UMA DAS PRINCIPAIS REPRESENTAÇÕES DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DO NATAL ILUMINADO DE CAMPINA GRANDE É O PAPAI NOEL INTERPRETADO PELO ATOR ALEXANDRE FIALHO

 


Além da beleza e da grandiosidade já conhecidas do Natal Iluminado de Campina Grande, a programação cultural da edição 2022 foi idealizada, pela Prefeitura de Campina Grande, como uma ponte para o processo de inclusão das pessoas com deficiência. Uma das principais representações disto é o Papai Noel, neste ano interpretado pelo ator Alexandre Fialho, que atua no personagem há mais de 20 anos e, desde a amputação da perna esquerda, ocorrida em 2017, é a primeira vez que faz o personagem estando em uma cadeira de rodas.

Mas esse processo de inclusão não se restringe a este artista. Outras linguagens artísticas terão apresentações de pessoas com deficiência, seja na dança, na música e/ou na teatralização, o corpo com características atípicas não será um impedimento e sim mais uma ferramenta de disseminação da arte. O Papai Noel desta edição teve a amputação originada pela diabetes mellitus tipo 2, que com um desequilíbrio resultou em machucados no pé esquerdo, inicialmente nos dedos e, depois, avançou até a altura do joelho.

“É um prazer estar no Natal Iluminado como artista e pessoa com deficiência. Enquanto cadeirante, eu vejo esse momento como um fato muito importante, justamente pela inclusão da pessoa com deficiência num projeto como o Natal Iluminado. Estar como um dos principais personagens dos festejos natalinos de Campina Grande, nos mostra a importância de lutar por nossos direitos e valores. Ocupar este espaço destaca que os artistas com deficiência também podem e devem ocupar estes lugares dentro da arte, que é uma ferramenta de mudança e inclusão”, ressaltou Alexandre Fialho.

Além disso, a programação cultural do Natal Iluminado, que é uma idealização da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), também contará com diversas apresentações culturais ao longo da programação, que será estendida até o 25 de dezembro deste ano. Uma das atrações mais aguardadas é o coral “Raios de Luz”, do Instituto dos Cegos de Campina Grande, que levará à Estação das Luzes (Açude Velho), um vasto repertório da música popular brasileira.

“Nós temos o prazer de participar da programação cultural do Natal Iluminado, onde o Coral Raio de Luz estará reativando suas atividades. Neste momento de artes inclusivas, o Instituto vem fazendo o seu papel, dimensionando suas atividades e participando do macro calendário cultural de Campina Grande, valorizando a cultura inclusiva e estimulando as pessoas com deficiência visual a participarem ativamente da cultura e da arte. A nossa apresentação será um momento festivo onde a arte inclusiva será enaltecida”, comemorou Jhon Queiroz, presidente do Instituto dos Cegos.

Com a utilização da arte como um caminho de inclusão de pessoas com deficiência, não apenas através de personagens importantes do ciclo natalino, mas também por meio da música, dança e teatro, a gestão municipal reafirma seu compromisso com o uso da arte e da cultura como caminhos para a inclusão.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem