UMA CARTA PARA PAPAI NOEL é a nova produção da Okna e o sexto longa do premiado realizador Gustavo Spolidoro. O filme conta uma história de Natal, é voltado ao público infantil e família, e será distribuído, no Brasil, pela Pandora Filmes.
No roteiro, assinado por Spolidoro e Gibran Dipp, Papai Noel (José Rubens Chachá) recebe uma carta de Jonas (Caetano Rostro Gomes), um menino órfão de 8 anos que vive em uma casa de acolhimento. Jonas pergunta sobre como é a vida de Noel quando não está entregando presentes, o que o deixa muito emocionado. O menino também revela que nunca recebeu presentes no Natal. Esta é a motivação que faz Noel viajar ao Brasil para descobrir este mistério, afinal, ele sempre entregou os presentes de Jonas. Ele conta com o apoio da sua companheira, Maria Noel (Totia Meireles), e de Tata (Polly Marinho), sua principal ajudante. Noel e as crianças da casa de acolhimento, que tem Leia (Elisa Volpatto) como diretora, criam um forte laço de amizade, mas a construção dessa cumplicidade será repleta de obstáculos. Nessa jornada, todos irão redescobrir o verdadeiro significado do Natal.
A produção inaugura o braço de desenvolvimento de conteúdo para o público família, infantil e infanto-juvenil da Okna. E dá continuidade ao trabalho já realizado por Spolidoro para estas audiências.
O projeto nasce de uma reflexão de Spolidoro, com sua filha Aimée. A menina, quando pequena, perguntou: "O que o Papai Noel faz nos outros 364 dias do ano?”. Foi então que eles se deram conta de que as crianças apenas escrevem cartas pedindo presentes. “Aimée fez essas e muitas outras perguntas em uma quase tradicional cartinha de Natal – e despertou em mim uma dúvida genuína”, conta Spolidoro.
Para o filme, a produção pesquisou mais de 400 crianças até encontrar as cinco principais. Além de Caetano, os protagonistas infantis são Lívia Borges Meinhardt, Mariana Lopes, Theo Goulart Up e Cecilia Guedes. O grupo foi preparado por Adriano Basegio, ao longo de 2 meses antes das filmagens. O resultado, aponta Spolidoro, é um elenco mirim afiado e comprometido. “As crianças conseguem viver os personagens graças ao trabalho prévio de preparação e seleção que envolveu toda a equipe da Okna desde o início do ano em busca dos atores. Eles vivem a cena sem qualquer problema mesmo com 50 pessoas olhando para eles, e também trazem várias nuances na interpretação”.
José Rubens Chachá dá vida a um Papai Noel encantador, com profundidade nos sentimentos e muita vitalidade para as aventuras. Totia Meirelles faz a uma Mamãe Noel jovial e empreendedora. O humor de Polly Marinho constrói uma Tata irreverente. E Elisa Volpatto interpreta uma Leia cheia de nuances.
As filmagens começaram em 17 de outubro e foram até 27 de novembro. A produção tem como sedes as cidades de Porto Alegre e Viamão, no Rio Grande do Sul. “A maior parte dos nossos cenários foram construídos em estúdio, pois dessa forma conseguimos dar vida a um universo fantasioso e muito criativo. Outro diferencial são os efeitos visuais, presentes em quase todo o filme”, afirma Aletéia.
Tiago Retamal assina a direção de arte e Pedro Marques, a supervisão de efeitos. Bruno Polidoro (A Primeira Morte de Joana) é o diretor de fotografia. A montagem ficará a cargo de Pablo Riera (A Teoria dos Vidros Quebrados). A produção executiva é de Aletéia Selonk, Graziella Ferst, Marlise Aúde e Gina O'Donnell.
UMA CARTA PARA PAPAI NOEL conta com financiamento da ANCINE através do FSA - Concurso de produção para Cinema 2018 modalidade A. Ainda na etapa de desenvolvimento o projeto foi um dos dez selecionados para participação no pitching no Mercado de Ideias Audiovisuais – INTERNACIONAL – em 2018, em São Paulo.
Sinopse
Jonas, um menino órfão de 8 anos que vive em uma casa de acolhimento, nunca ganha presente no Natal. Preocupado, ele escreve uma carta para Papai Noel, mesmo que seus amigos Beca, Pri, Alana e Cabeleira debochem da ingenuidade: ”Só o Jonas pra acreditar que esse ano ia ser diferente. Papai Noel só vai na casa de quem tem dinheiro, família, essas coisas”. Ao receber a carta de Jonas perguntando sobre o que Noel gosta de fazer, de comer e como é sua vida quando não é Natal, Noel se emociona. Jonas conta que nunca recebe presente no Natal e, então, Papai Noel entra em ação para descobrir o motivo. Noel se disfarça de Leon - o Conserta-Tudo e, junto com Maria Noel e com a ajudante Tata, parte para investigar o mistério. Enquanto explora a casa de acolhimento, Noel começa a ser vigiado por Léia, a diretora do lugar. Léia começa a desconfiar de Noel, criando dificuldades para ele e a garotada. Noel e as crianças criam um forte laço de amizade, mas a construção dessa cumplicidade será repleta de obstáculos. Nessa jornada, todos irão redescobrir o verdadeiro significado do Natal.
Ficha técnica
ROTEIRO: Gibran Dipp e Gustavo Spolidoro
DIREÇÃO: Gustavo Spolidoro
PRODUÇÃO: Aletéia Selonk
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Aletéia Selonk, Graziella Ferst, Marlise Aúde e Gina O'Donnell
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Tito Mateo
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Bruno Polidoro
DIREÇÃO DE ARTE: Tiago Retamal
PREPARAÇÃO DE ELENCO: Adriano Bassegio
PRODUÇÃO DE ELENCO NACIONAL: Andrea Imperatore
ELENCO: José Rubens Chachá, Totia Meirelles, Caetano Rostro Gomes, Mariana Lopes, Lívia Borges Meinhardt, Theo Goulart Up, Cecilia Guedes, Polly Marinho, Elisa Volpatto, Daniel De Castro Alves Pinto
Sobre:
Gustavo Spolidoro
Dirigiu e roteirizou 21 curtas e médias e 5 longas, tendo recebido mais de 70 prêmios no Brasil e exterior e participado de festivais como Berlim, Rotterdam e Sundance. Seu primeiro curta, VELINHAS, participou da Mostra Panorama, no Festival de Berlim (1999). Recebeu duas vezes o GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO (considerado o Oscar do cinema nacional), pelos curtas OUTROS (2000) e DE VOLTA AO QUARTO 666 (2010 –que tem como “ator” o diretor alemão Wim Wenders). Seu curta INÍCIO DO FIM (2005) recebeu 16 prêmios e participou de festivais como Rotterdam e Sundance.
É diretor e roteirista do premiado longa, AINDA ORANGOTANGOS (2007). Desde 2015, seus principais trabalhos são pensados para um público jovem e para a família: a série ERNESTO, O EXTERMINADOR DE SERES MONSTRUOSOS, no ar na TV Brasil; a série A VELHA HISTÓRIA DO MEU AMIGO NOVO, na TV Brasil; e a série FORMIGAS, na TVE.
Em 2021, estreou o filme OS DRAGÕES.
Produtora Aletéia Selonk
Aletéia Selonk é produtora e diretora da Okna Produções e está a frente da realização do projeto Uma Carta para Papai Noel. Fundou a Okna em 2006 e tem em seu currículo importantes produções nacionais como os longas “Ponto Zero”, “Mulher do Pai” e a animação “As Aventuras do Avião Vermelho”. Jornalista, pós-graduada em Produção Audiovisual e doutora em Comunicação Social pela PUCRS, com passagem pela Sorbonne, Aletéia atua no setor audiovisual desde 1995. É professora de produção audiovisual na PUCRS, onde foi responsável pela implantação do Tecna, um centro de produção audiovisual no RS. É Presidenta do Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual e integra o + Mulheres Audiovisual.
Okna Produções
Produtora de conteúdo dedicada à realização de projetos para cinema, televisão e plataformas digitais. Especializada na produção e produção executiva, realiza não apenas o gerenciamento de projetos mas de talentos criativos. Em 2022, a empresa completou 16 anos de atuação e comemora a filmagem de dois novos projetos. Em seu catálogo constam mais de 50 obras, sendo 7 longas metragens, 19 médias, 21 curtas e 6 séries de TV. Suas produções foram selecionadas e premiadas em importantes festivais no Brasil e no exterior. São obras que unem características autorais ao potencial de se comunicar com as audiências, trazem uma diversidade de abordagens temáticas dedicadas a diferentes perfis de públicos e foram realizadas a partir de coproduções que valorizam talentos nacionais e internacionais.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Postar um comentário