KLAUS HEYMANN RECEBE MEDALHA DE COMENDADOR DA ORDEM DO RIO BRANCO

 

Klaus Heymann, fundador e presidente da Naxos Music Group, principal selo de música clássica do mundo, recebeu a medalha de Comendador da Ordem do Rio Branco pelo governo brasileiro por sua contribuição ao patrimônio da música clássica brasileira por meio da premiada série “Música do Brasil”.

Quando eu era jovem, o Brasil era a terra dos meus sonhos e eu planejava morar lá”. A ideia de morar no Brasil não se concretizou, mas o interesse pelo país permaneceu. “A música brasileira tem que ser mais ouvida no mundo. As editoras musicais que controlam as obras dos principais compositores têm que fazer um esforço maior para que a música seja executada. E precisamos de mais músicos brasileiros de nível internacional que possam ajudar a divulgar a música do país”, enfatizou Heymann, que abraçou o projeto desde o primeiro momento.

Para reconhecer a dedicação e os esforços do Sr. Heymann em apresentar e promover a música clássica do Brasil para um público global, o Cônsul Geral do Brasil em Hong Kong e Macau, o Embaixador Manuel Innocencio de Lacerda Santos Jr, conferiu a insígnia da Ordem do Rio Branco ao Sr. Heymann na semana passada. A Ordem do Rio Branco distingue o serviço meritório e as virtudes cívicas, estimulando a prática de atos e feitos dignos de menção honrosa. Notáveis destinatários anteriores incluem Laurindo Almeida, Ryuichi Sakamoto, Toots Thielemans e Ban Ki-moon. O Cônsul Geral Lacerda Santos Jr disse: “Em nome do governo e do povo brasileiro, gostaria de parabenizar o Sr. Heymann por receber o Prêmio Comendador da Ordem do Rio Branco, uma das mais altas distinções que o Brasil pode conceder para um cidadão estrangeiro. Não apenas celebramos suas realizações extraordinárias, mas também expressamos nossa sincera gratidão por suas inestimáveis contribuições para o enriquecimento cultural de nossa sociedade. Este reconhecimento serve como uma prova de seu compromisso inabalável com as artes, seus esforços incansáveis em promover a compreensão cultural e seu profundo apreço pela tradição da música clássica brasileira. Ele é um exemplo de como uma pessoa pode fazer a diferença no mundo por meio de seu trabalho e de seus ideais. Ele é uma inspiração para todos nós que acreditamos no poder da música para unir as pessoas e tornar nosso mundo um lugar melhor.” Em seu discurso no qual recebeu o prêmio, Sr. Heymann disse: “O Brasil é um país de 220 milhões de habitantes e a maioria deles adora a música. É um país amante da música, provavelmente mais do que qualquer outro país do mundo. Espero que este projeto ajude não só a tornar a música do Brasil mais conhecida em outros países, mas também a colocar o Brasil no mapa como uma terra de grande cultura e bagagem musical.

Este ambicioso projeto, Brasil em Concerto, desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, promove a música de compositores brasileiros. A série chega à metade do caminho ao lançar 100 obras orquestrais de compositores brasileiros dos séculos XIX e XX, interpretadas pela Orquestra Sinfônica do Estado de São PauloOrquestra Filarmônica de Minas Gerais e Orquestra Filarmônica de Goiás, além de uma seleção de músicas vocais e de câmara apresentada por artistas brasileiros como a pianista ganhadora do GRAMMY Latino, Sonia Rubinsky. A maioria das obras registradas para a série nunca teve gravações disponíveis fora do Brasil e muitas outras são gravações de estreia mundial. Uma parte importante do projeto é a preparação de novas ou mesmo primeiras edições do repertório a ser gravado, muitos dos quais, apesar da sua relevância, apenas se encontram disponíveis nos manuscritos dos compositores. Este trabalho tem sido realizado pela Academia Brasileira de Música e por musicólogos que trabalham em conjunto com as orquestras.

Sobre

Naxos Records

Lançada em 1987 e oferecendo atualmente mais de 10.000 títulos, a Naxos é a gravadora líder mundial de música clássica há mais de 35 anos. A Naxos trabalha com artistas do mais alto calibre e suas gravações foram reconhecidas por mais de 30 prêmios GRAMMY e inúmeras indicações, bem como prêmios Opus Klassik, Gramophone Editor's Choice, International Classical Music Awards (ICMA) – do qual, em 2023 foi eleita o 'Selo do Ano'. Os audiolivros, aplicativos e serviços de assinatura da gravadora também receberam inúmeros prêmios.

Visite www.naxos.com.

Naxos Music Group

Estabelecido em 1987 como uma gravadora, o nome Naxos é sinônimo não apenas de gravações de música clássica, mas também de uma série de outros produtos e serviços. Hoje, o grupo é uma empresa global que possui, administra e/ou distribui um grande número de gravadoras e selos independentes de música clássica. A empresa foi a primeira a disponibilizar seu catálogo para streaming online em 1996, quatro anos antes de outras plataformas começarem a surgir, sendo pioneira nesse modelo de negócios. Com seu conjunto de plataformas educacional digital, incluindo NaxosMusicLibrary.com, Naxos MusicBox, NaxosVideoLibrary.com e vários outros, o Grupo continua sendo líder e pioneiro na indústria da música clássica.

Para mais informações, por favor, visite www.naxosmusicgroup.com.

Fonte/Foto-divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem