TELECINE CULT EXIBE PROGRAMAÇÃO EM HOMENAGEM AO DIA NACIONAL DO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO

 


Com uma longa tradição na produção de documentários, o Brasil celebra nesta segunda-feira, 7 de agosto, o Dia Nacional do Documentário Brasileiro. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do cineasta Olney São Paulo, um grande nome do cinema nacional que foi preso e torturado durante a Ditadura Civil-Militar no Brasil. Olney é reconhecido principalmente pela direção dos filmes ‘Um Crime na Rua’ (1955), 'O Grito da Terra' (1964) e 'Ciganos do Nordeste' (1976). Para comemorar a data, o Telecine Cult preparou uma programação especial em que exibe quatro obras aclamadas do gênero: 'My Name Is Now, Elza Soares', de Elizabete Martins Campos; ‘Ilha das Flores’, curta-metragem dirigido por Jorge Furtado que foi agraciado com o Urso de Prata no Festival de Berlim, em 1990; 'Cabra Marcado Para Morrer' e 'Edifício Master', ambos de Eduardo Coutinho. 

O primeiro longa, que vai ao ar a partir das 14h35, é ‘My Name Is Now, Elza Soares', de Elizabete Martins Campos, que conta a história da cantora brasileira que se tornou um ícone da MPB e da luta contra a violência doméstica. Em seguida, às 15h55, é a vez de 'Cabra Marcado Para Morrer', documentário de Eduardo Coutinho sobre o líder camponês João Pedro Teixeira, assassinado em 1962 a mando de latifundiários.

Às 18h, é exibido 'Ilha das Flores', aclamado curta-metragem de Jorge Furtado que retrata o contexto social da população que sobrevive da sobra de alimentos despejados no local que dá nome à obra. O filme foi agraciado com um Urso de Prata no Festival de Berlim, em 1990. O programa encerra com 'Edifício Master', documentário de Eduardo Coutinho sobre um antigo e tradicional edifício situado em Copacabana, no Rio de Janeiro. O longa venceu a categoria de melhor documentário no Festival de Gramado, em 2002.

Dia Nacional do Documentário Brasileiro

No Telecine Cult, dia 7, a partir das 14h35.

My Name Is Now, Elza Soares (2018)

No Telecine Cult, dia 7, às 14h35. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay, Prime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: Um filme de Elizabete Martins Campos sobre a cantora Elza Soares, uma lenda que incorpora a essência da ancestralidade brasileira.

Diretora: Elizabete Martins Campos

Elenco: Elza Soares

Documentário | 12 anos | BRA | 73’

Cabra Marcado Para Morrer (1984)

No Telecine Cult, dia 7, às 15h55. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay, Prime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: Em 1962, o líder político João Pedro Teixeira é executado na Paraíba. Sua história é narrada nesse documentário através de seus familiares, camponeses marcados pelo regime militar que sucedeu o assassinato.

Diretor: Eduardo Coutinho

Elenco: Eduardo Coutinho, Ferreira Gullar, Tite De Lemos

Documentário | 12 anos | BRA | 119’

Ilha das Flores (1989)

No Telecine Cult, dia 7, às 18h. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay, Prime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: O curta de Jorge Furtado acompanha o ciclo de vida de um tomate, iniciado na fazenda onde a fruta é plantada e indo até o seu descarte na Ilha das Flores. A obra faz parte da Retomada do Cinema Brasileiro.

Diretor: Jorge Furtado

Elenco: Ciça Reckziegel, Douglas Trainini, Julia Barth, Paulo José

Documentário | 10 anos | BRA | 13’

Edifício Master (2002)

No Telecine Cult, dia 7, às 18h20. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay, Prime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: A trama expõe o cotidiano de moradores do Edifício Master, em Copacabana. Jovens, casais e idosos abrem seus conjugados para o cineasta Eduardo Coutinho. A obra faz parte da Retomada do Cinema Brasileiro.

Diretor: Eduardo Coutinho

Elenco: Fernando José

Documentário | Livre | BRA | 110’

Sobre o Telecine 

Com 30 anos de programação dedicada ao cinema, o Telecine possui o maior catálogo de filmes do país, construído a partir de curadoria altamente especializada. O acervo contempla a pluralidade da indústria e reúne clássicos de grandes estúdios, do mercado independente e nacional; além de franquias de sucesso e lançamentos exclusivos. Ao longo dos anos, o Telecine ampliou a sua capilaridade de distribuição, permitindo que o assinante consuma em um só local o catálogo completo de filmes e acompanhe, em simulcasting, os seis canais lineares: Premium, Touch, Action, Pipoca, Cult e Fun. É assim que a marca especialista em cinema promove experiências para o público ter o ‘Seu Momento Cinema’ como, quando e onde quiser.

Fonte/Foto-divulgação: Assessoria de Imprensa - Legenda: Cena de ‘Cabra Marcado Para Morrer’, de Eduardo Coutinho

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem