A presença dos povos indígenas nas cidades e os territórios originários ameaçados pela sociedade ocidental permeiam a exposição Invasão Colonial Yvy Opata - A terra vai acabar, de Xadalu Tupã Jekupé, a nova exposição virtual do Museu das Culturas Indígenas (MCI) — instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.
Fotos, pinturas, instalações e vídeos tratam, a partir de uma estética de arte urbana contemporânea, a demarcação, os deslocamentos e a segregação étnica dos indígenas, em especial os Guarani que vivem em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. As obras podem ser conferidas gratuitamente no site da instituição.
Xadalu Tupã Jekupé denuncia como povos originários são engolidos pelo cimento da cidade, que devora terras e vidas. Uma das instalações mostram cercas de arame, que revelam não apenas a violência da invasão, mas a asfixia do espaço, cada vez menor, das terras indígenas. A emergência e necessidade de visibilidade da diáspora afetam a população indígena, expulsa pela expansão da especulação imobiliária e invisibilizada no contexto urbano.
As obras do artista indígena integraram o circuito de exposições inaugurais do Museu das Culturas Indígenas em 2022. Em seus trabalhos, Xadalu usa elementos da serigrafia, pintura, fotografia e objetos para abordar em forma de arte urbana o tensionamento entre a cultura indígena e ocidental nas cidades.
Sobre o MCI
Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.
SERVIÇO
Exposição virtual Invasão Colonial Yvy Opata - A terra vai acabar, de Xadalu Tupã Jekupé
Disponível gratuitamente no site: https:// museudasculturasindigenas.org. br/exposicao-yvy-opata/
Museu das Culturas Indígenas
Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3873-1541
Redes sociais
Instagram (@museudasculturasindigenas)
Facebook (/museudasculturasindigenas)
Twitter (@mcindigenas)
YouTube (@museudasculturasindigenas)
Imagem/Legenda: Invasão Colonial Yvy Opata - A terra vai acabar, de Xadalu Tupã Jekupé. Crédito: acervo MCI - Fonte: Assessoria de Imprensa
Postar um comentário