A cena hip hop brasileira dos anos 1990 é tema deste episódio, onde se discute os laços entre cultura, estética e o mercado da moda de rua. Entre rappers, estilistas, sneakerheads e gente que viveu o desenvolvimento dessa cena, pode-se enxergar um roteiro de fatos, inspirações e adaptações até as apropriações dos movimentos nascidos na rua por marcas de luxo, em uma trajetória que vai da periferia aos palcos e de lá para as passarelas. O diretor Rodrigo Giannetto, e os rappers Xis e KL Jay contam o que os atraía a atenção nos vídeos da MTV e como criavam suas versões de streetwear, com roupas largas, a incursão pelo sportswear e, finalmente, a criação de marcas que traziam o viés da realidade periférica brasileira. Domenica Dias, atriz e estilista, traz a bagagem de conhecimento que a fez criar sua própria grife, a Yebo, para falar da presença feminina no streetwear e a importância de tomar espaços. Já Andrea Dias, sneakerhead, analisa a apropriação de signos da cultura preta pelo mainstream, num apagamento constante.
Agradecimentos: Andrea Mesquita, Domenica Dias, KL Jay, Rodrigo Giannetto e Xis.
Idealização: Christine Caterina
Direção, Roteiro e Produção: Luiz Menezes
Direção de fotografia e captação de imagens: Diego Casanova
Captação de imagens: Gabriel Zambon
Edição e Montagem: Pedro Oldi
Artes, motions, finalização: Fernando Dalvi
Produção executiva: Alice Linhares
Direção executiva: Emmanuel Filho
Realização: Fresh People
Episódio 2: Punk, skate e o nascimento da Cavalera
No episódio sobre a influência do punk e do skate, vemos como a moda de rua se transformou ao longo dos anos. Desde a metade da década de 1980, manifestações que partiram do punk rock e suas ramificações contribuíram para a criação de uma cena streetwear por aqui. Neste capítulo do documentário, conhecemos a forma que frontmen como João Gordo e Clemente encontravam de adaptar roupas cotidianas para compor um estilo punk; vemos como a amizade e conexão de Alberto Hiar, o Turco Loco, e Iggor Cavalera foi determinante na criação de um estilo de streetwear que foi a cara dos anos 1990, através da Cavalera, primeira marca nacional do gênero; e o que foi se ajustando nas peças para contemplar não só a forma de expressão, mas também o conforto do lifestyle.
Participaram deste episódio: João Gordo do Ratos de Porão, o baterista Iggor Cavalera, ex-Sepultura, Clemente, vocalista dos Inocentes, o fotógrafo e skatista Flávio Samelo, Alberto Hiar, dono da Cavalera, o diretor de documentários Raphael Erichsen e Pedro Nicolas, produtor.
Agradecimentos: Alberto Hiar, Clemente Nascimento, Flavio Samelo, Iggor Cavalera, João Gordo, Pedro Nicholas e Raphael Erichsen.
Idealização: Christine Caterina
Direção, Roteiro e Produção: Luiz Menezes
Direção de fotografia e captação de imagens: Diego Casanova
Captação de imagens: Gabriel Zambon
Edição e Montagem: Pedro Oldi
Artes, motions, finalização: Fernando Dalvi
Produção executiva: Alice Linhares
Direção executiva: Emmanuel Filho
Realização: Fresh People
Idealização: Christine Caterina
Direção, Roteiro e Produção: Luiz Menezes
Direção de fotografia e captação de imagens: Diego Casanova
Captação de imagens: Gabriel Zambon
Captação de imagens: Caio Humb
Edição e Montagem: Pedro Oldi
Artes, motions, finalização: Fernando Dalvi
Produção executiva: Alice Linhares
Direção executiva: Emmanuel Filho
Realização: Fresh People
Episódio 4: Os clubbers, a internet e o futuro
União, expressão, pertencimento e moda. A cena clubber é feita desses itens, que são destrinchados nesse episódio de De Rua. A novidade que chegou no Brasil com aberturas econômicas e compreensão de orientações sexuais, quase ao mesmo tempo em que a internet surgia e se popularizava por aqui, conectou uma nova geração de criadores e indicou para as próximas o caminho através de uma nova rua, cada vez mais virtual. De decanas da cena, como Erika Palomino e Camila Yahn, passando pela especialista em tecnologia Olívia Merquior, até o produtor de conteúdo Daniel Kalleb e o jornalista Pedro Diniz, o tecido desta história parte da conectividade mid-90s para lançar um olhar crítico sobre os espaços virtuais, a relação social trazida pela moda e a sustentabilidade.
Agradecimentos: Erika Palomino, Pedro Diniz, Daniel Kalleb, Olivia Merquior e Camila Yahn.
Idealização: Christine Caterina
Direção, Roteiro e Produção: Luiz Menezes
Direção de fotografia e captação de imagens: Diego Casanova
Captação de imagens: Gabriel Zambon
Edição e Montagem: Pedro Oldi
Artes, motions, finalização: Fernando Dalvi
Produção executiva: Alice Linhares
Direção executiva: Emmanuel Filho
Realização: Fresh People
Há mais de 20 anos no mercado, a Press Pass tem em sua essência a relação com a moda e o comportamento jovem. Foi uma das primeiras agências de comunicação a trabalhar com influenciadores ao fundar o espaço de experiência da Adidas. Viabilizou o Clube Melissa, sendo responsável pela vinda da estilista Vivienne Westwood ao Brasil, que lançou sua coleção para a brand brasileira na SPFW, entre outros eventos de grande porte. Conquistando o mercado de comunicação, atualmente a agência fornece os serviços de relações públicas, projetos com creators e influenciadores digitais, collabs, criação de conteúdo, marketing digital, ativações, eventos e produção de moda. A Press Pass atende aos segmentos de moda, gastronomia, hotelaria, institucional, beleza, bebidas e outros setores. Entre seus clientes estão Devassa, Tiger, Minor Hotels, Keune, Crocs, Calvin Klein, Vogue eyewear, Ray Ban.
FRESH PEOPLE
Somos especialistas em comportamento e nos aspectos culturais de comunidades, principalmente as protagonistas de movimentos de subcultura e seus desdobramentos. Empreendemos pesquisas, estudos e aulas. Criamos experiências imersivas e psicodélicas. Nos norteamos pela sustentabilidade, diversidade e transparência no relacionamento. Entendemos a comunicação como ferramenta social e de empoderamento de grupos minorizados e acreditamos na construção de reputação como objetivo final da comunicação.
Fundada em 2021, a Fresh People já produziu dois documentários, uma série de minidocs sobre cultura de rua, realizou trabalhos e parcerias para clientes como ASICS, Oüs e NBA, atuou como apoiadora no lançamento do filme Bob Cuspe Nós Não Gostamos de Gente, do cartunista Angeli, além de produzir conteúdos diários em seu canal no Instagram.
Fonte/Foto-divulgação: Assessoria de Imprensa - Legenda: Xis e KL Jay
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