturais e promoção da saúde.
Em função do
caráter de negócios das feiras, neste ano o primeiro dia, 5 de junho, será
aberto exclusivamente para lojistas e demais profissionais. Nos dias seguintes,
o evento abre as portas para todo o mercado e também para o público em geral,
que pode adquirir produtos em pequenas quantidades diretamente dos produtores e
fabricantes.
Além dos
negócios realizados nos estandes, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA promove
as Rodadas de Negócios, reuniões pré-agendadas e realizadas num ambiente
reservado fora dos estandes. Em 2018, em conjunto com a NATURALTECH, as Rodadas
renderam 399 reuniões entre 149 empresas expositoras e 19 compradores, com
expectativa de quase R$ 16 milhões em negócios para os 12 meses seguintes.
Conteúdo
Fiel ao
posicionamento da Francal Feiras de promover eventos que contribuam para o
desenvolvimento dos setores em que atua, aBIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA oferece
uma programação ampla e diversificada a seus visitantes, com fóruns, seminários
e palestras que visam a ampliar a experiência de profissionais e consumidores
com o universo sustentável.
15º
Fórum Internacional da Produção Orgânica e Sustentável (5 e 6 de junho): Nomes
nacionais e internacionais trazem temas importantes para produtores orgânicos,
empreendedores e investidores, com objetivo de ampliar os conhecimentos e
expandir os negócios do segmento orgânico. Evento gratuito.
5º
Encontro com Agricultores Orgânicos para o Fornecimento na Alimentação Escolar
(6 de junho): Promovido pela AAO – Associação de Agricultura
Orgânica, o encontro fala da importância dos alimentos orgânicos nas escolas,
os métodos para sua introdução e os desafios encontrados. Juntos, produtores
orgânicos, nutricionistas e participantes da causa discutem soluções para este
crescimento. Evento gratuito.
2º
Painel de Cosméticos Orgânicos e Naturais (6 e 7 de junho): Trata
das novidades, desafios e benefícios de um mercado que não para de crescer, e
desmistifica dúvidas quanto à durabilidade e qualidade destes produtos. Evento
gratuito, é voltado para lojistas, indústrias, consumidores, maquiadores,
esteticistas, massagistas e terapeutas, com curadoria da Bioart e Francal
Feiras.
Ciclo
de Palestras dos Expositores (5 a 8 de junho): Uma oportunidade
para os lojistas e público geral da feira conhecerem mais detalhadamente os
produtos dos expositores, por meio de apresentações e demonstrações. Evento
gratuito.
Junto a
estas atrações tradicionais, neste ano a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e
a NATURALTECH trazem como novidade um evento integrado, também gratuito, que
tem como foco principal apresentar os benefícios dos óleos essenciais para
terapeutas, massagistas, profissionais e clientes das práticas integrativas. A
curadoria é da By Samia e Francal Feiras.
Selo
Viva Verde
Uma das
novidades desta edição é a campanha Selo Viva Verde, uma iniciativa da Francal
Feiras para engajar as empresas expositoras na realização de feiras mais
sustentáveis. Por meio dela, a promotora convida os expositores a gerarem o
mínimo possível de lixo e resíduos, criarem mecanismos que facilitem sua coleta
e reciclagem por parte da organização, e pensarem nos utensílios que serão
usados no suporte às demonstrações e degustações.
As empresas
expositoras da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e a NATURALTECH
receberam uma cartilha com orientações sobre como participar da campanha, e
aquelas que se adequarem às boas práticas sustentáveis receberão o Selo Viva
Verde para estampar em seus estandes, redes sociais, canais digitais e demais
materiais promocionais.
Sobre
a Francal Feiras
Maior
promotora de capital nacional de eventos de negócios do País, a Francal Feiras
acumula cinco décadas de experiência na promoção de feiras, atuando em 16
grandes segmentos da economia. Importante plataforma de conexão entre
indústria e varejo, cada evento tem o propósito de fomentar e desenvolver seu
respectivo mercado indo muito além da realização de negócios, com oferta ampla
e variada de experiência, conhecimento, tecnologia, networking e soluções para
o varejo. Com isso, a Francal Feiras (www.francalfeiras.com.br)
aumenta a relevância de seus eventos de negócios transformando-os numa
referência indispensável para profissionais que atuam em cada segmento.
SERVIÇO:
BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA 2019 – 15ª Feira Internacional de
Produtos Orgânicos e Agroecologia
Evento simultâneo: NATURALTECH 2019
– 15ª Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde
Data: 5 a 8 de junho
(quarta a sábado)
Horário: das 11h às
20h
Local: Pavilhão de
Exposições do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo – SP)
Promoção/Organização: Francal
Feiras
Colaboração: Nürnberg
Messe
Patrocínio: Itaipu
Binacional
Apoio
Oficial: ORGANIS – Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e
Sustentável; AAO – Associação de Agricultura Orgânica e Euromonitor
International
Informações pelo telefone: (11)
2226-3100
Site: www.biobrazilfair.com.br
Facebook: @BioBrazilFair
Instagram: @biobrazilfair
FEIRA DE NEGÓCIOS, COM ENTRADA
GRATUITA
DIA 5: EXCLUSIVO PARA
PROFISSIONAIS DO SETOR
DIAS 6, 7 E 8: ABERTOS AO
PÚBLICO
Fonte/Foto-reprodução/divulgação:
Assessoria de Imprensa
Postar um comentário