"LOS CONDUCTOS" ESTREIA HOJE!

 

Após sessões lotadas no Festival de Berlim onde recebeu o prêmio de Melhor Primeiro Filme em 2020 e na esteira de uma bem-sucedida carreira em festivais internacionais, “Los Conductos”, de Camilo Restrepo, estreia no Brasil, nesta quinta-feira, dia 18 de agosto.


O longa é uma coprodução entre Colômbia, Brasil e França e foi inspirado nas memórias do ator, também protagonista, o colombiano Luís Felipe Lozano, que interpreta Pinky, um homem que foge de uma seita religiosa e encontra um lugar de refúgio e um emprego em uma fábrica de camisetas ilegal. 


O diretor, amigo pessoal de Luís Felipe Lozano, o convenceu a interpretar a si mesmo no longa “Conheci Pinky em 2013 quando estava preparando meu curta-metragem, Like Shadows Growing as the Sun Goes Down, no qual ele acabou desempenhando um papel. Nessa época, Pinky estava trabalhando meio período em uma gráfica de camisetas e fazendo malabarismos em cruzamentos na cidade de Medellín. Rapidamente nos tornamos amigos. Ele confidenciou sua história em mim: Alguns meses antes, ele havia escapado de uma seita religiosa onde havia estado por 8 anos. Ele odiava a pessoa que dirigia a seita e sob cuja influência ele havia vivido: um homem que fez com que todos os membros da seita o chamassem de "Pai". Pinky disse que o mataria se lhe fosse dada a oportunidade. A realização do filme, no qual Pinky desempenha seu próprio papel, permitiu-lhe, portanto, criar um novo arranjo com os acontecimentos que ele viveu e aqueles que ele desejava. Desta forma, o filme foi um gatilho para a própria catarse de Pinky. Los Conductos colocou Pinky em um caminho de auto-reflexão que continuou muito depois do filme ter terminado”, conta o diretor.


Elogiado pela imprensa internacional como uma intensa experiência visual, “Los Conductos” foi filmado em 16mm e reforça o foco na jornada do protagonista por um universo opressor, por vezes obscuro e de violência psicológicia. A ideia de Camilo é que o espectador pudesse entrar na cabeça de Pinky "Gostaria que o filme tenha o efeito de uma visão detalhada do que o personagem atravessa, do que se passa em sua cabeça. A ideia é que o espectador experimente as mesmas sensações, mesmo que não compreenda tudo, mas que embarque nessas sensações complexas. O que se passa na cabeça do personagem é também o que se passa no país. Um panorama de ideias e sentimentos que esboçam o contexto no qual ele está”, explica o diretor.


O filme estreia nos cinemas brasileiros e na plataforma de streaming Olhar Play no dia 18 de agosto pela Olhar Distribuição. 


Sobre


Diretor


Camilo Restrepo (Medellín, Colombia, 1975) vive e trabalha em Paris. Seus filmes foram selecionados para festivais como Cannes, Toronto, e Nova Iorque. Ganhou duas vezes o Leopardo de Ouro. Los Conductos é seu longa de estreia.


Ficha Técnica


Los Conductos

2020 | Colômbia, França, Brasil | Ficção | 70 min. Direção e roteiro: Camilo Restrepo, Elenco: Luiz Felipe Lozano.


Sinopse: Recém liberto das garras de uma seita religiosa, Pinky encontra abrigo e trabalho numa fábrica ilegal de camisas. Enquanto tenta reconstruir sua vida, memórias violentas lhe assombram e clamam por vingança.


Olhar Distribuição 


A Olhar Distribuição nasceu do desejo de buscar a pluralidade de experiências, de visões de mundo, de mostrar a diversidade que existe no contexto em que vivemos. Cada filme tem um universo próprio, repleto de cores, texturas, sorrisos, dilemas e culturas singulares. Nosso objetivo é respeitar cada obra e transpor as fronteiras que limitam os mundos ficcionais e reais, e levá-las a outros olhares, cercados de realidades distintas, a fim de sensibilizar e provocar a reflexão. 


Os filmes já distribuídos pela Olhar são: “Meu Corpo é Político”, “A gente”, “Ferrugem”, “Homem Livre”, “António Um Dois Três”, “Eleições”, “Dias Vazios”, “A Parte do Mundo que Me Pertence”, “Rafiki”, “Fernando”, “Meu Nome é Daniel”, “Nóis por Nóis”, “Alice Júnior”, “A Mesma Parte de um Homem”, “Mirador” e “Jesus Kid’. 


Fonte: Assessoria de Imprensa 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem