Estão abertas as inscrições para o edital da 12ª Mostra 3M de Arte, um dos eventos mais importantes e longevos do cenário artístico nacional contemporâneo. A iniciativa dá oportunidade aos artistas de todas as regiões do País de desenvolverem trabalhos inéditos comissionados. O prazo segue até o dia 24 de agosto e artistas estrangeiros residentes no Brasil há mais de dois anos também podem se inscrever. O conceito do projeto neste ano é Infiltragem (leia mais abaixo) e o site oficial, com todas as informações técnicas, pode ser acessado neste link. O resultado será divulgado dia 4 de setembro.
O lugar escolhido para a exposição dos projetos selecionados é a Linha Verde do Metrô paulistano, no trecho entre a Consolação e a Vila Prudente. Os trabalhos, que ficarão visíveis do dia 28 de outubro a 26 de novembro, quando ocorre a 12a Mostra 3M de Arte, reforçam a importância da ocupação de um espaço público, democratizando o acesso às artes e dialogando com os milhares de passageiros que transitam diariamente pelo local.
Caso o artista queira propor uma obra que necessite de um espaço físico específico, a base técnica para o envio da proposta é a estação Santos Imigrantes.
Para a 3M, que patrocina a Mostra desde a sua primeira edição, levar performances artísticas para o Metrô da maior cidade do País, é experimentar novos campos de ocupação da arte, saindo das galerias, de parques e chegando a um espaço reconhecido como um ambiente de conexão e agilidade. Para Layza Mesquini, Líder de Marca e Comunicação da 3M Brasil, “a Mostra 3M de Arte continua ousando para garantir seu propósito de democratização de acesso e distribuição da arte e da cultura. Ampliar seu campo geográfico para áreas distantes do centro da cidade de São Paulo provoca a criatividade dos artistas envolvidos e do público pego de surpresa em seu cotidiano”.
“A Mostra 3M de Arte ocupará um lugar muito urbano, onde as pessoas estão em ritmo acelerado e isso é um desafio aos artistas que poderão criar obras que causem um grande impacto visual. Queremos que o público participe das ações que serão realizadas na Linha Verde e vejam a arte infiltrando o seu dia a dia”, comenta Fernanda Del Guerra, diretora da Elo 3, idealizadora e realizadora do evento.
Inscrição
Para se inscrever, acesse a bio da Mostra 3M de Arte no Instagram ou entre no site para enviar um projeto inédito e a respectiva realização, portfólio com imagens de trabalhos, cronograma, orçamento detalhado para a produção, montagem e desmontagem da proposta e outros custos necessários. Todos os participantes devem levar em consideração o lugar da Mostra 3M de Arte, a duração da exposição, além do acompanhamento em tempo integral da instalação da obra. Para quem reside fora da cidade de São Paulo, haverá hospedagem e transporte pagos pela empresa Elo 3.
Para participar, o artista precisa apresentar projetos que estejam alinhados ao tema e em consonância com as regras apresentadas no edital. Cada selecionado receberá 5 mil referentes ao cachê de criação e direitos autorais de exibição e 20 mil de verba para produção (incluindo transporte, instalação e desinstalação da obra).
Sobre as três juradas do edital
Paula Alzugaray é crítica de arte, curadora, editora e jornalista especializada em artes visuais. Tem pós- doutorado em História, Crítica e Teoria da Arte pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA USP). É doutora em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP, e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA USP. É diretora de redação da revista seLecT e autora do livro "Regina Vater: Quatro Ecologias" (Oi Futuro/Fase 3, 2013). Entre seus projetos curatoriais incluem-se as exposições “Devir Indígena”, com Denilson Baniwa e Gustavo Gaboco e cocuradoria de Marcio Doctors (Projeto Respiração, Casa Museu Eva Klabin, Rio de Janeiro, set-nov 2022); “A Invenção da Praia” (IED RJ, setembro 2017; e Paço das Artes SP, abril-jun 2014); “Circuitos Cruzados – Centre Pompidou Encontra o MAM”, cocuradoria de Christine Van Assche (MAM SP, jan-mar 2013); "Latin America Uncontained" (LOOP Fair Barcelona, maio 2012); "Video Brésilienne: un AntiPortrait" (Centro Georges Pompidou, Paris, out 2010); “Observatórios” (Itaú Cultural, Belo Horizonte e Vitória, 2009). É autora dos documentários “Tinta Fresca” (2004), prêmio de Melhor Média Metragem na 29ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; "Shoot Yourself" (2012), Prêmio em Poéticas Investigativas, no Cine Move Arte 2012; e “MetaReal – Políticas da Imagem Contemporânea” (2022), em edição.
Natural de Minas Gerais, Aline Ambrósio é arquiteta e curadora afro-indígena. Pós-Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UFMG), graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUC Minas) e graduada em Design de Ambientes (UEMG). É especialista em Produção de Exposições e Sustentabilidade em Cidades, Edificações e Produtos, possuindo ampla experiência em projetos expográficos e curatoriais e em pesquisa em artes visuais. Pesquisadora bolsista pela FAP/DF e pelo Cnpq/UnB, dedica-se à investigação e crítica em arte contemporânea, arte brasileira, arte e tecnologia, expografia e curadoria. Atualmente, é curadora, expógrafa, pesquisadora e produtora cultural, sendo também membro dos grupos de pesquisa LAC (Laboratório de Arte Contemporânea) e da Rede de Pesquisa e Formação em Curadoria de Exposições. Já realizou exposições nacionais e internacionais, físicas e virtuais em museus como CCBB-SP, CCBB-RJ, CCBB-BSB, Museu Oscar Niemeyer (MON), IAC-SP, Rede SESC e Museu Nacional da República, sendo suas exposições mais recentes: Signos de Resistência/Bordas da Memória no Museu Nacional da República, “Brasilidade Pós-Modernismo” no CCBB, “IDEIAS: O Legado de Giorgio Morandi” no CCBB, “Da Vinci Experience” no MON, “Biblioteca Floresta” no SESC-Belenzinho, “vigas-mestras: outras narrativas concretas” no IAC-SP, “Segue em Anexo” e “Arquivo Indisponível” no Museu Nacional da República. Em 2022, participou como curadora e consultora no projeto de Revisão e Atualização do Plano Museológico da Pinacoteca de São Paulo que tem vigência de 2023 a 2028. Também ministra cursos de formação em Curadoria em Artes Visuais para a Secretaria de Cultura do Ceará (Secult).
Larissa Macêdo é curadora, artista, professora, doutoranda e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). É uma das criadoras do projeto que busca evidenciar os impactos da inteligência artificial na produção de artistas racializadas nas redes sociais. Também é professora nos cursos de graduação e pós-graduação de Licenciatura em Artes, Comunicação Social, Design e Moda do Centro Universitário Belas Artes. E realiza palestras, cursos e oficinas com temáticas voltadas às questões relacionadas às diversidades, às redes sociais, à inteligência artificial, às novas estéticas e às práticas curatoriais ativistas e multidisciplinares.
Sobre
3M
A 3M acredita que a Ciência ajuda a criar um mundo melhor para todos. Ao estimular o poder das pessoas, das ideias e da ciência para inovar de forma sustentável, nossos colaboradores em todo o mundo abordam de uma forma única as oportunidades e desafios de nossos clientes, das comunidades e do planeta. No Brasil, onde conta com cerca de 3,3 mil funcionários, a companhia mantém três fábricas localizadas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no Amazonas. Saiba mais sobre nosso trabalho para melhorar vidas e nossa atuação no site.
Elo3
Há 19 anos fazendo produções culturais engajadas na democratização do acesso à arte, a Elo3 alia-se à iniciativa privada para realizar seu propósito e ampliar seu alcance. Sempre com a colaboração de grandes artistas e profissionais e o apoio de empresas que compartilham os mesmos valores, a Elo3 oferece à sociedade projetos questionadores, inovadores e transformadores, como a Mostra 3M de Arte. Conheça mais sobre a Elo3 no nosso perfil no Instagram ou no site.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Postar um comentário