O agravamento da crise econômica deu visibilidade
a um contingente de brasileiros que decidiu empreender por necessidade. De
acordo com o Sebrae, 39,9% dos empreendedores iniciais no país abriram negócios
impulsionados pela demanda urgente de gerar renda. Nesse cenário, o
empreendedorismo se tornou um desafio que surgiu como opção de atuação
profissional, sobretudo para os cidadãos de menor renda. Em contrapartida, como
todo desafio, empreender envolve a busca por novas qualificações e aprendizados
para que o negócio tenha sucesso. O consultor e empreendedor serial Guilherme
de Almeida Prado, fundador do Konkero – portal que é referência em finanças
pessoais no país – enumerou três dicas fundamentais para os empreendedores.
Do sonho à realidade, quando
se empreende por necessidade é comum que a pessoa queira fazer diferentes tipos
de atividades, pois está precisando de dinheiro. Esse empreendedor por
necessidade diversifica: produz bolos para vender; vende bijuterias da amiga;
revende cosméticos; e cuida de crianças. Na análise de Almeida Prado, o
problema é que esse profissional acaba não desenvolvendo a excelência em
nenhuma das atividades. É nesse comportamento que está o erro número um e,
também, a primeira dica. “Esse empreendedor não é lembrado pelo que faz de
melhor. O ideal é escolher e focar em uma atividade que faz bem e que rende
dinheiro”, afirma.
Definido o foco, o segundo
passo – e dica – é o empreendedor definir metas e fazer um planejamento.
De acordo com o consultor, empreender é um trabalho muito solitário e que
envolve uma grande disciplina – um baita desafio. “Sem ter metas claras, a
chance de dar errado é muito grande. Sem saber para onde ir é muito difícil que
o empreendedor chegue a algum lugar. Minha sugestão é ter metas semanais. A
pessoa deve definir um dia da semana para revisar como está indo. Por exemplo,
segunda-feira, cedo, pode ser um bom momento para ver como foi a semana
anterior e definir novos objetivos para os próximos dias”, recomenda.
Na visão do consultor, para
dar ou aumentar o lucro o negócio só há três alternativas: vender mais, vender
por preço mais alto ou gastar menos. No geral, o segredo está em uma combinação
desses três itens. Assim, Almeida Prado sugere que as metas sejam sempre
relacionadas a um desses itens. Ele acrescenta que para eleger as metas é
preciso fazer cinco perguntas básicas e respondê-las honestamente: a meta é
atingível, mensurável, específica (está clara e objetiva), relevante (faz
sentido) e temporal (qual é o prazo para terminar)?
A terceira dica é criar uma
sistemática de controle. “Pode ser um caderno, planilha ou mesmo um softwaregratuito.
O importante é anotar tudo o que recebe e o que gasta com o negócio. Assim, o
empreendedor consegue apurar se está sobrando dinheiro. É muito comum as
pessoas venderem abaixo do custo. E isso é um perigo. Elas compram no cartão de
crédito, a prazo, e recebem em dinheiro. Aí têm a sensação de que estão
ganhando dinheiro, pois no início sobra dinheiro. Só que ao chegar a fatura do
cartão não conseguem pagá-la e a situação financeira só piora”, avalia
Guilherme de Almeida Prado, acrescentando que os três maiores erros dos
empreendedores são: falta de metas; falta de planejamento; e não controlar
receitas e despesas. “E esses erros são cometidos por empreendedores de
qualquer porte”, comenta. Um outro erro comum é o empreendedor vender abaixo do
custo. “Aí, vender mais, pode significar a morte já que o empreendedor
simplesmente aumentará o prejuízo.”
Sobre o portal Konkero
Fundado por Guilherme de
Almeida Prado em 2012, o portal Konkero (www.konkero.com.br)
é referência em comparação de produtos financeiros e finanças pessoais com mais
de 1,5 milhão de visitas por mês. A plataforma é totalmente gratuita e
reúne, de maneira descomplicada, mais de duas mil páginas de conteúdo e dezenas
de vídeos com dicas de finanças pessoais e explicações sobre produtos
financeiros. No site, os internautas têm acesso a comparativos de centenas de
serviços financeiros, realizados por uma equipe de curadoria que procura formas
de comparar de maneira fácil e intuitiva produtos e serviços financeiros dos
maiores bancos, seguradoras, financeiras e administradoras de consórcio do
país. Sempre com o objetivo de ajudar o consumidor a fazer a melhor comparação
antes de tomar a decisão de compra.
A Konkero é um negócio de
impacto social e foi selecionada para o relatório PNUD-ONU de negócios
inclusivos, além de ter sido acelerada pela Artemisia. Em seis anos de atuação,
a Konkero já auxiliou mais de 51 milhões de pessoas, tendo ajudado 4,6 milhões
a negociar dívidas; 2 milhões a entender melhor o uso do cartão de crédito; 2,2
milhões aprenderam a preencher cheque; e mais de 600 mil a compararem taxas de
financiamento de carro. www.konkero.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa
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