As filmagens de Um Rio de Janeiro, novo longa de Angelo Defanti com produção da Sobretudo Produção, seguem em ritmo acelerado entre Copacabana e Bangu, contrapondo, como diz o próprio diretor, dois rostos da cidade: o que está no imaginário de todos e aquele do qual não há uma imagem consolidada no cinema. É entre os dois que se passa a trajetória do protagonista vivido por Digão Ribeiro. O elenco, que ainda conta com nomes como Humberto Carrão, Regina Casé, Drica Moraes, Enrique Diaz e Pedro Ottoni, compõe um retrato múltiplo e afetivo do Rio contemporâneo.
Baseado no romance Vento Sudoeste, de Luiz Alfredo Garcia-Roza, o filme, assinado pela Sobretudo Produção, parte de uma premissa inusitada: um homem procura a polícia para confessar um crime que ainda não aconteceu — mas que ele acredita estar destinado a cometer. “A profecia do personagem também parecia uma profecia sobre o próprio suspense, uma maneira de embaralhar as peças e alcançar um lugar novo”, explica Defanti.
“Garcia-Roza sempre escreveu impregnado pelos modos e pela geografia do Rio, mas se mantinha em Copacabana. No filme, esse território se amplia e agrega Bangu como novo eixo, conectando duas faces da mesma cidade.”
Com quatro semanas de ensaio sob preparação de Nina Kopko, o elenco desenvolveu relações que espelham o naturalismo buscado pelo diretor. “O processo de formar a família do protagonista foi especialmente bonito e afetuoso”, conta Defanti. “Digão, Pedro e Regina criaram uma cumplicidade fora do set, e isso aparece nas cenas. Queríamos um tom de realismo que chocasse com as situações absurdas que o roteiro propõe.”
Modulado entre o drama e o humor, o diretor enxerga no filme um espelho do Brasil: “Gabriel acredita estar preso a uma profecia, e o país inteiro parece viver algo semelhante, como se estivéssemos condenados a repetir os mesmos erros, as mesmas violências”, afirma. “O filme fala desse sentimento de impotência, mas também da vontade de resistir. O humor segue sendo uma das formas mais sofisticadas de inteligência coletiva no Brasil.”
As filmagens começaram 13 de outubro e seguem até 16 de novembro. É o primeiro longa de ficção de Defanti depois do premiado O Clube dos Anjos. “Seria ingênuo achar que um filme conseguiria abraçar uma cidade inteira, com todas as suas contradições e ritmos. ‘Um Rio de Janeiro’ nasce desse reconhecimento — é apenas um Rio entre tantos outros que acontecem todos os dias”, define o diretor.
SINOPSE
Gabriel tenta se entregar à polícia. Há um dado curioso, porém: nenhum crime lhe cabe. Ao menos, ainda. Um vidente previu que mataria alguém em seis meses. Atormentado pelo presságio e sem saber quem, como ou por quê, ele se vê a cinco dias do prazo da profecia.
O DIRETOR
Angelo Defanti nasceu em Niterói e é diretor e roteirista. Dirigiu e escreveu seis curtas-metragens, entre ficção, documentário e animação, exibidos e premiados em festivais nacionais e estrangeiros — a exemplo do recente Eu Sou um Pastor Alemão, exibido na edição de 2025 do Festival de Clermont-Ferrand.
Em 2014, dirigiu o documentário Meia Hora e as Manchetes que Viram Manchete, sobre o tabloide carioca, exibido no Festival do Rio, e, em 2025, o longa documental Verissimo, apresentado no É Tudo Verdade.
Na televisão, dirigiu a série da HBO HQ – Edição Especial, em dez episódios de 60 minutos, e foi roteirista da série de true-crime O Caso Evandro, adaptada do podcast homônimo de Ivan Mizanzuk e indicada ao Emmy Internacional.
Em 2025, estreou na Netflix a série documental Congonhas – Tragédia Anunciada, na qual atuou como criador, diretor dos três episódios e chefe de sala de roteiro. Em sua semana de estreia, a produção alcançou o Top 1 no Brasil e o Top 4 no mundo, sendo assistida por mais de 4 milhões de pessoas.
Em 2022, lançou seu primeiro longa-metragem de ficção, O Clube dos Anjos, adaptação do romance de Luis Fernando Verissimo. O filme é uma coprodução oficial Brasil–Portugal, com a Ukbar Filmes, lançado nos cinemas brasileiros pela Vitrine Filmes e em Portugal pela Zero em Comportamento. Um Rio de Janeiro é seu segundo longa de ficção, uma produção entre a Sobretudo Produção (Brasil) e a Oportuna Films (Uruguai).
O AUTOR
Um Rio de Janeiro é uma adaptação de Vento Sudoeste, romance policial do escritor e psicanalista carioca Luiz Alfredo Garcia-Roza, conhecido por sua série de livros protagonizados pelo delegado Espinosa.
Autor de referência na literatura policial brasileira, Garcia-Roza, falecido em 2020, construiu um universo em que a cidade do Rio de Janeiro funciona como personagem e cenário.
Entre suas obras mais conhecidas estão Achados e Perdidos, Berenice Procura e O Silêncio da Chuva, todas adaptadas para o cinema. Escrito em 1999, Vento Sudoeste foi seu terceiro romance.
ELENCO
Digão Ribeiro
Humberto Carrão
Regina Casé
Drica Moraes
Enrique Diaz
Pedro Ottoni
Márcio Vito
Ingrid Gaigher
Augusto Madeira
Ângelo Antonio
Alan Rocha
Orã Figueiredo
Kelzy Ecard
Bruna Trindade
Roney Vilella
Florencia Santangelo
Alejandro Claveaux
Rejane Faria
Arlindo Lopes
Phellipe Azevedo
Samuel Toledo
André Marinho
FICHA TÉCNICA
Direção: Angelo Defanti
Produção: Bárbara Defanti
Roteiro: Angelo Defanti e Mariana Tesch, adaptado da obra Vento Sudoeste, de Luiz Alfredo Garcia-Roza
Direção de arte: Dina Salem Levy
Direção de fotografia: Vasco Viana
Som: Raul Locatelli
Preparação de elenco: Nina Kopko
Produção: Sobretudo Produção
Coprodução (Uruguai): Oportuna Films
SOBRE A SOBRETUDO PRODUÇÃO
Sediada no Rio de Janeiro, a Sobretudo Produção é uma produtora audiovisual guiada pelos irmãos Angelo e Bárbara Defanti. Ele, diretor e roteirista; ela, produtora e produtora executiva. Juntos, transitam entre o documentário, a ficção e a animação, em formatos que vão do curta ao longa e das telas grandes às séries contemporâneas.
A Sobretudo vem se especializando em adaptações de diferentes matrizes da cultura brasileira para o audiovisual. Foi assim com O Clube dos Anjos (2022), versão cinematográfica do romance de Luis Fernando Verissimo, em coprodução com a Warner Bros. no Brasil e a Ukbar Filmes em Portugal.
Em 2024, marcou presença na competição do Festival É Tudo Verdade e nas salas de cinema com o documentário Verissimo, mergulho afetuoso no universo do autor gaúcho.
Em 2025, lançou Kasa Branca, ficção de estreia de Luciano Vidigal, e a série documental Congonhas – Tragédia Anunciada, um original Netflix que alcançou o Top 1 no Brasil e o Top 4 no mundo em sua semana de estreia.
Fonte/Imagem-divulgação: Assessoria de Imprensa

Postar um comentário