Enquanto
o mercado do entretenimento ao vivo atinge pontos de inflexão contínuos ao
redor do globo e a crise desencadeada pela pandemia do coronavírus mergulha o
ecossistema em incertezas, setores da indústria criativa se esforçam para
desenvolver e entregar novas formas de experiência a um público saturado de
lives e em busca de novidades para o entretenimento dentro de casa.
No Brasil, os sócios Franklin Costa e Carol Soares, que estudam as
transformações dessa indústria há oito anos, reuniram um time de especialistas
do mercado para ØCLB Masterclass, O Futuro das Experiências, evento on-line que acontece de 9 a 12 de março ( inscreva-se aqui) com a proposta de analisar, discutir e compreender o
futuro do entretenimento ao vivo e do design de experiências exatamente um ano
após o início da pandemia que mudou o mundo.
Voltado para profissionais interessados em compreender as
principais tendências e inovações desse setor, mas também estudantes,
pesquisadores e qualquer pessoa interessada em fazer parte da nova era das
experiências e do entretenimento ao vivo pós-COVID, a masterclass receberá
convidados que estão na linha de frente destas transformações, como Andrea Galasso (International
Projects Tomorrowland), Adriana Barbosa
(Preta Hub e Feira Preta), a inglesa Claire O’Neill, diretora da ONG A Greener Festival (entidade
global que também realiza a maior premiação do mundo de sustentabilidade em
festivais), Batman Zavareze (Artista Multimídia e Curador do Festival
Multiplicidade), Fernanda Paiva (Head de Cultural Branding Natura), Guilherme Bailão (Head de Brand
Experience Heineken), Juliana Costantini (head de música dos canais Multishow e Biz), Liana Brazil (Superuber e Superviz), Luciano Luccas (Head de Brand
Experience Coca-Cola), Pedro Alvim (Gerente de Marca e Redes Sociais no Magazine Luiza) e Tracy Mann (International
Business SXSW).
O desafio de debater e encontrar soluções para a indústria do
entretenimento ao vivo (que engloba áreas como eventos, feiras, conferências,
festivais, live marketing, live commerce, teatro, streamings entre outros)
reúne um time de especialistas capacitados. Todos eles ajudaram a trazer
soluções e reformularam modelos de negócios durante a pandemia, e vão apontar
rumos para o futuro das experiências na Masterclass.
"Com a pandemia, produtores de eventos se dividiram em
dois grupos: de um lado, aqueles que tentam defender o status quo de como as
coisas aconteciam, com iniciativas para retomar eventos presenciais de forma
segura e protocolar. Mas há um segundo grupo de mentes criativas que está
buscando revolucionar o entretenimento com novos formatos, conexões e
conteúdos", explica Franklin Costa, sócio e idealizador do projeto.
"Parafraseando o poeta e ativista Gil Scott-Heron, 'a revolução não será
televisionada, ela acontece ao vivo'. Então, convidamos especialistas e
profissionais que estão com a mão na massa construindo uma nova era das
experiências e do entretenimento ao vivo e que nos aponta um direcionamento do
que ainda vamos ver como o futuro desse setor", completa.
Propriedade para destravar as complexidades do assunto eles
têm de sobra. Criadores do Projeto Pulso (plataforma de pesquisa e conteúdo
sobre a cultura dos festivais) e consultores em design de experiências para
clientes como Lollapalooza, Rock in Rio, Tomorrowland, Heineken, Coca-Cola,
Doritos, entre outras, uniram formações distintas - e que se completam - para
dar o próximo passo na carreira e em seus projetos autorais .
"A masterclass é mais que um curso, é uma experiência de
aprendizado e conexão, em que buscamos analisar os comportamentos, movimentos e
ideias que estão construindo as transformações da indústria do entretenimento
ao vivo e do design de experiências", explica Carol Soares, sócia ØCLB.
A inscrição para ØCLB Masterclass - O Futuro das Experiências
pode ser feita através desse site . Para estimular diversidade e inclusão, bolsas gratuitas
voltadas para pessoas pretas e pardas e para a comunidade LGBTQIA+ também estão
disponíveis para seleção a partir do preenchimento de um formulário no site do
evento.
Acompanhe também o Instagram ØCLB e a newsletter semanal
Cápsula para acompanhar as transformações sobre o futuro do entretenimento ao
vivo e design de experiências.
ØCLB Masterclass O Futuro do Entretenimento
Com uma programação dividida por temas organizados em quatro
dias de eventos voltados para designers de experiências de todas as áreas,
produtores de eventos, empreendedores das indústrias criativas, profissionais
de marketing em busca de inovação, estudantes e pesquisadores, ØCLB Masterclass
O Futuro do Entretenimento reunirá entre os dias 9 e 12 de março alguns dos
maiores experts do mercado quando o assunto é economia criativa.
Andrea Galasso (Tomorrowland), Adriana Barbosa (Preta Hub e Feira Preta), Claire O’Neill (A Greener Festival),
Batman Zavareze (festival Mutiplicidade), Fernanda Paiva (Natura), Guilherme
Bailão (Heineken), Juliana Costantini (Multishow e Bis), Liana Brazil
(Superuber e Superviz), Luciano Lucas (Coca-Cola), Pedro Alvim (Magazine
Luiza), Tracy Mann (SXSW) são alguns dos primeiros confirmados no evento para
debaterem o contexto do mercado pós-Covid, o futuro do entretenimento e das
experiências imersivas.
Além do formato de inscrição para a Masterclass, ØCLB também
oferece para essa edição on-line uma experiência amplificada de aprendizagem
através da modalidade de inscrição Maratona, que inclui oito dias de conteúdo
exclusivo pré-masterclass, além de um grupo de Telegram, aulas extras, um kit
com brindes e surpresas ØCLB Pitch. "Daremos a oportunidade para quem
quiser apresentar seu projeto para uma marca dos sonhos", adianta Franklin
Costa, que tem a ambição de transformar o evento em um encontro anual do setor
para debater o calendário do ano.
Confira a programação completa do
evento clicando aqui.
Sobre
Os sócios Franklin Costa e Carol Soares
Publicitário e empreendedor com 20 anos de experiência na
interseção entre marketing, inovação e indústria do entretenimento, Franklin
Costa optou pela vida sem fronteiras e, em 2017, embarcou para uma vida nômade
com sua sócia e esposa Carol Soares, que transformou sua carreira acadêmica
(com mestrado em Antropologia do Consumo e doutorado em Biologia) em pesquisas
ao redor do mundo de experiências inovadoras e criativas na Ásia, Europa e
Américas. Desde então, a dupla já passou por mais de 40 países e 50 festivais,
feiras e eventos que apontam tendências, comportamentos e inovações.
ØCLB
Fruto do conhecimento conjunto de Carol Soares e Franklin
Costa, o ØCLB surgiu em 2017 quando o casal decide deixar uma vida confortável
no Rio de Janeiro para viverem como nômades digitais. O primeiro destino foi
uma pesquisa de três meses nos EUA para uma imersão nos festivais SXSW,
Coachella e Ultra. O objetivo era trazer insights para seus projetos de
consultorias e cursos. Do exterior, em contato com seus clientes no Brasil, a
dupla deu origem a uma comunidade que acompanhava as lives mensais que o casal
fazia para apontar tendências do setor. "Foi uma brincadeira nossa na
época, a ideia de um clube (abreviado por ØCLB) de conteúdos e trocas sobre o
futuro do entretenimento, uma comunidade que se conectaria uma vez por mês de
forma online para debater um tema que a gente estava pesquisando em nossas
imersões internacionais em eventos e festivais ", conta Carol.
O formato da comunidade foi se moldando nesses quatro anos,
com edições presenciais e itinerantes que passaram por diversas capitais
brasileiras (ØCLB Tour) e um formato em masterclass com convidados e
especialistas do setor. A partir de 2018, também passaram a oferecer viagens
para grandes festivais internacionais com roteiros especialmente preparados
para ampliar toda a experiência dos participantes (ØCLB Journey). A cada
evento, novos participantes ingressavam para "O CLuBe", que em 2020
se tornou oficialmente "a primeira comunidade de criadores de experiências
do Brasil".
Quando veio a pandemia, ØCLB também se adaptou. Além da
comunidade, Franklin e Carol passaram os três primeiros meses de isolamento em
São Paulo, período em que se mantiveram ativos com o projeto ØCLB de Pijamas,
uma série de lives com grandes players do mercado apontando caminhos e
perspectivas para enfrentar a situação inédita. O papo também mudou um pouco de
foco: não estavam mais falando sobre entretenimento, mas sobre o design de
experiências online, híbridas e presenciais, diversidade, inovação e inclusão.
A iniciativa foi matéria da revista Veja e mostra a atuação do
"Clube" e sua importância para um setor tão afetado pelo isolamento.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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