Made in Italy. Essa expressão, na gastronomia, é sinônimo e garantia, em todo o mundo, da alta qualidade dos produtos italianos usados para preparar refeições saborosas que agradam a todos os paladares.
No ano em que a imigração italiana completa 150 anos, a ICE – Agência para a Promoção no Exterior e a Internacionalização das Empresas Italianas | Departamento para a Promoção de Intercâmbio da Embaixada da Itália – promove um tour gastronômico com 17 empresas do país europeu, responsáveis por trazer os produtos de que tanto brasileiros quanto os 32 milhões de ítalo-descentes gostam tanto.
Esse tour pode começar com snacks salgados, que acompanham bem os aperitivos antes do almoço ou do jantar. A Amica Chips oferece batatas fritas, croutons e chips tipo pellet. Empresa de destaque nesse setor, exporta seus produtos para países da Europa, Ásia, África e Américas, além de ter uma ampla presença no mercado italiano.
Na hora de temperar uma salada com um bom vinagre e condimentos, a escolha recai sobre os produtos da marca Casa Rinaldi que, além de exportar seus produtos para mais de 110 países, tem parcerias com os principais players globais, oferecendo ainda conservas vegetais, queijos frescos ou congelados e embutidos.
Outra empresa italiana que também atua no setor de conservas vegetais é a Mazza Alimentari, criada há 65 anos e que hoje atende clientes em todo o mundo.
Vinagres balsâmicos de Modena IGP e vinagra tradicional DOP são os principais destaques da Monari Federzoni, fundada em 1912 no centro de Modena. A empresa é destaque na fabricação desses produtos, preparados a partir dos mais de 100 hectares de vinhedos.
Quando se fala em molhos de tomate para acompanhar os mais diversos tipos de massa, uma das escolhas são os produtos da Coppola Foods, empresa administrada pela quarta geração da família e cuja origem recomenda ao início do século 20. Em seu portfólio, estão molhos como o San Marzano DOP, concentrado de tomate, pesto, além de feijões, arroz, grãos e antepastos.
O azeite de oliva extravirgem não pode faltar no preparo ou na hora de apreciar a culinária italiana. Esse é exatamente o carro-chefe da Costa D’Oro, que fica nas colinas de Spoleto, e que combina tradição com inovação em produtos de qualidade e autenticidade.
É impossível pensar na gastronomia italiana sem lembrar das massas. Uma das mais tradicionais empresas desse setor é o Grupo Milo, fundado em 1870 produzindo azeite de oliva. Em 1994, ampliou sua atuação e passou a oferecer massa seca tradicional e orgânica e produtos para panificação.
Quem também fabrica massas é a Pasta Ottima, localizada no sul da Itália. Seu principal produto é a massa produzida com 100% sêmola de trigo duro, além de tomates secos, azeites, molhos e os tradicionais biscoitos champagne.
Massas secas também são a especialidade do Pastificio Fratelli De Lucca, que fica na região de Abruzzo, oferecendo ampla variedade de formatos de massas feitas com sêmola de trigo duro orgânica, farinha de espelta, consumidos em diversos países.
Massas, pizzas e bolos não seriam possíveis sem farinhas. Uma das empresas mais tradicionais da Itália nesse setor é a Molino Rossetto, criada em 1760 com a operação de um moinho na região do Vêneto. Hoje, dispõe também de uma das principais indústrias do país europeu para produzir proteína texturizada de ervilhas. Além das farinhas, oferece também copos de macarrão instantâneo e molhos veganos.
Outra empresa dedicada à fabricação de farinhas é a Mulino Caputo que, desde 1924, processa o trigo para preparar uma ampla gama desses produtos destinados a confeitarias, padarias e para massar e pizzas.
Polselli é outra empresa que produz farinhas e sêmolas especiais para pizzas, massas, pães e doces. A empresa foi criada em Arce na primeira metade do século 20 e seus produtos eram 100% artesanais.
Produtos à base de trufas são a especialidade da T&C Tartufi. Sua linha inclui condimentos e molhos trufados, trufas em óleo, em salmoura, fatiadas, moídas, desidratas e congeladas, congeladas.
Na hora de sobremesa, uma boa opção são os doces da Dolceria Alba, líder na produção de congelados como tiramissu, profiteroles, tartufo, panna cotta e merengata, ideais para encerrar uma boa refeição.
Além das sobremesas, um chocolate sempre vai bem. A Novi controla toda a cadeia produtiva da fabricação dessas iguarias, que incluem o cacau do Equador e as avelãs italianas, e oferece ao mercado tabletes de chocolate clássicos, amargo, com avelãs inteiras, além de gianduitti e cremini.
Os tradicionais e irresistíveis panetones são o destaque da Pasticceria Fracaro, empresa familiar e artesanal especializada em confeitaria desde 1932. Ela oferece também colomba pascal, pandoros e croissants nas versões tradicional, orgânicos, veganos e sem glúten.
Nada melhor que um café para encerrar uma boa refeição. A Ultramar Caffee é reconhecida na produção dessa bebida em cápsulas autosseladas que podem ser utilizadas nos principais sistemas do mercado, além de oferece café em grãos e moído.
Todas essas empresas integram o Estande da Itália na Apas Show 2025, que prossegue até 15/maio.
Foto/crédito: Luis Simione
Fonte: Assessoria de Imprensa
Postar um comentário