FILE FESTIVAL DISPONIBILIZA VÍDEOS DOS PRINCIPAIS ESPECIALISTAS EM ARTE DIGITAL

 

Especialistas e artistas de mídia arte falam sobre os desafios da preservação de obras nascidas digitais nos novos vídeos disponibilizados pelo FILE Festival. As pílulas, de curta duração, trazem um resumo dos encontros FILEALIVE / ARQUIVOVIVO, realizados na última semana de março deste ano. Os conteúdos estão disponíveis, editados e legendados na nova plataforma online do FILE e podem ser acessados gratuitamente em https://alive.file.org.br

Além dos vídeos sinopses, a série online completa FILEALIVE/ARQUIVOVIVO também está disponível na nova ferramenta. A programação incluiu seis encontros, organizados por recortes temáticos, que tiveram como principal objetivo orientar a construção de um banco de dados online do acervo do FILE – que conta com uma história que representa mais de 8 mil obras das primeiras décadas do século XXI – para que ele seja compartilhado com o maior número possível de pessoas.

Especialistas nacionais e internacionais de instituições como Tainacan.org, Wiki Movimento Brasil, ARS Electronica Archives, Centre for the Study of the Networked Image, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Enciclopédia Virtual do Itaú Cultural, entre outros, participaram das discussões. Devido aos convidados internacionais, os vídeos foram disponibilizados com opções de legendas em português e inglês.

Os usuários podem escolher os temas de interesse e, após acompanhar as discussões pela plataforma, será possível emitir certificado de participação concedido pelo FILE. Confira a programação e demais conteúdos em https://alive.file.org.br.

SOBRE O FILE FESTIVAL – O FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica é uma organização cultural sem fins lucrativos que viabiliza uma reflexão atual sobre as principais questões do universo eletrônico-digital contemporâneo e vem divulgando, durante seus 20 anos de existência através de eventos e de publicações, as linguagens eletrônicas e digitais pelo Brasil e América Latina. O FILE constituiu, durante os 20 anos de sua existência, um acervo único em seu gênero na América Latina, com mais de 8.000 obras digitais nacionais e internacionais que participaram das exposições do FILE, incluindo-se 48 países. Caracteriza-se como um arquivo inédito em conteúdo e quantidade. Uma vez que, existem poucas instituições no mundo com um acervo similar. Desde o princípio dos anos de 2000, o FILE recebe trabalhos produzidos em diferentes suportes, linguagens, softwares e formatos, caracterizando um conjunto significativo de obras com propostas estéticas interdisciplinares que envolvem várias modalidades artísticas.

Apoiado pelo EDITAL PROAC EXPRESSO LAB, o FILE FESTIVAL foi contemplado com o projeto FILEALIVE / ARQUIVIVO encontros online e recebeu a Premiação Mostras, Festivais No Estado de São Paulo para iniciar a execução do próprio banco de dados do FILE. Ambos projetos irão ajudar a lapidar com mais precisão o próprio banco de dados do FILE, que tem como objetivo ser institucionalizado para poder disponibilizar este conteúdo acumulado em 20 anos de história, tanto no ambiente online como off-line com o maior número de pessoas possível.

Fonte: Assessoria de Imprensa 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem