Mariângela Alves de Lima: na plateia, novo lançamento das Edições Sesc São Paulo, é composto de 290 críticas teatrais produzidas por Mariangela e publicadas no jornal O Estado de S. Paulo entre 1972 e 2011. Os textos formam um panorama abrangente da ampla produção desta que é considerada uma das principais críticas teatrais brasileiras. A organização coube a Marta Raquel Colabone, gerente de Estudos e Desenvolvimento do Sesc-SP, com colaboração de José Eduardo Vendramini, dramaturgo e professor emérito do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Mariangela esteve na plateia das principais montagens teatrais que chegaram aos palcos de São Paulo desde a década de 1970, no auge da ditadura militar, até o período de redemocratização e o novo século. A curadoria da coletânea inclui críticas de espetáculos dirigidos por José Celso Martinez Corrêa, Antunes Filho, Fauzi Arap e Gerald Thomas, e escritos por Nelson Rodrigues, Oduvaldo Vianna Filho, Plínio Marcos e Luís Alberto de Abreu; com atuações de Cleyde Yáconis, Fernanda Montenegro, Marília Pêra e Marilena Ansaldi; além de espetáculos dos grupos Asdrúbal Trouxe o Trombone, Tapa, Galpão, Armazém Companhia de Teatro, Cia. dos Atores e Teatro de Vertigem; entre muitos outros importantes encenadores, atores e grupos. Ou seja, o livro aborda parte fundamental da história do teatro brasileiro. Além disso, também há inúmeras críticas de espetáculos internacionais que passaram pelos palcos paulistanos.
Segundo Valmir Santos, jornalista e crítico que assina a orelha do livro, a perenidade destes textos “pode ser atribuída, em parte, à clareira que costuma abrir nos parágrafos iniciais ao desenvolver microensaios acerca da ordem oculta por trás de cada obra”. Valmir também lembra que Mariangela é a primeira mulher a figurar na Coleção Críticas das Edições Sesc SP, e que a perspectiva feminista é outra janela recorrente nos escrutínios da autora, “permeados ainda de humor, elogio ao potencial do silêncio em cena, sedução pela inteligência e convicção de que, no palco, como na poesia, o pouco vale muito”.
“Com as expressões artísticas em constante procura por sensações e elementos novos, o certo é que a crítica continua tendo relevância para a evolução dos movimentos que surgem a todo o instante”.
Danilo Santos de Miranda
No prefácio, Alexandre Mate, professor-pesquisador da pós-graduação no Instituto de Artes da Unesp, considera o trabalho de Mariangela “monumental”, nos sentidos quantitativo e, sobretudo, qualitativo. Ele lembra que, em sua trajetória, a crítica “deparou-se com censuras e cerceamentos de toda ordem e monta”, não só do governo ditatorial encerrado em 1985, além de assistir a uma “total mudança de consignas na produção teatral paulista, no âmbito das relações de produção, das temáticas das obras, dos paradigmas estéticos”.
Assim, acompanhando as críticas, organizadas de forma cronológica, pode-se ver a evolução da visão da autora sobre o teatro a partir dessas transformações. No início, o olhar de Mariangela detém-se mais sobre o texto e sua autoria. Nas décadas seguintes, é cada vez mais acentuado o aprofundamento em outros aspectos da obra: direção, atuação, cenografia. A expansão da produção teatral a partir da década de 1990 e os diversos experimentalismos das últimas décadas dão corpo à produção crítica da autora.
“Exigente, generosa, questionadora, suas críticas revelam as contradições da produção teatral, o papel político que a profissão engendra. Criativa, por vezes atrevida, é uma espécie de repórter elucidativa das mudanças ocorridas no teatro nacional junto a mergulhos profundos no caráter específico de cada espetáculo”.
Marta Raquel Colabone e José Eduardo Vendramini
Com esse novo lançamento, as Edições Sesc São Paulo expandem sua Coleção Críticas com a contribuição fundamental de Mariangela Alves de Lima ao registrar a história do teatro encenado em São Paulo ao longo de quatro décadas com sua sensibilidade particular.
SOBRE
AUTORA
Mariangela Alves de Lima nasceu em 1947, em São Paulo. Entrou na primeira turma da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde estudou Artes Cênicas, especializando-se em Crítica Teatral. Dentre seus mestres formadores destacam-se Sábato Magaldi, Jacó Guinsburg e Décio de Almeida Prado.
Ainda na faculdade, começou a escrever para diversos veículos de comunicação, mas foi no jornal O Estado de S. Paulo que se estabeleceu como uma das maiores críticas de teatro do Brasil. Atuou no Estadão durante quarenta anos, de 1972 a 2011. Escreveu e publicou incontáveis textos, críticas e ensaios, com destaque para o livro que organizou com Jacó Guinsburg e João Roberto Faria: Dicionário do teatro brasileiro.
COLEÇÃO CRÍTICAS
O Sesc São Paulo reconhece na função do crítico sua relevância na formação de públicos e na reflexão do papel da arte na sociedade. Vê em seu trabalho um modo de fixar e apontar para a história para que possamos enxergar o que há de repetições travestidas de inovações e o que há de real inovação nos meios artísticos. A criação da Coleção Sesc de Críticas é composta por títulos voltados à divulgação de reflexões acerca das expressões artísticas desenvolvidas pela instituição em suas ações programáticas e, a posteriori, de críticas que abracem os âmbitos sociais, econômicos, educativos, dentre outros. Como início, são trazidas ao público a organização das críticas relativas aos espetáculos de teatro e registradas por dois jornais de circulação nacional: O Estado de S. Paulo e o Jornal do Brasil, e cujos críticos perenizaram as mais relevantes obras teatrais do nosso país. A coleção já lançou coletâneas de Sábato Magaldi, Macksen Luiz e Jefferson Del Rios.
EDIÇÕES SESC SÃO PAULO
Pautadas pelos conceitos de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento e em diálogo com a programação do Sesc. A editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade.
Ficha Técnica:
Na Plateia – Mariangela Alves de Lima – Coleção Sesc Críticas
Autora: Mariangela Alves de Lima
Organizadora: Marta Raquel Colabone, com assessoria de José Eduardo Vendramini
Edições Sesc São Paulo, 2022
Número de páginas: 572
ISBN: 978-65-86111-59-0
Preço de capa: R$ 95,00
Os títulos das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridos em todas as unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias, em aplicativos como Apple Store e Google Play, e pelo portal www.sescsp.org.br/livraria
Fonte: Assessoria de Imprensa
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