BRLAB DIVULGA PROGRAMAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO DA EDIÇÃO DE 2024

 


BrLab - Laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais está de volta para sua 14ª edição, que ocorrerá de 01 a 07 de outubro de 2024 em São Paulo. O evento apresenta uma extensa programação voltada aos projetos selecionados e ao público em geral, contando com a participação e presença de dezenas de profissionais de destaque da área, tanto brasileiros quanto internacionais.

Ao longo de uma semana, o BrLab promove quatro workshops simultâneos para projetos audiovisuais de diferentes países e em diferentes estágios de desenvolvimento e produção. Além das atividades de formação exclusivas aos projetos e profissionais selecionados através de convocatória pública, o BrLab realiza uma programação aberta e gratuita, Em 2024 a programação aberta do evento promove 6 mesas de debate no Sesc 24 de Maio e no Espaço Augusta de Cinema.

BrPlot seguirá sua proposta inicial de promover uma programação aberta ao público com renomados roteiristas e diretores do Brasil e do exterior. As atividades são centradas na discussão de temas, abordagens e conceitos importantes da roteirização e desenvolvimento de personagens, bem como em fornecer um panorama do mercado de roteiristas no Brasil. A curadoria e realização é assinada por Rafael SampaioAndré Mielnik e Valéria Motta, em parceria com a ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas.

Já o Reach se debruça sobre questões de audiência e formação de público, com foco na reflexão sobre a audiência dos projetos audiovisuais em desenvolvimento, esclarecendo tendências e discussões cruciais do setor audiovisual.

programação é totalmente gratuita e os registros das mesas com interpretação em Libras serão disponibilizados online para todos pelo canal do BrLab no YouTube.

Confira a programação:

ESPAÇO AUGUSTA DE CINEMA

01/10 | Terça-Feira | 19h30 às 22h

Empoderadas: narrativas e trajetórias para uma história do cinema conosco (Abertura do 14º BrLab)

Palestrantes: Ana Julia Travia, Lilian Solá Santiago e Renata Martins

Mediação: Aída Bueno Sarduy

Há uma grande e desconhecida produção de filmes negros, tanto no Brasil quanto em muitos países do continente africano, da América Latina e do Caribe. Existem profissionais cujas obras e trajetórias por muito tempo foram deixadas de lado da história do cinema e dos acervos oficiais de vários países. Há uma obra densa, diversa e paradoxalmente ignorada, o chamado cinema negro, que se refere a homens e mulheres negros que deveriam ser conhecidos e reconhecidos por suas contribuições à cultura audiovisual. No caso do Brasil, iniciativas como a “Cinemateca Negra” comprovam que há uma importante presença e contribuição de profissionais negros em todas as áreas do audiovisual ao longo da história, e publicações como “Empoderadas”, nos levam a refletir e entender como as mulheres negras foram mais ainda injustiçadas e apagadas nesse processo histórico. Esses movimentos de "resgates históricos", muitas vezes anunciados oficialmente como “descobertas" de profissionais e mulheres negras que sempre existiram no cinema brasileiro sem o devido reconhecimento e sem serem registradas e catalogadas pela historiografia, não necessariamente provocam a reparação que é necessária em termos práticos e concretos. Se a história foi e ainda é muito estreita, excludente e racista para se abrir a outras existências e geralmente muito autoritária para admitir suas fragilidades e sua irracionalidade, o que pode ser feito como reparação e o que podemos nos perguntar diante disso, neste momento?

Mesa realizada em parceria com o coletivo +Mulheres.


Ana Julia Travia


Ana Julia Travia dirigiu os curtas Outras, Sample, Entenda o Processo Colonial em 5 Minutos, Cartas de Amor e o videoclipe O que se cala, da Elza Soares. Roteirizou e dirigiu Vozes e Tons, da Sony Music; Elas nas Telas, da Endemol Shine Brasil (disponíveis no YouTube); e a série A História Delas, da Star+. Trabalhou também como diretora assistente em Cidade de Deus - A Luta Não Para, da MAX.


Lilian Solá Santiago


Lilian Solá Santiago é documentarista, produtora e professora de cinema. Cineasta premiada no Brasil e no Exterior, é precursora do cinema negro contemporâneo e pioneira em temáticas decoloniais. Pesquisadora sempre ligada à Universidade de São Paulo (USP), é Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais na ECA - USP, onde integra o Grupo de Pesquisa LabArteMídia.


Renata Martins


Renata Martins é autora e diretora. Criadora do projeto Empoderadas, roteirista da série Pedro e Bianca e da novela Malhação: Viva a Diferença. Também dirigiu e roteirizou os curtas Aquém das Nuvens e Sem Asas; organizou o livro Empoderadas: Narrativas incontidas do audiovisual brasileiro; e é autora da série antológica Histórias (Im)possíveis.


Aída Bueno Sarduy


Doutora em Antropologia Social e Cultural, Aída Bueno é especialista na liderança de mulheres sacerdotisas nas religiões africanas presentes em Cuba e no Brasil. Ela pesquisa a compra e venda de mulheres e crianças escravizadas em Pernambuco nos séculos XVIII e XIX. Entre 1999 e 2022, trabalhou como Professora Global nas universidades NYU, BU e Stanford. Também é cineasta e fundadora da Ibirí Filmes, produtora audiovisual.


SESC 24 DE MAIO


02/10 | Quarta-Feira | 17h às 19h


Roteiro de Reality - um mundo de especificidades.


Palestrantes: Ana Ono, Renata Ferreira e Jéssica Reis


Moderação: Valéria Motta


Reality, muitas vezes, é definido como “not scripted”, mas isto não quer dizer que reality não tenha roteiro. Muito pelo contrário! O trabalho de roteirista de reality é intenso e cheio de especificidades. São muitos formatos – sejam eles adaptados ou originais – e que englobam uma série de profissionais. É produção de conteúdo, pesquisa, assistência de roteiro, roteiro de pós-produção. Reality tem gênero, tema, estratégia, conflito, drama, tensão e humor. Enfim, tudo que um bom roteiro precisa ter!


Ana Ono

Formada em Audiovisual, Ana Ono se especializou em Roteiro para Cinema e TV na Vancouver Film School como bolsista premiada pelo Festival SXSW. Ela transita entre ficção e TV e, como roteirista de reality shows, compôs a mesa de Crush Perfeito e Casamento às Cegas, da Netflix; além de Quilos Mortais Brasil, Shark Tank Creators e o talk-reality Mulheres Asiáticas, entre outros.


Jéssica Reis

Jéssica Reis atua como roteirista há 14 anos. Recebeu o prêmio de Melhor Roteiro de Reality Show do Prêmio Abra de Roteiro (7a edição) pelo projeto Ilhados com A Sogra (Netflix). Já desenvolveu formatos e assinou o roteiro de diversos reality shows, branded contents, programas de variedades e documentários.


Renata Ferreira

Roteirista especializada em formatos de não ficção, atua no segmento de reality show desde 2007. Escreveu os roteiros de pós-produção do reality show Túnel do Amor (Multishow/Globoplay), ganhador do Produ Awards 2022, na categoria Mejor Contenido de Realidad de Convivencia Original Latino, e finalista do Rose d’Or Awards 2022, na categoria Reality and Factual Entertainment.


Valéria Motta

Jornalista, professora, escritora e roteirista. Em 15 anos de Record, foi roteirista de 10 novelas. Escreveu dois seriados: A Secretária do Presidente, de Emilio Boechat; e Confissões de Adolescentes, de Euclydes Marinho e Daniel Filho. Foi curadora do Festival A Jornada da Heroína, parecerista da LPG e finalista do Festival Guiões 2023 na categoria Série Piloto.


03/10 | Quinta-Feira | 16h à 18h

Inteligência Artificial: modos de uso.

Palestrantes: Jotagá Crema e André Mielnik

Moderação: Fernanda de Capua

 

A inteligência artificial está impactando a forma de escrever e trabalhar no audiovisual. É uma ferramenta poderosa e desafiadora que está em constante evolução. É uma revolução criativa, uma mudança de paradigma em relação ao texto – muito maior do que a transição da máquina de escrever para o computador. Através de IA se tem um assistente de escrita, um facilitador capaz de fazer em minutos um trabalho burocrático que o roteirista levaria horas. A IA Generativa, para o roteirista, pode ser um ponto de partida para uma ideia, nunca um ponto de chegada. A capacidade de fabulação é do DNA humano.


Jotagá Crema

Jotagá Crema é roteirista e professor. Cursou Engenharia Mecatrônica na Poli-USP e é graduado em Audiovisual pela ECA-USP. Deixou sua marca no cenário global como um dos criadores, roteiristas e diretores de 3%, a primeira série Original Netflix do Brasil. Foi consultor criativo da startup Inner AI. Dá aulas e faz consultorias para diversos profissionais do mercado audiovisual.

 

André Mielnik

André Mielnik é roteirista, produtor e atual presidente da ABRA. Formado em Comunicação e Cinema, participou do Locarno Match Me 2019 e Berlinale Talents 2020. Produziu filmes premiados, como Los ConductosEsqui e A Vida São Dois Dias.

 

Fernanda de Capua

Fernanda De Capua criou e dirigiu o sitcom Insustentáveis, roteirizou as séries A História Delas e Turma da Mônica – Origens, e os longas A Suspeita e Virtuosas. Foi consultora dos roteiros de Saudade Fez Morada Aqui DentroGabriel e a Montanha, e em mais de 20 projetos nos labs Prodav 04. Dentre suas realizações como produtora, destacam-se os filmes Sonhos de PeixeCasa Grande e Quem Matou Eloá.


03/10 | Quinta-Feira | 18h30 à 20h30

Masterclass de Eliseo Altunaga

Moderação: Thiago Dottori

(Mesa em espanhol com tradução simultânea)

 

Eliseo Altunaga é um dos maiores professores de roteiro, assessor e roteirista de importantes filmes recentes produzidos na América Latina. O mestre cubano, que por muitos anos coordenou a cátedra de roteiro da Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba, foi entrevistado por Júlio César Rojas em um livro sobre roteiro publicado pelo BrLab em 2018. A partir dessa publicação, o roteirista Thiago Dottori conversa com Eliseo Altunaga sobre teoria e prática de roteiro audiovisual, sobre criatividade, exercícios e desafios comumente enfrentados por roteiristas iniciantes e experientes. Uma aula de roteiro através do encontro e diálogo entre gerações.


Eliseo Altunaga

Formado em Letras - Literatura Hispânica, é o decano da Cátedra de Roteiro na EICTV. Entre seus trabalhos, destacam-se La Invención de las Especies, dirigido por Tania Hermida (Equador), vencedor do prêmio “Sloan Science on Screen” em 2024O Conde, dirigido por Pablo Larraín (Chile), vencedor do Leão de Ouro na categoria Melhor Roteiro em 2023; e Una Mujer Fantástica, dirigido por Sebastián Lelio (Chile), premiado com o Urso de Prata de Melhor Roteiro em 2017 e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2018.


Thiago Dottori

Thiago Dottori é roteirista de cinema e televisão há mais de 20 anos. Seu nome está no crédito de filmes como Turma da Mônica: LaçosTurma da Mônica: LiçõesMeteorosVipsTrago Comigo e A Suspeita. E de séries como Pedro e Bianca (TV Cultura, Vencedora do Emmy), Psi (HBO), Segredos de JustiçaPais de Primeira e Os Outros (Globo).


04/10 | Sexta-Feira | 15h à 17h

Sustentabilidade na Indústria Audiovisual

Coordenação e moderação: Ariene Ferreira (Cinema Verde)

Palestrantes: Cris Miotto - UPEX (União de Produtores Executivos), Minom Pinho - APACI (Associação Paulista de Cineastas), Irina Neves - SICAV (Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual)


Neste encontro, promovido pelo BrLab em parceria com a Cinema Verde, profissionais de diversas entidades do mercado audiovisual vão compartilhar suas experiências e visões de como incorporar, de forma prática, ações socioambientais na cadeia de produção, desde a etapa de desenvolvimento dos projetos. É possível adotar novos hábitos, serviços e produtos mais sustentáveis sem perder qualidade na produção audiovisual? Como as associações podem colocar a questão da sustentabilidade em pauta e articular parcerias entre empresas produtoras, fornecedores e governo para fomentar essa transformação no setor? Como engajar os profissionais neste tema tão relevante e urgente para a humanidade? O propósito é não apenas minimizar nossa pegada ambiental, mas também dar continuidade ao movimento para a criação de impactos socioambientais positivos em nossas atividades.


Ariene Ferreira

É fundadora da Cinema Verde, consultoria socioambiental para o setor audiovisual, cuja missão é sensibilizar, inspirar e colaborar para a criação de um modelo mais sustentável nas produções. Desde 2010 atua em projetos de longas-metragens, séries, programas de TV e publicidade. Produtora audiovisual e cultural, Ariene tem mais de 30 anos de experiência no mercado.


Minom Pinho

Minom Pinho tem 20 anos de experiência no audiovisual como produtora, consultora e professora. Sócia da Casa Redonda e idealizadora do FIM Cine e da Navega, produziu filmes como Espaço Além – Marina Abramovic e o Brasil e Meu Querido Supermercado , ambos com grande projeção internacional entre 2019 e 2022. Recentemente, lançou vários filmes premiados com foco em conteúdos ficcionais brasileiros.


Cris Miotto

Sua trajetória é marcada por projetos independentes, com destaque para Comeback e Oeste Outra Vez, de Érico Rassi. Foi produtora executiva de Biônicos (Netflix), O Porão da Rua do Grito (Sabrina Greve), Resplendor (Claudia Nunes / Erico Rassi), da novela Beleza Fatal (HBO) e da série Doçaria Brasileira (CineBrasil TV). Também foi produtora delegada em Só Se For Por Amor (Netflix).


Irina Neves

Produtora de cinema e TV com mais de 20 anos de experiência no mercado audiovisual nacional e internacional, está radicada no Rio de Janeiro desde 1998. Especializada em produção executiva, é membro da diretoria do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual - SICAV, da Academia Brasileira de Cinema e da União Nacional de Produtores Executivos - UPEX.


04/10 | Sexta-Feira | 17h30 à 19h30

Reach 2024: Coprodução, Distribuição e Vendas

Moderação: Lidia Damatto (More than Films)

Palestrantes: Gabor Greiner (Films Boutique), Letícia Friedrich (Vitrine Filmes), Justin Pechberty (Les Valseurs), Thiago Macêdo Correa (Filmes de Plástico)

 

(Mesa com tradução simultânea Inglês - Português)


Nos últimos anos o setor audiovisual tem passado por profundas transformações decorrentes de novos hábitos e janelas de consumo, tecnologias convergentes e pela crise do sistema exibidor tradicional, especialmente após a pandemia. O que vemos também nos últimos anos são empresas de distribuição e vendas internacionais cada vez mais produzindo e co-produzindo os filmes que irão distribuir e vender, e por outro lado, produtoras que começam a distribuir os filmes que produziram. O que pode explicar essa tendências, quais vantagens e desvantagens nesses modelos de negócios? Participam do debate uma agência de vendas internacional (Film Boutique), uma distribuidora brasileira (Vitrine Filmes) e duas produtoras da França (Les Valseurs) e Brasil (Filmes de Plástico) que também possuem braços de distribuição.


Gabor Greiner

Após estudar Gestão Cultural em Viena, Birmingham e Chicago, Gabor Greiner trabalhou como jornalista e crítico de cinema. Depois de passar sete anos no Programa MEDIA do Fundo de Cinema da Comissão Europeia, juntou-se à The Match Factory em 2009 como executivo de aquisições. Desde 2010, ocupa o cargo de COO na empresa franco-alemã Films Boutique.


Justin Pechberty

Justin Pechberty cofundou a Les Valseurs com Damien Megherbi em 2013. Entre seus projetos mais recentes destacam-se a série de TV Samuel, de Emilie Tronche; os longas Heartless, de Nara Normande e Tião (Venice 2023); e o filme The Animal’s Christmas (Annecy 2024). Em 2023, Justin e Damien fundaram o estúdio de animação PULP. Justin é membro do Conselho do Prêmio César e da Academia do Oscar.


Letícia Friedrich

Letícia Friedrich é produtora e distribuidora. Em sua atuação como produtora, produziu o premiado curta Chão de Fábrica, de Nina Kopko e o longa Amor, Plástico e Barulho, de Renata Pinheiro. Como distribuidora coordenou o lançamento de mais de 30 longas, entre eles Sem Coração, de Nara Normante, A Hora da Estrela (4K), de Suzana Amaral e Histórias que o Nosso Cinema (não) Contava, de Fernanda Pessoa.


Lidia Damatto

Estudou Cinema na FAAP, roteiro e entretenimento na UCLA e distribuição na DFFB. Participou dos workshops Locarno Industry Academy e Berlinale Talents. Atuou como gerente de vendas e aquisições na FiGa Films e posteriormente liderou o departamento internacional da O2 Play. Co-fundou a MoreThan Films, agência de vendas internacionais. É manager do programa Locarno Industry Academy no Brasil e atua como consultora para os festivais de Berlin e Rotterdam.


Thiago Macêdo Correia

É produtor da Filmes de Plástico, produtora que criou em 2009 em parceria com André Novais Oliveira, Gabriel Martins e Maurilio Martins. Produziu filmes premiados em festivais como Cannes, com seleções em Locarno, Sundance, Rotterdam e Berlim, além de ter representado o Brasil na campanha para o Oscar 2023 com o filme Marte Um.


Sobre a Locarno Industry Academy:


Criado pelo Festival de Locarno em 2014, o Industry Academy é um programa intensivo de formação cujo objetivo principal é capacitar e apoiar jovens profissionais da indústria audiovisual que trabalham especificamente com circulação e difusão do cinema independente: distribuição online e tradicional, vendas, marketing, exibição, programação, curadoria, entre outros. Ele serve também na construção de pontes para cooperação de profissionais de diferentes mercados na Europa, América do Norte, Iberoamérica, Oriente Médio, entre outras.


Desde sua primeira edição na América Latina realizada no México em 2015, posteriormente se expandindo para Brasil, Chile, Colômbia e Costa Rica, o Industry Academy já recebeu mais de 150 profissionais da indústria de quase todos os países da região. No Brasil, o programa existe há oito anos – cinco deles em associação com o BrLab – graças ao apoio do Programa IbermediaProjeto ParadisoSpcine e Prefeitura de São Paulo, e conta com uma aliança de mídia com a LatAm Cinema.


A 14ª edição do BrLab será realizada graças ao co-patrocínio do Projeto Paradiso, da Spcine e da Secretaria de Cultura Municipal de São Paulo, e do Programa Ibermedia. Tem apoio da Cinemateca BrasileiraSociedade Amigos da CinematecaInstituto CervantesEmbaixada da Espanha no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Vitrine Filmes e do selo Manequim. Conta ainda com a parceria dos programas Industry Academy e Open Doors do Festival de Locarno, do Cinéma en Développement do Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, da PopUp Film Residency, do Torino Film Lab, do EAVE – European Audiovisual Entrepreneurs, e do Bogotá Audiovisual Market. Tem a colaboração institucional da ABRA, da APAN, da API, da BRAVI, do Brazilian Content, do Programa Cinema do Brasil, do SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, do Cinema Verde, do +Mulheres e do SICAV - Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual. Conta com parceria de mídia de LatAm Cinema, Revista de Cinema Imprensa Mahon. Realização: Klaxon Cultura Audiovisual.


Fonte/Imagem-divulgação: Assessoria de Imprensa

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