‘TELEFÉRICO DO AMOR’ (GONDOLA), DE VEIT HELMER, ESTREIA NOS CINEMAS BRASILEIROS DIA 05 DE JUNHO COM DISTRIBUIÇÃO DA PANDORA FILMES

 


Teleférico do Amor tem estreia marcada para 05 de junho nos cinemas brasileiros, com distribuição da Pandora Filmes. Esse é o novo trabalho do diretor alemão Veit Helmer, e integrou a programação do Festival Filmes Incríveis, promovido pelo Belas Artes Grupo. O longa foi rodado nas montanhas da Geórgia e marca o retorno de Helmer ao Cáucaso — região onde também filmou Absurdistan (2008) e The Bra (2018), ambientados no Azerbaijão e na Geórgia.

As filmagens principais tiveram início no verão europeu, com duração de 36 dias. O filme acompanha a história de duas operadoras de teleférico que se encontram durante as viagens entre uma vila nas montanhas e uma cidade no vale. O elenco é formado por Mathilde Irrmann, da França, conhecida pela série Bad Banks, e Nini Soselia, da Geórgia, que atuou em In Bloom (2013) e Chapeuzinho Vermelho (2018).

A equipe técnica é integralmente georgiana, incluindo a diretora de fotografia Goga Devdariani, que trabalhou com Salomé Jashi no documentário Taming The Garden, exibido no Fórum da Berlinale.

A ideia do filme surgiu após uma visita de Helmer ao Festival Internacional de Cinema de Arte de Batumi, em 2019, quando sua parceira georgiana e produtora Tsiako Abesadze o apresentou à região montanhosa próxima ao Mar Negro. O diretor escreveu o roteiro sem diálogos no início de 2023 e viabilizou o financiamento em abril do mesmo ano. Teleférico do Amor é uma coprodução entre a Veit Helmer Filmproduktion (Berlim) e a Natura Film (Tbilisi), com apoio de Eurimages, Medienboard Berlin-Brandenburg, das emissoras públicas SR, WDR e BR, e da plataforma Sky Deutschland. 

Sinopse

Iva começa a trabalhar como atendente num teleférico que liga uma aldeia nas montanhas a uma pequena cidade no vale. O teleférico tem duas gôndolas e, enquanto uma sobe, a outra desce, se encontrando no meio do caminho. A atendente da outra gôndola é Nino, que cruza com Iva nos ares a cada meia hora. Até que, certa noite, as duas se encontram depois do horário de expediente.

Ficha Técnica

Data de estreia: 05 de junho de 2025

País: Georgia

Direção: Veit Helmer

Gênero: Romance/Comédia

Elenco: Nini Soselia E Mathilde Irrmann

Duração: 81 min

Roteiro: Veit Helmer

Produção: Veit Helmer, Tsiako Abesadze E Noshre Chkhaidze

Direção de Arte: Bacho Makharadze

Fotografia: Goga Devdariani

Montagem/Editing: Iordanis Karaisaridis, Moritz Geiser E Nikoloz Gulua


Sobre a Pandora Filmes 


Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 35 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de longas-metragens no Brasil, revelando cineastas outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos dos últimos anos incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional; “The Square: A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro em Cannes; “Parasita”, de Bong Joon Ho, vencedor da Palma de Ouro e do Oscar; o tunisiano “O Homem que Vendeu Sua Pele”, de Kaouther Ben Hania, e “A Felicidade das Pequenas Coisas”, uma grande surpresa do cinema do Butão, ambos indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional; “Apocalypse Now: Final Cut”, a obra-prima de Francis Ford Coppola; “Roda do Destino”, de Ryusuke Hamaguchi, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim; mais os brasileiros “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, e “Uma Família Feliz”, de José Eduardo Belmonte, dois grandes sucessos aclamados pela crítica.


Fonte/Imagem-divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem