A Schär, multinacional
líder do segmento sem glúten, acaba de divulgar os dados de uma pesquisa
inédita: o primeiro estudo sobre o comportamento de consumo de produtos sem
glúten realizado com consumidores brasileiros.
O
estudo Consumer Insights é anual e foi realizado pela
primeira vez em 2016 em quatro países Europeus. Este ano, a empresa ampliou a
pesquisa para 11 países, incluindo a Itália, Alemanha, França, Espanha, Reino
Unido, EUA, Brasil, entre outros.
No Brasil, foram entrevistados 1966 consumidores
da base de dados da Schär. Destes, 85,8% dos
entrevistados ou seus familiares seguem uma dieta livre de glúten, sendo que
45% entraram para a categoria nos últimos dois anos, um indicador de que o
número de diagnósticos vem crescendo constantemente, duplicando a cada dois
anos.
Mais de 70% dos entrevistados consomem produtos
sem glúten por necessidade. A doença celíaca foi apontada como o principal
fator para adoção da dieta (40%), seguida de sensibilidade ao
glúten (33%); 14% dos respondentes
afirmaram evitar alimentos com glúten por sentirem que a proteína do trigo faz
mal a eles e 10% passaram a consumir produtos sem glúten para acompanhar outros
integrantes da família que adotam a dieta.
O estudo apontou que 75% do shopper é
composto de mulheres em fase produtiva, entre 25 a 54 anos. Esses números
confirmam as estimativas mundiais que apontam que 70% das pessoas
diagnosticadas atualmente são do sexo feminino. A proporção é de
duas mulheres para cada homem.
Outra tendência identificada no estudo foi o
crescimento da categoria de alimentação inclusiva (que inclui outras
intolerâncias e alergias). Assim como na década de 90 quando os PDVs abriram
espaço para os produtos dietéticos, os alimentos inclusivos, dos quais fazem
parte os produtos glúten free e sem lactose, passam também a ser uma categoria
relevante no ponto de venda.
Neste ponto, quando perguntados sobre outras
restrições alimentares, 62,3% dos entrevistados
apontaram que a dieta sem lactose é o requisito dietético mais comum. Esse fato
também é esperado, pois estudos apontam que há correlações entre a doença
celíaca e outras intolerâncias. Pelo menos, 30% dos
celíacos também apresentam intolerância à lactose. Cerca de 88% dos
consumidores passaram a seguir uma dieta restrita a glúten após orientação de
um profissional de saúde (gastroenterologista; nutricionista e outros).
A pesquisa também apontou que 94% dos
respondentes compram pão regularmente (o item mais procurado pelo público).
Desses, 91% preferem pães em temperatura ambiente e apenas 9% compram pães
congelados. Em média, 61% dos clientes compram pães toda a semana, adquirindo
com eles outros produtos sem glúten.
A pesquisa também revelou alguns pontos de
atenção indicados pelos consumidores, que reclamaram especialmente da
dificuldade de encontrar produtos nos pontos de venda. Uma forma de aumentar a
compra e o acesso aos produtos é disponibilizar os produtos sem glúten em
prateleiras exclusivas no ponto de venda, solicitação feita por 93,6% dos
consumidores, evitando que o cliente precise procurar os produtos dentro do
estabelecimento ou em outros locais.
Além dos pães, outros produtos com maior
interesse de compra apontado pelo shopper foram os cookies e wafers, farinhas e
bases para massas (96%).
O canal de compra preferido do shopper são os
supermercados (86%) e mercearias especializadas em alimentação saudável. Porém,
o canal online tem apresentado crescimento na preferência do consumidor;
representando 23% das compras frequentes. O ticket
médio de gastos deste público é em torno de R$ 180,00 por
mês.
Estudos da Schär apontam
que a marca representa de 25% a 40% das vendas
totais da categoria sem glúten no Brasil. No Consumer Insights, 86% dos
clientes informaram preferir pelos produtos da marca e comprá-la regularmente.
Os três atributos principais apontados pelo consumidor para a escolha da
marca foram: qualidade, confiança e sabor. Os clientes também reforçaram a
ampla oferta de produtos da Schär (84%)
como um grande diferencial.
Após seis anos atuando no Brasil por meio de uma
filial de importação e distribuição, a Schär iniciou
em 2018 a produção local de pães e farinhas sem glúten. Trata-se da 10ª fábrica
do Grupo no mundo, e a primeira na América Latina. Em 2019, amplia a produção
nacional com o lançamento da linha de bolos caseiros prontos.
Pioneira
na estruturação da seção sem glúten no varejo, a Schär chegou
ao Brasil em 2012 com um pouco mais de 150 pontos de vendas. Atualmente, está
em mais de 6 mil estabelecimentos no país e, mesmo diante
do desafiador cenário econômico brasileiro, vem apresentando um crescimento
anual na faixa de 10%. No mundo, a Schär está
presente em mais de 80 países e possui um
faturamento mundial na ordem de 400 milhões de euros.
Sobre a Schär
Presente
em mais de 80 países, a empresa italiana Schär é
líder mundial em alimentação sem glúten. A marca chegou ao mercado brasileiro
em 2012 e desde o final de 2014 atua diretamente no Brasil por meio de sua
filial administrativa e comercial, na cidade de Curitiba (PR). Os 150 pontos de
vendas iniciais já se transformaram em mais de 6 mil, cobrindo todas as regiões
do país. Atualmente, são mais de 40 produtos disponíveis para o público
brasileiro. Mais do que oferecer uma alternativa para quem precisa ou opta por
seguir uma dieta sem glúten, a Schär tem
compromisso com o sabor e o prazer à mesa. Porque alimentar-se bem é saber
fazer as melhores escolhas.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Olá...seria possível citar a fonte deste estudo da schar? gostaria de ler a pesquisa deles na íntegra.
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