A aglomeração
de pessoas e a distração no momento dos pagamentos facilitam aplicar
o golpe da troca do cartão, o mais comum nesta época do ano. Eis como a
coisa funciona: o golpista se passa por um ambulante e entrega a maquininha
para o cliente digitar a senha do cartão. O falso vendedor se aproveita de um
momento de distração do comprador e presta atenção na senha que está sendo
digitada. Ou ainda, usa algum truque e desviar a atenção
do folião para que a vítima digite a senha no campo destinado ao
valor da compra, o que permite ao bandido descobrir o código
secreto. Aproveitando-se da falta de atenção do comprador, o golpista
devolve um outro cartão e a troca só é percebida muito tempo depois,
quando a pessoa tentar usá-lo novamente.
Prestar
muita atenção ao fazer os pagamentos, é a principal forma de
evitar ser vítima desse golpe.
"O
ideal é que a própria pessoa insira o cartão na maquininha e fique segurando
ele o tempo todo. Caso isso não seja possível, é muito importante que ela
confira se o cartão devolvido é realmente o dela assim que o receber do
ambulante", explica Adriano Volpini, diretor da comissão de
Prevenção a Fraudes da FEBRABAN - Federação Brasileira dos Bancos.
Volpini alerta
que, além do cartão, os golpistas também precisam da senha para realizar
operações fraudulentas. Por isso, é preciso tomar cuidado na hora de digitar o
código na maquininha. "Preste atenção se não tem
ninguém observando enquanto você digita e veja se os números
aparecem na tela: isso não pode acontecer. O campo de
senha deve mostrar apenas asteriscos."
Outro
problema muito comum em locais com aglomeração de pessoas, como é o caso dos
blocos de carnaval, são os furtos, roubos ou perda do celular. Caso isso
aconteça, é muito importante comunicar ao banco o mais rápido
possível. "Quando a pessoa tem seu celular roubado, ela se lembra de
fazer o boletim de ocorrência e avisar a empresa de telefonia e a operadora do
cartão de crédito. Quase ninguém lembra de avisar ao
banco", diz Volpini.
Esse
descuido pode ter consequências graves. Se o ladrão conseguir desbloquear o
celular, ele poderá ter acesso à conta da vítima pelo aplicativo do
banco, por exemplo.
Em
geral, os bandidos têm técnicas de convencimento, por meio de e-mails ou
mensagens falsas, para induzir a vítima a informar as senhas
de desbloqueio do aparelho celular, onde, por vezes, são guardadas
informações que permitem o acesso ao aplicativo bancário. "Desconfie
sempre, principalmente de links enviados, a orientação é a própria pessoa
acionar a operadora para pedir o bloqueio", afirma Volpini.
Além
disso, em muitos casos, o celular é roubado enquanto as pessoas estão tirando
fotos ou enviando mensagens, ou seja, em momentos em que o aparelho já está
desbloqueado.
Por
isso, acrescenta o executivo, "é importante comunicar ao banco o roubo do
celular assim que perceber que não está mais com o aparelho. Dessa forma,
a instituição financeira poderá bloquear o acesso à conta por meio do
aplicativo do banco instalado no celular roubado e impedir que os bandidos
realizem qualquer operação".
Para
chamar atenção das pessoas sobre os riscos deste golpe, a FEBRABAN produziu
um vídeo dando dicas de como reconhecer
situações suspeitas e como evitá-las.
Nossos
perfis da FEBRABAN no Facebook (http://www.facebook.com/Febraban/)
e no Twitter (http://twitter.com/FEBRABAN) trarão posts
com alertas contra os golpes mais comuns no carnaval, em textos e vídeos.
Para
reduzir os riscos de ser vítima de golpistas, a FEBRABAN destaca as seguintes
orientações:
•
Nunca empreste ou entregue o seu cartão para ninguém e nunca o perca de vista.
Pode haver a troca do cartão sem que você perceba;
•
Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu
controle, confira o valor e tome cuidado para que ninguém observe a digitação
da sua senha;
•
Ao finalizar a compra e pegar o cartão de volta, veja se é o seu nome que está
nele.
•
Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da
compra;
•
Sempre que possível, passe você mesmo o cartão na maquininha.
•
Cadastre-se para receber avisos por SMS ou e-mail a cada transação realizada
com seu cartão, assim, é possível identificar com rapidez uma transação
fraudulenta;
•
Nunca guarde a senha junto com o cartão. Isso reduz o risco em casos de perda
ou roubo;
•
Tome cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levar a perder
de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique
se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue
imediatamente para o banco e solicite o cancelamento do cartão;
•
Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio. Mesmo com o plástico
cortado, é possível fazer transações se o chip estiver intacto;
•
Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente para a
Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em
caso de roubo, também registre um B.O. na delegacia mais próxima.
Fonte: FEBRABAN
- Federação Brasileira de Bancos
Postar um comentário