“FERNANDA YOUNG – FOGE-ME AO CONTROLE”, DIRIGIDO POR SUSANNA LIRA, FOI SELECIONADO PARA MOSTRA COMPETITIVA DO É TUDO VERDADE – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS/2024

 


"Fernanda Young, Foge-me ao Controle" é uma obra cinematográfica que mergulha no universo íntimo e criativo da renomada escritora, roteirista e apresentadora Fernanda Young. O documentário não se limita a uma narrativa tradicional. Em vez disso, adota uma abordagem não convencional, utilizando colagens disruptivas de arquivo, paisagens visuais e sonoras de momentos íntimos para contar a história de Fernanda Young.

O filme captura não apenas os marcos da sua carreira, mas também os aspectos mais pessoais, revelando a complexidade e autenticidade da artista. A narrativa burla aspectos do gênero documental ao se transformar em um ensaio poético, explorando os fragmentos da vida e obra de Fernanda Young como se fossem versos de um único poema.

O filme é também um convite para refletir sobre a criatividade, a coragem artística e a busca incessante pela perfeição e pela autenticidade. "Fernanda Young, Foge-me ao Controle" convida os espectadores a mergulharem na mente complexa e apaixonada da artista, almejando trazer uma experiência cinematográfica provocadora, assim como ela está eternizada em nossa memória.

SOBRE 

Diretora Susanna Lira

Susanna Lira é cineasta, pós-graduada em Filosofia, Direito Internacional e Direitos Humanos, com especialização em biopolítica criminal. É Mestranda em Psicanálise. Já dirigiu 15 longas metragens e dezenas de curtas e séries. Entre seus filmes de maior destaque estão: Para os que ficam (2023); Nada Sobre Meu Pai (2023); A Mãe De Todas As Lutas (2021), Prazer Em Conhecer (2020), Torre Das Donzelas (2018), Mussum, Um Filme Do Cacildis (2018), Legítima Defesa (2017), Clara Estrela (2017); Intolerância.Doc (2016); Mataram Nossos Filhos (2016); Levante! (2015); Damas Do Samba (2015); Porque Temos Esperança (2014); Uma Visita Para Elizabeth Teixeira (2011); Positivas (2010); Contracena (2009); Câmera, Close! (2005). Seu último curta, Socorro (2022) foi selecionado para a Mostra Competitiva do Festival de Gramado. Ao longo de 20 anos de carreira trabalhou para principais veículos dirigindo séries como: Não Foi Minha Culpa para Star+, Casão, Num Jogo Sem Regras para o Globoplay, Outros Tempos para a HBO, Rotas Do Ódio para a Universal Channel, Nós, Documentaristas para o Canal Curta, Nós, Fashionistas para a fashion TV, Tá Ligado para o Canal Futura, Mulheres De Aço, Em Busca Do Pai, Superbonita E Mulheres Em Luta para o GNT. Possui uma longa e reconhecida carreira como diretora, tendo sido inclusive homenageada em vários países: no Festival de Cine Independente de Mar del Plata 2016 na Argentina, com a mostra "Susanna Lira - Hasta el limite"; no Festival Tenemos que ver no Uruguai em 2018 e no Festival FEMCINE, no Chile em 2019. No Brasil, foi homenageada em 2021 com a Mostra SUSANNA LIRA, organizada pelo Infinitto Festival.

Produtora Modo Operante

A Modo Operante Produções está no mercado audiovisual desde 2004 desenvolvendo filmes, séries e documentários para televisão e cinema. Entre os seus principais clientes estão: TV Globo, Globoplay, Universal Channel, Discovery Channel, BBC, Canal Al Jazeera, Canal GNT, Canal Futura, Canal Curta, Cinebrasil TV, FashionTV, TV Sesc, TV Câmara, Fashion TV, Globo Filmes, Fundação Ford, agência DM9, Ministério da Saúde, Secretaria Especial de políticas para as mulheres, PNUD, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural dos Correios, Caixa Cultural, entre outros.

Sempre movida por temas que respeitam as diferenças sociais, culturais e de gênero, a equipe vem participando de importantes fóruns e seminários de conteúdo, principalmente relacionados a Direitos Humanos, e também está presente nos principais mercados audiovisuais. A Modo Operante acumula mais de 100 prêmios em festivais de cinema do Brasil e exterior, como Festival do Rio, Festival de Brasília, ATLANTIDOC e FEMCINE.

Sócia-diretora, Susanna Lira está sempre à frente dos projetos da produtora. Entre os mais recentes estão os documentários: “Nada Sobre Meu Pai” (2023), “Para os que Ficam” (2023), "A Mãe de Todas as Lutas" (2021) e "Torre das Donzelas" (2018). Além dos filmes, a Modo Operante produziu as novas séries "Pecados Revelados" para o GNT e "Casão - Num Jogo Sem Regras" e "Jessie e Colombo" para o Globoplay.


Sinopse Curta

"Fernanda Young, Foge-me ao Controle" convida os espectadores a mergulharem na mente complexa e apaixonada da artista, almejando trazer uma experiência cinematográfica provocadora, assim como ela está eternizada em nossa memória.

Ficha Técnica

Direção: SUSANNA LIRA

Diretora Assistente: CLARA EYER

Consultoria: EUGÊNIA RIBAS

Argumento: MARCELLA TOVAR e SUSANNA LIRA

Pesquisa: MARCELLA TOVAR

Roteiro: BETO PASSERI e BRUNO PASSERI

Roteiro Final: CLARA EYER e ÍTALO ROCHA

Produzido por: SUSANNA LIRA e TITO GOMES

Narração: MARIA RIBEIRO

Produção Executiva: LÍVIA NUNES

Coordenação de Produção: GABRIELLA FISCHER

Coordenação de Pós-Produção: CLARA EYER

Direção de Produção: JANAÍNA BRASIL

Pesquisa de Conteúdo: CLARA EYER e ÍTALO ROCHA

Pesquisa Acervo Globo: KARINA VASCONCELOS e MICHELL BELIZARIO

Assistência de Pesquisa: PILAR SLA LIRA

Pesquisa de Imagens: REBECCA MOURE

Montagem: ÍTALO ROCHA

Assistência de Montagem: MATEUS TEIXEIRA e RÊ FERREIRA

Produção de Conteúdo de Arquivo e Licenciamento: LETICIA DE SOUZA BARBOSA e GABRIELLA FISCHER

Trilha Original: FLAVIA TYGEL

Laboratório Digital: YELLOW PÓS

Colorista: GLAUCO GUIGON

Finalização: LUCAS MARTINELLI

Desenho de Som: ÍTALO ROCHA

Mixagem: TIAGO PICADO

Motion Design: MOA FAGUNDES e LUCIANA GAMA

Fonte/Imagem-divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem