A Artistas do Brasil, hub de criatividade e propósito, anuncia o lançamento de sua Coleção 2025, transformando um dos objetos mais presentes no cotidiano dos brasileiros em uma potente plataforma de visibilidade e negócio para a arte nacional. Dez obras inéditas, criadas por artistas de diversas regiões e trajetórias, estamparão 5 milhões de sacolas retornáveis distribuídas nas principais redes de varejo do país. Mais do que um lançamento de produto, a iniciativa reforça um modelo de negócio inovador, que conecta o grande varejo a criadores independentes, fomentando o empreendedorismo criativo em larga escala.
Desde 2016, a Artistas do Brasil atua para tirar a arte das galerias (e das ruas) e inseri-la na vida real. As coleções anuais de ecobags são a porta de entrada para um ecossistema maior, que inclui um marketplace para venda de obras, parcerias com grandes eventos como a Corrida de São Silvestre, e projetos de impacto como a primeira galeria de arte “pedalável” de São Paulo, na Ciclovia do Rio Pinheiros. A plataforma também desenvolve coleções especiais em apoio a causas sociais, como AACD, Make-a-Wish, Amigos do Bem, AUMA e APAE/Várzea Paulista, reforçando o papel transformador da arte na sociedade. A nova coleção é um retrato da diversidade da produção artística contemporânea do Brasil, com estilos que vão da arte urbana à ilustração digital.
A recente decisão do Supremo Tribunal Federal, que considerou inconstitucionais as leis estaduais que obrigavam mercados a fornecer gratuitamente sacolas plásticas aos clientes, reforça ainda mais a importância econômica e ambiental das sacolas retornáveis. Além de divulgar o trabalho dos artistas, cada sacola retornável economiza em média cinco sacolas descartáveis toda vez que é utilizada, contribuindo significativamente para a redução do impacto ambiental provocado pelo plástico.
“Ao transformar as ecobags em plataformas de arte, visibilidade e negócio para os criadores nacionais, a nova coleção da Artistas do Brasil não só estimula o consumo consciente e sustentável, mas também valoriza a economia criativa”, resume Carlos Nauff, fundador da Artistas do Brasil. “A ecobag, que ganha protagonismo no varejo brasileiro com a decisão do STF, proporciona economia a longo prazo, reduz sujeira e resíduos plásticos no meio ambiente e ainda se torna uma vitrine para a diversidade e talento da arte nacional.”
Ecossistema plural
A seleção dos dez artistas da Coleção 2025 reflete o DNA diverso e participativo da plataforma. O processo foi dividido em diferentes frentes para garantir uma curadoria que valoriza tanto o olhar de especialistas quanto a voz da comunidade: o artista e curador convidado Mena selecionou seis criadores; dois artistas foram escolhidos pelo voto popular durante uma batalha de live painting, que uniu arte e música; e a última vaga foi para o artista destaque com a melhor loja dentro do marketplace Artistas do Brasil.
O resultado é uma coletânea de obras que abrangem do grafismo brasileiro à arte urbana, incluindo ilustrações inspiradas na fauna, flora e culturas regionais, além de referências à arte digital e à diversidade sociocultural contemporânea.
Desde sua criação, há quase dez anos, a Artistas do Brasil tem expandido progressivamente sua tiragem. Hoje, a cada edição, estampa 500 mil sacolas por artista, totalizando cinco milhões de unidades distribuídas nacionalmente. Essa iniciativa sustentável reduz o uso do plástico, democratiza o acesso à arte, valoriza o trabalho autoral e estimula hábitos de consumo mais conscientes.
Artista da coleção 2025:
A coleção 2025 contou com a curadoria do artista Mena (@mena.011), que foi responsável por selecionar seis nomes de uma shortlist de 20 criadores pré-definidos pela equipe da Artista do Brasil.
Foram eles: Aleksandro Reis (@aleksandro_reis), Marcos Abdallah (@abdallahmarcos), Lucas Antunes (@lucas.surfart), Leo Dionízio (@leods21), Flávia Borges (@breezespacegirl) e Brenda Bossato(@brendabossato).
Já Felipe Miconi (@micone.art) e Gim Martins (@gim.arts) foram os vencedores do live paiting realizado em maio de 2024 no City Light Music Hall, em Pinheiros. O público participante votou para escolher as melhores obras e performances em meio a 06 artistas.
A artista Tania Azevedo (@taniaarteazevedo), por sua vez, foi escolhida devido à qualidade de sua loja no marketplace.
Múltiplas linguagens; oportunidades para criadores
A diversidade da coleção 2025 se reflete nas múltiplas linguagens artísticas dos selecionados, que vão do muralismo vibrante à arte digital, passando por ilustrações inspiradas em manifestações culturais brasileiras, narrativas sociais, design gráfico e literatura infantil, além da celebração das vivências urbanas e rurais. Cada obra expressa diferentes perspectivas, referências e técnicas, construindo um retrato plural e instigante da criatividade contemporânea nacional.
Além de convidar o público a apoiar, conhecer e compartilhar a arte produzida no país, a coleção "Artistas do Brasil 2025" contribui para o fortalecimento do mercado criativo, ampliando o alcance dos trabalhos dos selecionados.
“A ecobag é o nosso carro-chefe, o primeiro contato de milhões de pessoas com o trabalho de um artista que, de outra forma, talvez nunca conhecessem. Mas ela é a ponta do iceberg”, explica Nauff. “Nosso modelo de negócio usa a capilaridade do varejo para alimentar todo um ecossistema. O artista ganha visibilidade na gôndola e, a partir daí, pode comercializar outras obras em nosso marketplace, ser convidado para projetos com marcas parceiras e construir uma carreira sólida. Estamos usando a escala para impulsionar o empreendedorismo criativo.”
A coleção "Artistas do Brasil 2025" já está disponível nos principais pontos de venda do país. Confira aqui as 10 artes selecionadas.
Sobre a Artistas do Brasil
A Artistas do Brasil é uma plataforma que conecta artistas brasileiros ao público por meio de iniciativas culturais inovadoras. Além da produção de sacolas retornáveis com obras de artistas nacionais, a empresa mantém um marketplace dedicado exclusivamente à arte brasileira, oferecendo um espaço para artistas de todo o país comercializarem suas obras e produtos.
Fonte/Imagem-divulgação: Assessoria de Imprensa
Postar um comentário