Natura Musical seleciona novos projetos para patrocínio
em 2021, com inscrições até o dia 21 de setembro, e foco em impacto
social, econômico e ambiental positivo. A plataforma busca artistas, bandas,
grupos, coletivos e empreendedores culturais, em diversos estágios de carreira,
que desejam desenvolver projetos artísticos com identidade própria, refletindo temas,
narrativas e discursos contemporâneos, com potencial de alavancar cenas
regionais, nacionais e internacionais. As inscrições podem ser
feitas pelo site natura.com.br/naturamusical.
"Em 2020, a plataforma Natura Musical passou por uma
grande revisão de categorias, formatos e
critérios para que siga relevante diante do
cenário atual", afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.
"Além da criação artística, buscamos por
propostas que promovam a inclusão e a
representatividade em todo o seu âmbito, do
artista a equipe técnica. Projetos que ampliam o impacto
do setor cultural, por meio de capacitações profissionais, desenvolvimento de
novos modelos de produção, distribuição e
articulação", completa.
Está será a primeira vez que Natura Musical terá um investimento dedicado para toda
a região Amazônica. Além de R$ 1 milhão disponibilizado para projetos
do Pará, via Lei Semear, ao menos 20% da verba do Edital Nacional
terá como prioridade as iniciativas da região Amazônia,
que é um dos pilares da marca Natura. Outra novidade é a
atuação internacional da plataforma. Dentro das
categorias criação artística e inovação, serão estimulados novos formatos
de interação entre artistas e público, seja no
digital ou no presencial, com experimentação de
novas redes e novos territórios, como ações e intercâmbios com a América Latina.
As propostas inscritas no edital podem
ter diversos formatos como álbum, show, turnê e clipe, além de programas de
formação, iniciativas de empreendedorismo cultural,
circuitos culturais, laboratórios de inovação,
experiências imersivas, pesquisas, séries de vídeos ou podcasts, documentários,
mostras, residências artísticas, intercâmbios, oficinas, pontos culturais,
casas de show e conferências. Os projetos serão avaliados
por uma rede de curadores formada por artistas, produtores, jornalistas e
empresários do mercado musical. Os critérios
utilizados para a seleção podem
ser consultados no regulamento do edital ( clique aqui). O anúncio dos selecionados
será feito ainda em 2020.
"Outra novidade desse ano é a criação de
um conteúdo especial voltado para os
proponentes e artistas veiculado nos canais proprietários de Natura Musical. A programação, que se estende durante todo o processo
de inscrição, trará lives e mentorias para sanar possíveis dúvidas e apoiar o mercado
no desenvolvimento de projetos. Entendemos que Natura Musical tem um papel importante de influência e formação do mercado cultural e tornaremos essa prática uma frente
perene", diz Fernanda.
O Edital Natura Musical receberá inscrições de projetos em âmbito nacional e terá seleções
regionais na Bahia, com a Lei Faz Cultura; em Minas Gerais, com Lei Estadual de
Incentivo à Cultura de Minas Gerais; no Pará, com a Lei Semear; e no Rio Grande
do Sul, com a LIC. Ao todo, o Edital Natura Musical distribuirá R$
8,5 milhões de reais, sendo R$ 1,5 milhão para a projetos de
todos o Brasil; R$ 1 milhão para Minas Gerais; R$ 1 milhão para a
Bahia; R$ 1 milhão para o Pará ; R$ 1 milhão para o Rio Grande do Sul. As doações aos fundos de cultura têm
valor total de R$ 3 milhões, repartidos igualmente entre Minas Gerais, Bahia e
Rio Grande do Sul.
A seleção de projetos e a
distribuição de verbas dos fundos de cultura será
feita por meio de editais próprios e programas culturais vigentes. Os detalhes
sobre os processos de seleção estaduais serão divulgados em breve.
Novas categorias e
critérios de avaliação
Com objetivo de tornar o Edital Natura Musical ainda
mais representativo, inclusivo e transparente, a plataforma reuniu um time de
especialistas do mercado da economia criativa com a finalidade de criar
categorias e critérios de avaliação das propostas.
"A cultura tem um papel fundamental na construção de
um mundo mais bonito, cada vez mais plural, inclusivo e sustentável. Em
momentos de crise, a cultura é decisiva para enfrentar o caos, reconstruir o tecido
social e ajudar a projetar o futuro. Entendemos
que o papel de uma plataforma longeva
como Natura Musical é
reforçar o seu compromisso com a cultura,
continuar fomentando a produção artística e
valorizar o impacto positivo que esse mercado
produz na nossa sociedade", explica Fernanda Paiva.
Participaram do processo profissionais de diferentes formações
e trajetórias: Monique Evelle, empresária, idealizadora do Desabafo Social e
sócia da SHARP; Lu Araújo, CEO da Lume Arte e idealizadora do MIMO Festival;
Michelly Mury, coordenadora artística da Casa Natura Musical; Suyanne Keidel, diretora executiva da Casa Natura Musical; Juli Baldi,
pesquisadora musical e diretora criativa do
Bananas Music; Hernan Halak, diretor geral da produtora cultural Mundo Giras e
idealizador do Festival MUCHO!; Ana Garcia, idealizadora do festival No Ar
Coquetel Molotov; Carol Soares, co-criadora da plataforma de pesquisa e
processos de aprendizagem ØCLB; Heloisa Aidar, empresária, sócia e diretora
executiva da Altafonte Music Publishing; Lilian Fraiji, produtora cultural,
ativista ambiental e co-fundadora do programa LABVERDE; Pena Schmidt, curador,
produtor musical e diretor artístico; Adriana
Barbosa, empresária, idealizadora da Feira Preta e CEO da PretaHub.
Saiba mais sobre o processo AQUI
Fomento de cenas e redes:
Iniciativas que ampliam o impacto
do setor e promovem formação de profissionais, por
meio de capacitações, ações educativas, fomento e desenvolvimento da cena musical e cultural. Propostas que apresentem novos modelos
de produção, distribuição e
articulação da rede.
Inclusão:
Projetos artísticos que promovam a inclusão e
a representatividade em todos os âmbitos - gênero, LGBTQI+, população negra e indígena e pessoas com deficiência. Se enquadram
nessa categoria trabalhos de novos artistas, coletivos e grupos que representem
pautas identitárias e que tenham origem em comunidades da região amazônica,
novos centros urbanos, periferias e interiores.
Criação artística
Projetos artísticos com identidade própria, que reflitam
temas, narrativas e, discursos contemporâneos, que projetem a cultura e a
música e tenham poder de alavancar suas cenas regionalmente, nacionalmente e
internacionalmente. Iniciativas que trabalhem a gestão de
suas comunidades (relação artistas, mercado e fãs),
com experiências digitais e presenciais. Nesse contexto se enquadram a produção de lançamentos de músicas e álbuns, shows e turnês,
documentários, podcasts, clipes e novos canais de comunicação.
Inovação
Propostas que exploram novas linguagens artísticas,
experimentação de novas ferramentas, intersecções
entre a música e outras manifestações culturais, primando pela excelência
criativa a partir da inovação e do uso de tecnologia
acessível. Se enquadram nessa categoria laboratórios de inovação,
novas tecnologias e plataformas de remuneração cultural
e experiências imersivas.
Histórico Natura Musical
Em 2020, o programa Natura Musical completa 15 anos
de atuação com foco em impacto positivo no setor
cultural. No total, já foram investidos R$ 159 milhões no patrocínio de 467
projetos, impactando diretamente 1,8 milhão de pessoas. "Acreditamos que quando temos a ambição de tornar o mundo mais
bonito, é necessário ter em perspectiva que esse é um processo de médio e longo
prazo. Então, ao olhar a trajetória do Natura Musical, sabemos que estamos
no caminho correto em busca de uma mudança efetiva", finaliza Fernanda
Paiva.
Alguns dos mais representativos compositores e intérpretes da
nova geração já foram patrocinados pelo programa,
como Edgar, Liniker e os Caramelows, Emicida, Tássia Reis, francisco, el
hombre, Luiza Lian, Tuyo, Larissa Luz, João Donato,
entre outros. Ao mesmo tempo, a plataforma apoia projetos emblemáticos de
ícones da música brasileira: é o caso de Jards
Macalé, com "Besta Fera", Elza Soares, com "A Mulher do Fim do
Mundo", Dona Onete, com "Rebujo", por exemplo.
Em 2017, como uma forma de ampliar seu impacto, Natura Musical expandiu a sua
atuação, inaugurando a Casa Natura Musical. Em três anos de atuação, já
passaram pelo palco mais de 200 artistas, que representam toda a diversidade da
música brasileira. Desde que os eventos presenciais foram adiados em
decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Casa Natura Musical transferiu a sua
programação para as redes
sociais e já soma mais de 40 apresentações digitais. Com uma curadoria focada
em nomes ascendentes e relevantes da música brasileira e um formato intimista e
acolhedor, as iniciativas conquistaram o público
em todo o país e até no exterior.
Ainda no ambiente digital, Natura Musical patrocina em 2020 quatro
festivais de música independente: Sarará e Timbre, em Minas Gerais, Coquetel
Molotov, em Pernambuco, e Se Rasgum, no Pará. "Ao apoiar festivais de
música independes, buscamos alavancar o impacto
positivo social e econômico da música brasileira. Estar ao lado de festivais
regionais é decisivo para essa finalidade. Os
eventos estimulam todo o ecossistema da música,
graças ao seu potencial de formar público e criar pontes entre artistas e
audiência", finaliza Fernanda.
Serviço Edital Natura Musical 2020
Inscrições, regulamento e conteúdos especiais
Inscrições abertas: de 1/9 até 21/9 (até às 17h, pontualmente) pelo site natura.com.br/naturamusical.
Fale com a gente em
caso de dúvidas:
Instagram: @NaturaMusical
Facebook: Natura Musical
Twitter: /NaturaMusical
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