“A TELENOVELA E O FUTURO DA TELEVISÃO BRASILEIRA”, DE ROSANE SVARTMAN, SERÁ LANÇADO NESTA QUARTA-FEIRA EM SÃO PAULO COM A PARTICIPAÇÃO DE WALCYR CARRASCO

 

Será um encontro de dois grandes autores da teledramaturgia nesta quarta-feira (19), na Livraria da Travessa Pinheiros, no lançamento do livro “A telenovela e o futuro da televisão brasileira”, de Rosane Svartman. Em sua rede social a autora declarou sua emoção “Dia 19, em São Paulo, terei o privilégio de conversar com o gigante @WalcyrCarrasco com mediação da incrível Maria Immacolata Vassalo Lopes para um papo no dia do lançamento do livro, pela @cobogo, que escrevi a partir da minha tese de doutorado, sob orientação do @felipemuanis”, escreveu Rosane Svartman.

Em popularidade, as telenovelas são o equivalente, na cultura brasileira, aos blockbusters de Hollywood, aos livros best-sellers mundiais, às músicas ouvidas por milhões ao redor do planeta e aos megashows que lotam estádios. Mas, com a consolidação do streaming e das novas mídias digitais, qual será o futuro da telenovela e da indústria televisiva brasileira como um todo? Em A telenovela e o futuro da televisão brasileira, Rosane Svartman, cineasta, escritora, diretora, produtora, pesquisadora e autora de novelas da TV Globo como Vai na fé (2023), Bom sucesso (2019) e Totalmente demais (2015), avalia que a resposta está na convergência midiática e na participação dos espectadores.

Retomando a história do formato e sua transformação ao longo de mais de meio século, o livro oferece uma imersão no universo dos folhetins televisivos. A autora analisa a estrutura das telenovelas – tanto narrativa quanto de negócios – para entender sua relação com o público e sua consequente modificação a partir da popularização das plataformas de streaming, da diversificação das telas e das demandas e desejos da audiência.

Para Rosane Svartman, a telenovela, enquanto se mantiver como parte da cultura do Brasil, não perderá seu lugar como produto de massa – podendo, dessa forma, ser consumida em qualquer plataforma, mídia ou tela sem perder sua essência e relevância. “O futuro da telenovela está nas mãos do telespectador e o futuro da televisão brasileira está nas mãos da telenovela”, escreve.

A telenovela e o futuro da televisão brasileira é leitura essencial não só para quem estuda e se interessa por cultura e mídia, mas para todos aqueles que desejam se aprofundar nos caminhos da cultura e da sociedade brasileiras.

Sobre a autora

Rosane Svartman é autora, diretora e produtora com doutorado em Comunicação/Cinema na UFF (2019). Assinou novelas indicadas ao Emmy Internacional, como Malhação - Intensa como a vida (2012); Malhação - Sonhos (2015); Totalmente demais (2016), exibida em mais de cem territórios diferentes; e Bom sucesso (2019), indicada ao prêmio Rose D'Or. Em 2023, escreve a novela Vai na fé para a TV Globo. No cinema, dirigiu as comédias Como ser solteiro (1997), Mais uma vez amor (2005) e Desenrola (2010); e os filmes infantis Tainá - A origem (2012) e Pluft, o fantasminha (2022), lançado em 3-D. Sócia da produtora Raccord Produções, é autora de Vicky e a musa, série com lançamento em 2023 pela Globoplay/Gloob. Seus livros incluem Onde os porquês têm resposta (Zahar, 2003), Quando éramos virgens (Casa da Palavra, 2006), Melhores amigas (Zahar, 2006), Desenrola (Agir, 2011) e Telenovelas and Transformation (Routledge, 2021).

Ficha técnica

Autora Rosane Svartman

Idioma Português

Número de páginas 248

ISBN 978-65-5691-101-4

Capa Radiográfico

Formato 14 x 21 cm

Encadernação Brochura

Ano de publicação 2023

Fonte: https://www.cobogo.com.br/produto/a-telenovela-e-o-futuro-da-televisao-brasileira-telenovelas-and-the-future-of-brazilian-television-722?language=pt-BR

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem