CASA DAS ROSAS REALIZA EVENTO EM TRIBUTO A FRIDA KAHLO

 


A Casa das Rosas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis, preparou para o mês de maio uma agenda diversa com oficinas e rodas de conversa. Entre os destaques da programação estão um evento em memória dos 70 anos de morte da artista Frida Kahlo, oficina de fotografia e um bate-papo sobre inclusão social. 

No dia 11 de maio, das 16h às 18h, acontece a roda de conversa “Ficção Cidade”, com o editor e tradutor Felipe Damorim; Paula Febbe, escritora, roteirista e psicanalista e a tradutora Isabela Figueira. A atividade reúne jovens autores que abordam diversos lados do espaço urbano em suas obras, utilizando elementos da psicanálise e da narrativa policial.

Já no dia 18 de maio, das 15h às 17h, o público do Museu poderá participar da conversa “A moradia e a inclusão social da população de rua” com os pesquisadores Luis Kohara e Francisco Comaru pela UFABC (Universidade Federal do ABC)O debate pretende apresentar uma das questões sociais mais importantes da cidade de São Paulo atualmente, a partir da pesquisa realizada por Kohara e Comaru, que traz dados e detalhes das vidas das pessoas entrevistadas.

A fim de retomar o legado de Frida Kahlo e lembrar os 70 anos de sua morte, a Casa das Rosas realiza uma atividade em homenagem à artista mexicana em parceria com o Consulado Geral do México. O Tributo a Frida Kahlo ocorre no dia 25 de maio, das 14h às 16h, também em celebração aos 190 anos de relações diplomáticas entre Brasil e México. Neste dia serão diversas as atrações, como o lançamento do livro de poemas Eu sou Frida e não me calo, de Julia Mikita; a fala do cônsul do México Rodrigo Vásquez Ortega; recital bilíngue de poemas (português-espanhol); uma leitura do monólogo “Retrato de uma rosa”; participação online de representante do museu Casa Azul e a instalação "70 rosas, 70 anos de saudades de Frida".

O Museu também realiza de 22 de maio a 12 de junho, às quartas-feiras, das 19h às 21h, a oficina Olhares fotográficos sobre a diversidade de gênero na Av. Paulista, com os fotógrafos Marco Aurelio Olimpio e Adriana Horvath. A formação pretende sensibilizar os participantes acerca do tema da diversidade de gênero por meio das noções de linguagem fotográfica e da captação de imagens na avenida que é um dos principais palcos das manifestações da comunidade LGBTQIAP+.

Atividades do Núcleo de Ação Educativa  

Os educadores do museu Casa das Rosas prepararam para o mês de maio uma agenda diversa e para públicos de diferentes faixas etárias.

No dia 11 de maio, das 14h às 15h30, a oficina infantil Tarde do brincar: mãos na terra, traz referência da exposição “Rock and roll: Bosco Sodi e os objetos de interesse” em cartaz na Casa das Rosas. A atividade oferece às crianças e seus responsáveis uma vivência com técnicas de modelagem e pintura em argila, inspirada nas obras feitas de barro que compõem a mostra.

O Núcleo de Ação Educativa e o Centro de Pesquisa e Referência do Museu prepararam a atividade “A Casa das Rosas e seu acervo", no dia 18 de maio, das 11h às 13h. A visita temática apresentará uma parte do Acervo Haroldo de Campos e integra a 22ª Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), programada entre os dias 13 e 19 de maio com o tema “Museus Educação e Pesquisa”.

Finalizando a programação de maio, no dia 24, das 14h às 16h, o Museu oferece a oficina Carimbos artesanais em borracha, com as artistas visuais Victoria Antonoff e Joe Oliveira. Aqui, os participantes poderão construir carimbos autorais utilizando as mesmas técnicas de gravação de imagens utilizadas na gravura em relevo, porém com materiais comuns como a borracha escolar, que será usada como matriz, e o tirador de cutículas, utilizado como goiva.

Para mais informações sobre esses destaques ou a programação completa, acesse o site da Casa das Rosas

Serviço:

A seguir, atividades realizadas na área externa: jardim e oficina fotográfica no orquidário

Mesa-redonda
FICÇÃO CIDADE
Com Felipe Damorim, Paula Febbe e Isabela Figueira
Sábado, 11 maio, das 16h às 18h
Não há necessidade de inscrição

Mesa-redonda
A MORADIA E A INCLUSÃO SOCIAL DA POPULAÇÃO DE RUA
Com Luis Kohara e Francisco Comaru, ambos pesquisadores pela UFABC
Sábado, 18 de maio, das 15h às 17h
Não há necessidade de inscrição

Lançamento de livro
TRIBUTO A FRIDA KAHLO
Parceria com o Consulado Geral do México e curadoria de Jam Pawlak
Sábado, 25 de maio, das 14h às 16h
Não há necessidade de inscrição

Oficina
OLHARES FOTOGRÁFICOS SOBRE A DIVERSIDADE DE GÊNERO NA AV. PAULISTA
Com Marco Aurelio Olimpio e Adriana Horvath
Quartas-feiras 22 e 29 de maio, 5 e 12 de junho
Haverá um encontro prático no dia 2 de junho (horário a definir)
Inscrição aqui - Prazo: 21/05
Vagas: 30

Núcleo de Ação Educativa:
Oficina infantil
TARDE DO BRINCAR: MÃOS NA TERRA
Sábado, 11 de maio, das 14h às 15h30
Atividade realizada no espaço da mansarda
Inscrição aqui - Prazo: 10/05
Vagas: 30

Visita temática
A CASA DAS ROSAS E SEU ACERVO 
Com Centro de Pesquisa e Referência e Núcleo de Ação Educativa da Casa das Rosas
Sábado, 18 de maio, das 11h às 13h
Inscrição aqui - Prazo: 17/05
Vagas: 30

Oficina
CARIMBOS ARTESANAIS EM BORRACHA
Com Victorya Antonoff e Joe Oliveira
Sexta-feira, 24 de maio, das 14h às 16h
Inscrição aqui - Prazo: 23/05
Vagas: 30

Funcionamento do Museu: terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
Jardim aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h
Programação gratuita
Visitas mediadas: públicos espontâneos podem aproveitar para conhecer o Museu nos dias e horários de funcionamento. Grupos precisam agendar previamente, entrando em contato com o Núcleo de Ação Educativa do Museu - clique aqui.
Visitas guiadas com a duração de 1h30.
Acessibilidade: rampa, pisos podotáteis, banheiros adaptados e recursos de acessibilidade no espaço expositivo.
Endereço: Avenida Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo (SP) Tel.: (11) 3285-6986
Os contatos estão disponíveis no site.

SOBRE

A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas é um dos principais Museus da Cidade de São Paulo e o seu acervo bibliográfico é composto por obras do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, o Museu foi construído em 1935 pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo e possui características clássicas da arquitetura francesa, atraindo assim milhares de visitantes que buscam conhecer a Cultura Brasileira, bem como o próprio espaço.

Sua programação, diversa e plural, é composta por exposições, cursos, palestras, saraus, oficinas, lançamentos de livros, performance, apresentações teatrais, entre outras. O Museu é gerido pela Poiesis, Organização Social de Cultura, em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

A POIESIS

A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Fonte/Foto – divulgação: Assessoria de Imprensa - Legenda: Frida Kahlo - divulgação site “Toda Matéria”

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem