A Starrett, uma das maiores fabricantes de
serras, ferramentas e instrumentos de medição do mundo, está se reinventando
para um futuro de inovação e tecnologia. Para isso, firmou parceria com a Weme,
uma aceleradora de inovação e empreendedorismo, que tem proporcionado um
movimento de transformação na cultura empresarial.
A relação da Starrett com a Weme começou
quando a empresa sentiu a necessidade de conseguir equilibrar iniciativas de
excelência operacional e inovação, de forma simultânea. “Quando começamos a
nossa relação tivemos vários seminários e palestras sobre agilidade e mudança
de mindset. Nossos funcionários pensavam que aquela realidade não funcionaria
para eles. Nós usávamos o mesmo sistema de gestão integrado (ERP) há 20 anos e
tudo na Starrett era feito da mesma forma. Com a implantação de um
novo ERP, mais moderno e tecnológico, as pessoas começaram a entender a
importância dessas mudanças, que trouxeram muito mais agilidade para a
empresa”, explica o presidente da Starrett, Christian Arntsen.
O grande desafio da Weme foi olhar para o que
a Starrett já fazia e buscar melhorias nos processos e serviços,
trabalhando em uma projeção da empresa para o futuro e buscando entender o que
ainda seria preciso desenvolver. Nesse processo, a empresa não buscava apenas
projetos para resolver problemas pontuais, mas principalmente a transformação
da cultura empresarial e a mudança de mindset.
De acordo com o líder de estratégia e transição
cultural da Weme, Fábio Longo, essa mudança na mentalidade é baseada na vivência
prática e aplicação dos novos métodos aprendidos em workshops dinâmicos e
leves. “Acreditamos no poder transformador de uma grande empresa como a Starrett.
A parceria começou com uma iniciativa de sensibilização de temas
contemporâneos, como transformação digital, customer centricity (do
inglês, cliente no centro), growth mindset (mentalidade de
crescimento), horizontes de inovação, futuro do trabalho, entre outros. Desse
momento para frente, além da realização de centenas de horas de treinamento,
desenvolvemos juntos uma grande variedade de projetos de inovação, seja no
desenvolvimento de produtos, processos internos, embalagens, estratégia e
serviços, até startup connection e exercícios de futurismo olhando para a Starrett de
2030”, relata Fábio.
Um time híbrido composto por designers da Weme e
gestores da Starrett foi formado para, juntos, projetarem um plano
estratégico com base nas tendências e oportunidades de negócios. Esse plano se
desdobrou em OKRs (do inglês objective key results, objetivos e
resultados-chave) anuais e trimestrais, baseados nos horizontes de inovação.
“Os OKRs são uma forma contemporânea de tornar a execução da estratégia muito
mais amigável e colaborativa. A Starrett já está no seu quarto ciclo
de desdobramento da estratégia utilizando os OKRs. A cada novo ciclo, é notória
a evolução tanto dos objetivos, que vão se tornando mais claros e mais
ambiciosos, quanto dos indicadores-chave, que se tornam mais precisos para
indicar se os caminhos estão levando a empresa para um novo patamar”,
exemplifica Fábio.
Transformação da cultura
empresarial
Visando construir uma jornada de inovação, de forma
contemporânea, a Starrett se juntou ao programa de Corporate
Partnership da Weme. A partir dos projetos e iniciativas do programa, hoje
a Starrett incentiva uma cultura inovativa que antes não existia na
empresa. “A Weme é um ecossistema de inovação, que traz essa mentalidade e
cultura de startups, de agilidade e inovação para dentro de estruturas mais
tradicionais. Somos uma empresa com mais de 140 anos, a nossa cultura é
completamente diferente das empresas mais jovens, e a parceria com a Weme tem
sido fundamental para acelerar esse processo de mudança de mindset e inovação
da cultura empresarial dentro da Starrett”, explica Christian.
Para o líder de estratégia e transição cultural da
Weme, o uso de novas ferramentas pelos colaboradores da Starrett, no dia a
dia das áreas, acaba se tornando quase que um mecanismo natural de pensar e
agir, e os times as adotam como um princípio que impulsiona os valores da
organização contemporânea, que é ágil, centrada no humano e adaptável. “Isso é
transformação cultural acontecendo na prática”, conclui Fábio.
Segundo o presidente da Starrett do
Brasil, o ano de 2020 é um exemplo de quão VUCA (acrônimo, formado por Volatility -
Volatilidade, Uncertainty - Incerteza, Complexity -
Complexidade e Ambiguity - Ambiguidade) e imprevisível o mundo
pode ser, por isso, a agilidade é extremamente necessária para superar os
desafios. “Apesar de sermos uma multinacional americana, que trabalha com
previsões de mercado, a pandemia nos mostrou que a realidade é extremamente
volátil e as empresas precisam ser ágeis para acompanhar a revolução
tecnológica e social que estamos passando. Para conduzirmos esse movimento de
inovação e transformação, é fundamental que a nossa liderança entenda o que
isso realmente representa e o quanto ela impacta nos nossos negócios”, finaliza
Christian.
Sobre
a Starrett
A Starrett, uma das maiores
fabricantes de serras, ferramentas e instrumentos de medição do mundo, teve
início nos Estados Unidos, em 1880, quando Laroy S. Starrett inventou
o esquadro combinado. No Brasil suas operações começaram em 1956. Hoje, a Starrett conta com fábricas nos Estados Unidos, Escócia,
China e Itu, no Brasil. A empresa produz mais de cinco mil produtos, tais como
lâminas de serras de fita para corte de metais, madeira e carne, ferramentas de
precisão e instrumentos de medição. Os produtos Starrett são
vendidos em mais de 100 países por meio de uma rede de distribuidores atendendo
a uma variada gama de segmentos que vai desde ferramentas para a indústria
automobilística, aviação, marinha, até equipamentos agrícolas, ferramentas para
trabalhos manuais, para construtores, carpinteiros, encanadores, eletricistas
etc.
Para mais informações acesse www.starrett.com.br
Foto/Legenda: Participação
da Starrett no programa de Corporate Partnership da Weme - Divulgação Weme
Fonte: Assessoria de Imprensa
Postar um comentário