EXPOSIÇÃO EM FORTALEZA MOSTRA HISTÓRIA DA COTONICULTURA NO BRASIL

 


O público presente no 14º Congresso Brasileiro de Algodão pôde conhecer nessa quarta-feira, 4 de setembro, uma exposição que traça a história da cotonicultura no Brasil. Apresentada pelo Centro de Memória Bunge em parceria com a ORÍGEO, a mostra apresentou documento datado de 1987, que faz parte do álbum de fotografias da Brasital - Fábrica de Fiação e Tecidos de Algodão José Weissohn & Cia, além de imagens do processamento de algodão nos anos 1940, equipamentos de tecelagem e processamento de óleo de algodão dos anos 1940 a 1970 e materiais gráficos históricos, como cartões postais e anúncios da década de 1980.

Realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), o 14º Congresso Brasileiro de Algodão (CBA) é considerado o principal ponto de encontro da cadeia produtiva. “A exposição foi uma oportunidade para conectar passado e futuro, reunindo a cadeia produtiva do algodão em um espaço de troca de conhecimentos, inovações e parcerias. Com uma programação científica de alta qualidade e debates sobre as novas tendências do setor, o Congresso Brasileiro de Algodão reafirma seu papel de vanguarda, assim como o Centro de Memória Bunge, que celebra a história para moldar o futuro”, afirma Viviane Morais, historiadora do Centro de Memória, mantido pela Fundação Bunge.

Com 30 anos de atuação, o Centro de Memória Bunge (CMB) traz preservada e acessível ao grande público a história de mais de 100 anos da Bunge no Brasil, na forma de mais de 1,6 milhão de documentos cartográficos, iconográficos, filmográficos e textuais, entre outros. Pioneiro na preservação da memória empresarial no país, o CMB narra não apenas a trajetória da Bunge, mas também a evolução dos valores, costumes e modos de organização da própria sociedade brasileira.

Sobre a Fundação Bunge

A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua para gerar impactos positivos na sociedade em territórios e setores estratégicos para a Bunge, fomentando a diversidade com promoção dos direitos humanos por meio da inclusão produtiva e do estímulo à economia de baixo carbono, estimulando a ciência e a preservação da memória. A Fundação é o pilar social da Bunge, líder mundial no processamento de sementes oleaginosas e na produção e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais, que tem como propósito conectar agricultores a consumidores para fornecer alimentos, nutrição animal e combustíveis essenciais para o mundo. Valorizamos nossas parcerias com os agricultores para melhorar a produtividade e a eficiência ambiental da agricultura em nossas cadeias de valor e para levar produtos de qualidade de onde eles crescem para onde são consumidos. Ao mesmo tempo, colaboramos com nossos clientes para pensar e criar o futuro dos alimentos, desenvolvendo soluções personalizadas e inovadoras para atender às necessidades e tendências alimentares em evolução em todas as partes do mundo.

Site Fundação Bunge: Link

Fonte/Foto-divulgação: Assessoria de Imprensa-Legenda: Mostra foi organizada pelo Centro de Memória Bunge em parceria com a ORÍGEO

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem