FIMS, UMA DAS MAIS IMPORTANTES FEIRAS DO MERCADO DA MÚSICA DO BRASIL, ESTÁ COM EDITAL ABERTO PARA PROFISSIONAIS DO NORTE E DO NORDESTE ATÉ O DIA 30 DE JULHO

 


Com um histórico de mais de nove anos fomentando a música independente no Brasil, abrindo portas, capacitando e conectando profissionais de diferentes regiões do país, da América Latina e, também, do Sul Global, a FIMS - Feira Internacional da Música do Sul, devido ao seu sucesso de resultados em aproximadamente uma década, passa a circular o Brasil com etapas do Drops FIMS, programa da feira internacional que tem o objetivo de ir até cada região do Brasil, a fim de fomentar ainda mais a cena regional e de se aproximar do mercado da música local.

Para isso, estão abertas as inscrições do edital para músicos interessados em participar do Drops FIMS Belém - Etapa Norte/Nordeste, realizado em parceria com a Conferência Internacional ALMA - Amazônia Legal Música & Arte, oportunidade em que os profissionais poderão apresentar seus showcases, apresentando suas canções autorais para um conselho formado por técnicos do mercado, de participar de rodadas de negócios, debates e workshops de capacitação e orientação profissional. A ação faz parte também das comemorações de 20 anos do “Festival Se Rasgum”. No Drops FIMS, os artistas apresentam sua arte, carreira, trajetória, diferenciais e seus objetivos profissionais diretamente para possíveis compradores, ou seja, diretores de festivais, curadores, programadores e outros profissionais do mercado da música. 

A FIMS é um evento feito por artistas para artistas, em que a música, os músicos e os programadores se encontram. Com um crescimento a cada edição, neste ano pudemos colocar em prática o Drops FIMS, que nos aproxima ainda mais de cada região do Brasil, facilitando o acesso aos profissionais regionais da música. Os showcases tem como objetivo incentivar e fomentar a música independente por meio da produção musical, capacitação, promoção e conexões no mercado da música brasileira e do Sul Global, especificamente da região da Amazônia Legal e também do Nordeste”, explica Téo Ruiz, diretor da FIMS - Feira Internacional da Música do Sul.

Participarão do evento dezenas de programadores, diretores de festivais, compradores, curadores e “players” do mercado da música, que atuarão no Drops FIMS Belém - Etapa Norte/Nordeste, como o jornalista e produtor cultural Antonio “Gutie” Gutierrez, criador, diretor e curador do Festival Rec-Beat, que acontece anualmente no Recife, em meio ao Carnaval da cidade, com 27 anos de existência, com edições realizadas em várias cidades do país, sendo criador e diretor também do ANIMAGE (Festival Internacional de Animação de Pernambuco), realizando curadoria e consultoria para eventos musicais nacionais e internacionais e se destacando como membro fundador da ADIMI (Associación para el Desarollo de la Industria de la Musica Iberoamericana) e como Diretor de Ação Internacional da ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes). Além da paraibana Carol Morena, coordenadora geral do Festival Radioca, com larga experiência em produção de festivais, sendo uma das responsáveis pelo que é hoje o maior festival de artes integradas da Paraíba, o Festival Mundo. Produtora há 11 anos, trabalhou em diversos projetos nas áreas de música, cinema e audiovisual, como o programa Mê de Música, festa A Bolha, III Bienal de Artes da Bahia, além de ter sido assessora da coordenação de música da FUNCEB, bem como do Festival Mundo, em João Pessoa.

Como se inscrever para o Drops FIMS Belém - Etapa Norte/Nordeste

Estão abertas as inscrições do edital do Drops FIMS Belém - Etapa Norte/Nordeste para músicos de todas as regiões da Amazônia Legal, dos estados do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima, Acre, Rondônia, e parte do Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, além do dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, tanto das capitais como das cidades do interior dos estados. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 30 de julho, que podem ser feitas por meio do link https://seletivas.serasgum.com.br/. Podem participar do processo todo e qualquer projeto musical autoral (seja artista solo ou banda, de qualquer gênero musical) que seja atuante na região da Amazônia Legal e Nordeste do Brasil. Entre os 10 artistas selecionados para tocar nos showcases ALMA/FIMS, serão destinadas 7 vagas à Amazônia Legal (70%) e 3 ao Nordeste (30%). Além do showcase, os 10 selecionados e 10 suplentes participam de uma Rodada de Negócios e de Networking com profissionais do mercado musical.

Drops FIMS Belém - Etapa Norte/Nordeste ocorrerá em Belém de 3 até 5 de setembro, em meio a programação da Conferência Internacional ALMA - Amazônia Legal Música & Arte, e o Festival Se Rasgum, que acontece dia 6 de setembroÉ importante ler atentamente todo o formulário e preencher todos os campos obrigatórios. Os selecionados para o Drops FIMS Belém - Etapa Norte/Nordeste serão anunciados pelo site oficial da FIMS: www.fims.com.br, assim como pelas redes sociais: instagram | @fimsul.

Drops FIMS em todas as regiões e Conferência Nacional e Internacional da FIMS em Foz do Iguaçu 

Além da região Norte e Nordeste, em Belém, o Drops FIMS também circulará pelas regiões Sudeste, em São Paulo, nos dias 15 e 16 de agosto e Centro-Oeste, em Brasília, de 23 até 28 de setembro. A primeira etapa, no Sul, ocorreu no último mês em Curitiba. Cada região conta com um edital próprio destinado para artistas específicos dos estados correspondentes. Além disso, no final do projeto itinerante, será realizada uma Conferência Nacional e Internacional da FIMS em Foz do Iguaçu, no Paraná, cidade que representa o Mercosul e a união da América Latina, com a participação de músicos inscritos em cada um dos Drops, além de participantes de países da América Latina, da África e outros locais do Sul Global.

Para nós da FIMS, a etapa do Drops em Belém é muito importante, pois a região Norte e Nordeste são os maiores celeiros de grandes artistas do Brasil, com uma riqueza cultural única. Tenho certeza que será uma etapa de grandes resultados, tanto para a FIMS como para os artistas que serão selecionados. No final, alguns dos músicos participantes das regiões Norte e Nordeste serão selecionados para participarem da Conferência Nacional e Internacional da FIMS, em Foz do Iguaçu, no Paraná, cidade que melhor representa a união do Sul Global no Brasil. Essa é a maior herança da FIMS, a de fomentar a música e os artistas do Sul Global que, muitas vezes, são engolidos no espaço dado no mercado para o que vem de cima do meridiano”, finaliza Téo Ruiz, músico e diretor da FIMS - Feira Internacional da Música do Sul.

Drops FIMS Belém - Etapa Norte/Nordeste é apresentado pela Petrobras, com idealização da Whols Produção e realização do Ministério da Cultura - Governo Federal - Brasil União e Reconstrução. Mais informações por meio do site fims.com.br, e pelas redes sociais oficiais, pelo Instagram @fimsul, TikTok @fimsul e Facebook.com/Fims.

Sobre a FIMS - Um dos principais eventos do mercado da música reunindo uma programação composta por rodadas de negócios, workshops, painéis, cursos de capacitação e apresentações de curta duração em que artistas e bandas performam seus trabalhos para um público de profissionais do mercado da música e formadores de opinião, a FIMS - Feira Internacional da Música do Sul segue em sua 9ª edição. Vencedor do Prêmio Profissionais da Música na categoria Feiras e Congressos de Música, em 2023, o evento promove a integração artística dos estados do Sul com o restante do país e da América Latina, construindo conexões entre artistas independentes e descobrindo novos talentos de todo o território. Além disso, a feira também recebeu o Selo IGUAL, do WME, por seu compromisso com a equidade de gênero. Para este ano, a FIMS conta com variadas etapas em diferentes regiões do Brasil. Em 2025, a FIMS dá continuidade ao seu programa Drops FIMS, com etapas em todas as regiões do país, ampliando a proximidade e a fomentação da música regional e local.

Serviço:

Drops FIMS Belém - Etapa Norte/Nordeste

FIMS - Feira Internacional da Música do Sul

Inscrições abertas para artistas do Norte e do Nordeste

Pará, Amazonas, Amapá, Roraima, Acre, Rondônia, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Data: Até o dia 30 de julho


Data do Drops FIMS Belém: 3 até 6 de setembro

Site oficialwww.fims.com.br

Instagram e TikTok@fimsul

Apresentação: Petrobras


Foto/crédito: Lina Sumizono - Legenda: O diretor da FIMS, o músico Téo Ruiz, fala com os selecionados da última edição do Drops FIMS

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem