LEONOR ESPINOSA VENCE PRÊMIO ESTRELLA DAMM CHEFS’ CHOICE AWARD

 


Leonor Espinosa - chef do restaurante Leo em Bogotá, Colômbia, e fundadora da FunLeo (Fundación Leo Espinosa) sem fins lucrativos - recebeu o prêmio Estrella Damm Chefs’ Choice Award 2020. Decidido pelos chefs que compõem a lista Latin America’s 50 Best Restaurants 2020, o prêmio reconhece um profissional que conquistou o respeito da classe profissional em razão de um trabalho inspirador e por demonstrar liderança em matéria de hospitalidade.

Espinosa, que ganhou o Latin America’s Best Female Chef Award em 2017, é conhecida por seu trabalho pioneiro para reviver as tradições culinárias colombianas e por usar os alimentos para promover o desenvolvimento cultural e social em comunidades indígenas, afrodescendentes e rurais. No Leo - classificado em lugar No.8 na lista Latin America’s 50 Best Restaurants 2019 - Espinosa apresenta ingredientes colombianos pouco conhecidos como parte de seu conceito de menu inovador 'ciclo-bioma', que estuda os ecossistemas colombianos e as estações do ano, explorando novas formas e espécies que podem ser usadas na cozinha.

"Não posso expressar a gratidão que sinto por ser reconhecida por meus colegas, o que é uma das maiores honras", diz Espinosa. "Embora alguns alimentos tradicionais continuem prevalecendo na Colômbia, outros se perderam em nossa história. Por muitos anos, minha missão foi aumentar o valor desses alimentos e ingredientes locais para ajudar a restaurar as tradições culinárias e o orgulho nacional".

Estudante de arte na juventude e economista de profissão, Espinosa aprendeu sozinha a cozinhar antes de abrir o Leo em Bogotá em 2008. Um ano depois, ela fundou a FunLeo (Fundação Leonor Espinosa) sem fins lucrativos com sua filha Laura Hernández-Espinosa, com a missão de desenvolver as comunidades rurais por meio da preservação das tradições alimentares da Colômbia, destacando práticas sustentáveis e impulsionando a produção local. Como parte do perfil de seus restaurantes e sua fundação, ela trabalha com biólogos, etnobotânicos e dendrologistas para descobrir ingredientes que podem ser incorporados aos pratos, documentando os resultados para ajudar a preservar as espécies nativas e disseminar as informações.

William Drew, Diretor de Conteúdo do Latin America’s 50 Best Restaurants, afirma: "Estamos orgulhosos de celebrar a liderança excepcional e a abordagem inspiradora da gastronomia que Leonor Espinosa incorporou na última década. Ela é uma verdadeira representação do que significa ser pioneiro nesta indústria por meio de idealismo e arte".

Espinosa será homenageada na contagem regressiva virtual da lista Latin America’s 50 Best Restaurants, promovida pelos patrocinadores S.Pellegrino & Acqua Panna, no dia 3 de dezembro, a partir das 18h (horário de Brasília) - disponível para visualização no Facebook da Latin America’s 50 Best Restaurants e no canal 50 Best Restaurants TV no YouTube.

Maria Faus, Gerente de Marca da Estrella Damm, patrocinador do prêmio, afirma: "É com grande satisfação que presenteamos Leonor Espinosa com o Chefs’ Choice Award este ano. Seu compromisso com os ingredientes locais, preservando as ricas tradições da Colômbia e o profundo respeito que ela fomentou na indústria contribuíram para que Espinosa recebesse o único prêmio votado pelos colegas de profissão da lista Latin America’s 50 Best Restaurants".

O Estrella Damm Chefs’ Choice Award é o quarto de uma série de prêmios especiais anunciados antes da cerimônia virtual, que visa apoiar o setor em toda a região em um dos tempos mais desafiadores para a indústria global de restaurantes. Os antigos vencedores do prêmio incluem Tomás Kalika do restaurante Mishiguene, na Argentina (2019), Carlos García do restaurante Alto, na Venezuela (2018), Germán Martitegui do restaurante Tegui, na Argentina (2017), Guillermo González Beristáin do restaurante Pangea, no México (2016), Rodolfo Guzmán do restaurante Boragó, no Chile (2015), Gastón Acurio do restaurante Astrid y Gastón, no Peru (2014) e Enrique Olvera do restaurante Pujol, no México (2013).

Para destacar o amplo e diversificado cenário gastronômico da região e apoiar sua recuperação, o Latin America’s 50 Best Restaurants apresentará também El Espíritu de América Latina, uma coleção de restaurantes casuais que impactaram positivamente suas comunidades e a gastronomia local, seja durante a crise recente ou durante um período prolongado. A ser anunciada em 24 de novembro, esta lista sem classificação ficará ao lado da tradicional lista Latin America’s 50 Best Restaurants para aumentar a conscientização sobre a ampla variedade de restaurantes locais que representam o espírito da culinária latino-americana.

O processo de seleção

O Estrella Damm Chefs’ Choice Award é o único prêmio votado pelos chefs na lista Latin America’s 50 Best Restaurants deste ano. Cada chef nomeia um colega para o prêmio e o cozinheiro com mais votos é coroado como Chefs’ Choice. 

Sobre:

William Reed Business Media 

A lista Latin America's 50 Best Restaurants, agora em sua oitava edição, é publicada pela William Reed Business Media, que também publica The World's 50 Best Restaurants, lançado em 2002, e o Asia's 50 Best Restaurants, lançado em 2013. A William Reed Business Media é responsável pelo 50 Best: organização dos prêmios, arrecadação dos votos e elaboração da lista. A organização 50 Best visa reunir comunidades em todo o setor de hospitalidade para promover a colaboração, inclusão, diversidade e descoberta e ajudar a impulsionar mudanças positivas.

Patrocinador do prêmio: 

Estrella Damm 

A cerveja Estrella Damm é fermentada usando sua receita original de 1876 e apenas os melhores ingredientes mediterrâneos: malte de cevada, arroz e lúpulo. A qualidade dos ingredientes é de extrema importância e, como tal, trabalha em estreita colaboração com os agricultores locais do Mediterrâneo, fornecendo-lhes variedades de sementes puras cuidadosamente selecionadas. O fermento é único e é armazenado sob medidas de alta segurança; então, leva um mínimo de três semanas para completar o processo de fermentação e condicionamento. Em sua busca incessante por qualidade, Damm escureceu ainda mais sua garrafa marrom para fornecer 30% mais proteção contra a luz nociva do que as garrafas padrão, para garantir que você possa desfrutar do verdadeiro sabor mediterrâneo de Estrella Damm.

Patrocinadores principais: 

S.Pellegrino & Acqua Panna 

S.Pellegrino & Acqua Panna são os principais patrocinadores do Latin America’s 50 Best Restaurants. S.Pellegrino & Acqua Panna são as principais águas minerais naturais no mundo da alta gastronomia. Juntas, elas interpretam o estilo italiano em todo o mundo como uma síntese de excelência, prazer e bem-estar.

Outros parceiros 

• Miele - Parceiro oficial de eletrodomésticos; patrocinador do Miele One To Watch Award 
• American Express - Parceiro oficial de cartão de crédito; patrocinador do American Express Icon Award 
• Gin Mare - Parceiro oficial de gin; patrocinador do Gin Mare Art of Hospitality Award 
• Flor de Caña - Parceiro oficial de rum; patrocinador do Flor de Caña Sustainable Restaurant Award 
• Aspire Lifestyles - Parceiro oficial de concierge; patrocinador do Highest New Entry Award 
• Illycaffè - Parceiro oficial de café; patrocinador do Highest Climber Award 

Resultados 

A melhor forma de acompanhar o anúncio da lista e prêmios individuais é pelas nossas mídias sociais: 
• Curta nossa página no Facebook: facebook.com/LatinAmericas50BestRestaurants
• Siga no Instagram: @TheWorlds50Best • Siga no Twitter: @TheWorlds50Best #LatAm50Best 
• Inscreva-se no nosso canal do YouTube: Worlds50Best 

Fonte/Fotos-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem