24ª EDIÇÃO DO FESTIVAL CURTA-SE DIVULGA LISTA DE FILMES SELECIONADOS

 


O Ministério da Cultura e Petrobras apresentam, com o tema “Amor Fati: território do querer”, a 24ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe. O Curta-SE 24 divulga, o resultado da seleção dos filmes que farão parte da programação do maior festival de cinema de Sergipe.

festival será realizado de 3 a 9 de novembro de 2025, em Aracaju (SE). A abertura oficial acontece no dia 3, reunindo realizadores, público e imprensa em um grande evento. Além das mostras competitivas, o Curta-SE 24 contará com uma programação especial, que será divulgada em breve, reunindo mostras temáticas, apresentações artísticas e folclóricas, mesas-redondas, rodas de conversa, debates e lançamentos de livros, reforçando o caráter plural e formativo do festival.

As inscrições ficaram abertas entre 14 de julho e 16 de agosto e alcançaram o recorde de mais de mil filmes inscritos. Este é um quantitativo excepcional na história do festival, especialmente considerando a exigência do edital atual de que os materiais fossem enviados no formato DCP (Digital Cinema Package), padrão de exibição digital em cinemas, garantindo maior qualidade técnica e estética durante as sessões.

Após criteriosa avaliação da comissão de seleção, foram escolhidas 48 produções que irão integrar as mostras competitivas do Curta-SE 24: 20 curtas ibero-americanos, 8 curtas sergipanos, 5 longas-metragens, 4 trailers, 5 vídeos de bolso, 4 videoclipes e 3 webséries. Além da premiação e troféu para os vencedores das diversas categorias, o Festival também oferecerá uma premiação especial para o melhor curta iberoamericano e sergipano através do júri popular.

Segundo a produtora executiva Deyse Rocha, o trabalho da curadoria reforça a pluralidade do festival. “Todas as categorias contaram com três júris. Os filmes passaram por uma comissão avaliadora que analisou os conteúdos aptos a participar do festival. Foram dias intensos, maratonando e selecionando criteriosamente os filmes para chegar a essa lista espetacular. Parabéns a todos os realizadores e envolvidos nos filmes selecionados para mais uma edição especial do Curta-SE”, celebrou.

A diretora do festival, Rosângela Rocha, destacou o papel transformador do evento. “Receber mais de mil inscrições é um marco para o Curta-SE e para o audiovisual iberoamericano. Isso demonstra a potência criativa dos realizadores e a força do cinema como ferramenta de resistência, afeto e reflexão. O Curta-SE é, antes de tudo, um espaço de encontro, diversidade e valorização da arte”, afirmou.

Realizado pela AVBR Produções, o Curta-SE tem como missão ampliar o acesso à produção audiovisual iberoamericana, promover o intercâmbio entre realizadores brasileiros e estrangeiros e estimular a formação de público para o cinema brasileiro. O festival também fomenta a acessibilidade, a economia criativa, a cultura popular e a sustentabilidade.

Confira a lista de filmes selecionados para mostras competitivas do Curta-SE 24:


Mostra Competitiva – Curtas Iberoamericanos


- A Fera do Mangue | Dir. Wara & Sivan Noam Shimon | Fortaleza-CE

- A Nave que Nunca Pousa | Dir. Ellen Morais | Campina Grande-PB

- A Última Valsa | Dir. Fábio Rogério & Jean-Claude Bernardet | São Paulo-SP

- Bijupirá | Dir. Eduardo Boccaletti | Rio de Janeiro-RJ

- Como Nasce um Rio | Dir. Luma Flôres | Salvador-BA

- Deixa | Dir. Mariana Jasper | Rio de Janeiro-RJ

- Entre o Mar e o Sertão | Dir. Elle Moon | Buíque-PE

- Espelho da Memória | Dir. Filipe Travanca & Roberto Simão | São Paulo-SP

- Eu Não Sei se Vou Ter que Falar Tudo de Novo | Dir. Vitória Fallavena & Thassilo Weber | Rio de Janeiro-RJ

- Guarapari Revisitada | Dir. Adriana Jacobsen | Guarapari/Vitória-ES

- Kabuki | Dir. Thiago Amaral Minamisawa | São Paulo-SP

- Más que el Mar (Mais que o Mar) | Dir. Marindia | Montevidéu, Uruguai

- Mounir | Dir. Javier Rúa & Xose Dopazo | Santiago de Compostela, Espanha

- My Ray of Sunshine | Laís Andrade | Brasil/Portugal

- No Início do Mundo | Dir. Camilla Osório de Castro | Fortaleza-CE

- O Que Vi | Dir. Victor Gustavo Abreu | São Paulo-SP

- Os Quatro Exílios de Herbert Daniel | Dir. Daniel Favaretto | São Paulo-SP

- Puzzleak | Dir. Kote Camacho | San Sebastian, Espanha

- Soledá | Dir. Howi Álvarez | Astúrias, Espanha

- Yungay | Dir. Marisa Bedoya | Valência, Espanha


Mostra Competitiva – Curtas Sergipanos


- Aracaju – Uma Viagem no Tempo | Dir. Fabio Jaciuk | Aracaju-SE

- Cancioneiras – Embarcações Poéticas | Dir. Elaine Regina Bomfim Gomes | Aracaju-SE

- Coisa de Preto | Dir. Pâmela Peregrino | Poço Redondo-SE

- Donas da Cultura Popular – Madá | Dir. Jonta Oliveira | São Cristóvão-SE

- O Armário de Gisélia | Dir. Eudaldo Monção | São Cristóvão-SE

- Sergipe Way | Dir. Gessica da Silva Lima | São Cristóvão-SE

- Sobre Plantas, Mãos e Fé | Dir. Danielle Azevedo & Gabriela Alcântara | São Cristóvão-SE

- Sonata Beladona | Dir. Antônio Rafael Gomes Maia | Aracaju-SE


Mostra Competitiva – Longas


- Morte e Vida Madalena | Dir. Guto Parente | Brasil/Ceará

- Papagaios | Dir. Douglas Soares | Brasil/Rio de Janeiro

- Resurrexit | Dir. Daniel Muchiut | Espanha/Argentina

- Um Minuto é Uma Eternidade Para Quem Está Sofrendo | Dir. Fábio Rogério & Wesley Pereira de Castro | Brasil/Sergipe

- Vinchuca | Dir. Luis Zorraquin | Argentina/Brasil


Trailer


- Diz o Nome | Dir. Anne Plein, Lau Graef & Mirela Kruel | Porto Alegre-RS

- Nevrose | Dir. Ana do Carmo | Salvador-BA

- Todo Amor do Mundo | Dir. Caio Victor de Arruda | Paulista-PE

- Tramas | Dir. Júnia Teixeira & Marcus Faria Franco | Araxá-MG


Vídeo de Bolso


- Desperta | Dir. Laura Becker | Porto Alegre-RS

- Encantados | Dir. Jonas Sakamoto | São Luiz-MA

- Entre Linhas e Lutas | Dir. Bruna Souza | Jacareí-SP

- Lampejo Cósmico | Dir. Natali Brasil | Aracaju-SE

- LGBTQ+Cuba | Dir. Alek Lean | São João de Meriti-RJ


Videoclipe


- Amigo, Amigo | Dir. Amandine Goisbault | Paudalho-PE

- Cana Queimada de Desejos | Dir. Ricardo Sékula & Sávio Sabiá | Campina-PE

- Fruto Desse Chão | Dir. Carlon Hardt | Curitiba-PR

- Movido à Água | Dir. Ana Clara Gomes | Goiânia-GO


Websérie


- Gugu Tecelã | Dir. Dannyel Leite | Jacareí-SP

- Privilégios | Dir. Raíssa Venâncio | Rio de Janeiro-RJ

- Trajetórias – Ofícios, Mulheres e Vidas | Dir. Wagner Rodrigo da Silva | Jacareí-SP


Curta-SE 24


Festival conta com patrocínio da Petrobras, Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet); apoio cultural do Cine Walmir Almeida, da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, e do Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa; além de apoio institucional do Ibero Fest e Fórum dos Festivais.


Fonte/Imagem-divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem