Muita gente
tem uma ideia de projeto mas se sente bem perdido na hora de escolher um
formato de financiamento. Entende de plataforma de crowdfunding mas ainda acha
a captação meio confusa? É normal. “Tudo parece bem complicado mesmo no
início”, conta Bruna Kassab, da Evoé. Abaixo ela
mostra o caminho.
Primeiro é
preciso saber que existem várias formas de fazer acontecer sua vaquinha online
pra dar vida ao seu projeto, seja ele de vertente pessoal, social, cultural ou
do segmento que for. Algumas plataformas trabalham apenas com um formato de
financiamento: o modelo flexível.
Já vou
explicar do que ele se trata, adianto que é uma forma efetiva e popular de
captação. Contudo talvez não seja a melhor maneira de custear sua ideia. Por
isso algumas plataformas de financiamento online, como a Evoé,
trabalham com até três modelos de financiamento coletivo, que chamamos por aqui
de: flexível, recorrente e tudo ou nada.
É
fundamental entender como cada um desses formatos funcionam antes de começar
uma campanha online. Avaliando os pontos negativos e positivos de cada modelo
você consegue tomar uma decisão assertiva na hora de escolher a melhor forma de
alavancar seu projeto.
Financiamento
Flexível:
Primeiramente
você precisa escolher a meta que quer atingir para realizar seu projeto, ou
seja, o valor da sua campanha. Todos os sites de financiamento coletivo possuem
uma taxa que é cobrada sobre o valor arrecadado. Então na hora de definir o
valor que quer captar, é preciso somar a isso a taxa do site que você vai
utilizar.
Suponha que
você escolheu arrecadar R$5.000,00 em 1 mês. Ao fim desse mês, independente de
ter alcançado sua meta ou não, você fica com o valor que foi captado, mesmo se
ele tiver atingido apenas 1% do valor solicitado.
Outro
elemento que pode existir no formato flexível, assim como nos demais formatos,
são as recompensas. Elas são feitas e distribuídas pelos criadores dos projetos
e são uma forma de gratificar e engajar os apoiadores da campanha, agregando
valor à sua audiência. Normalmente são criadas recompensas distintas para cada
valor apoiado específico. O pessoal da campanha Lá da Favelinha por exemplo
criou adesivos, caneca, camiseta e marcador de páginas com uma estética que é
bem a cara do projeto.
Financiamento
Recorrente
Este
formato de financiamento talvez seja menos conhecido por todos. Ele é feito
para projetos grandes que precisam de uma manutenção constante, e logo, apoio
constante. Nele os apoiadores debitam mensalmente (de forma automática) um
valor de sua escolha para determinado projeto. A meta é determinada pelo
criador. Este modelo é interessante por proporcionar certa estabilidade
financeira para quem criou a campanha e ao mesmo tempo não pesar no bolso do
apoiador.
Um exemplo
bem legal deste tipo de financiamento é o projeto Lamparina Centro Cultural. A
campanha foi criada pelo Mestre Negoativo com a meta de atingir R$1.500,00 por
mês para que haja uma manutenção mensal do espaço. Mesmo que ainda não tenha
sido alcançado o valor proposto, a quantia atual que é captada mensalmente
contribui para a fomentação da cultura da comunidade do Maria Goretti (Belo
Horizonte) através de oficinas educativas para crianças, jovens e terceira
idade.
Assim como
nos demais formatos de financiamento é possível criar recompensas como forma de
incentivar o apoio das pessoas.
Financiamento
Tudo ou Nada
Pelo nome
já dá pra ter uma noção de como funciona essa captação. É a forma mais radical
de financiamento mas também umas das mais efetivas. Ou o projeto alcança 100%
da meta ou não recebe a grana. Para ficar mais simples segue o exemplo: você
conseguiu custear 95% da sua meta mas acabou o tempo de financiamento. Então o
que vai acontecer é que você não retém nenhuma quantia do montante, nadica, e
todos os usuários recebem de volta o valor apoiado. Parece dramático demais né?
Pois é. Para ser adepto desse formato é preciso gostar de adrenalina. Por isso
é importante analisar qual a quantia que precisa ser captada e colocar uma meta
realista de tempo para a duração da campanha. De cara pode parecer um projeto
penoso mas é justamente essa dificuldade que se apresenta como uma das grandes
vantagens desse formato.
Para
conhecer um pouco mais da Evoé, colaborar com um
projeto ou apresentar uma ideia, acesse https://evoe.cc
Fonte/Foto-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa
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