Inspirada nos catálogos e nas propagandas da L’atelier — empresa de móveis fundada por Jorge Zalszupin em 1959 —, a Casa Zalszupin recebe, a partir de 18 de outubro, a exposição homônima L’atelier, sob curadoria de Marina Frúgoli. A mostra conecta arquitetura, arte e design, evocando o espírito livre e bem-humorado de Zalszupin em suas criações. O mobiliário produzido pela L’atelier é apresentado em diálogo com obras de artistas como Amilcar de Castro, Lygia Pape, Luiz Sacilotto e Hércules Barsotti.
Seguindo princípios modernistas, os móveis desenhados por Zalszupin e sua equipe conviviam com obras de arte geométricas e coloridas, conferindo ludicidade e jovialidade às composições. Na mostra, predominam obras ligadas ao construtivismo, de artistas que participaram dos movimentos concreto e neoconcreto.
“Assim como Jorge Zalszupin, que em suas criações se permitia transitar entre o rigor e a liberdade formal, sem se prender estritamente aos preceitos do modernismo, a exposição apresenta obras fundamentadas por princípios construtivistas, mas também trabalhos desses mesmos artistas em momentos que dialogaram com a abstração orgânica, a figuração e o pop”, explica a curadora.
Desde 2021, a Casa Zalszupin abre suas portas como espaço cultural dedicado a fomentar a cultura por meio de exposições, palestras, aulas e pesquisas, além de preservar o acervo e o patrimônio do designer. O imóvel, ícone da arquitetura modernista brasileira, foi residência de Jorge Zalszupin por quase seis décadas, até seu falecimento em 2020.
L’atelier fica em exibição até 22 de novembro de 2025.
Sobre
Casa Zalszupin
A Casa Zalszupin foi concebida por Lissa Carmona para resguardar e difundir o patrimônio do renomado arquiteto modernista e promover novos diálogos entre a arquitetura e grandes nomes da história do design e da arte brasileiros.
Após o falecimento de Zalszupin em 2020, em conjunto com suas filhas, Veronica e Marina, a residência do arquiteto foi transformada em centro de documentação e palco expositivo para o diálogo entre arquitetura, design e arte.
A residência, projetada pelo arquiteto e construída em 1962, foi lar de sua família por mais de seis décadas. Nascido na Polônia em 1922, Jorge Zalszupin foi um visionário que encontrou no Brasil o cenário propício para desenvolver seu talento e deixar um legado duradouro. Sua jornada, repleta de desafios e conquistas, serve de inspiração para as gerações presentes e futuras de arquitetos e designers.
Sob a administração conjunta da ETEL e da Almeida & Dale Galeria de Arte, a Casa Museu já abrigou mais de 10 exposições, recebendo uma variedade de curadores independentes que exploraram sua arquitetura singular e, a partir dela, desenvolveram projetos que abordam recortes curatoriais relevantes e urgentes.
A Casa Zalszupin transcende a definição de museu, é um espaço onde passado e presente convergem, onde os ideais e criações de Jorge Zalszupin continuam a ressoar, inspirando e encantando todos aqueles que têm o prazer de visitá-la.
ETEL
Com mais de 30 anos de trajetória, a ETEL é uma editora e galeria de design de mobiliário brasileiro moderno e contemporâneo, reconhecida internacionalmente como embaixadora do campo. Com sedes em São Paulo e Milão, além de revendedores em mais de dez países, a marca se destaca por sua metodologia pioneira de reedição, voltada à preservação e valorização do patrimônio do design brasileiro. Todas as reedições são licenciadas pelos detentores dos direitos autorais e produzidas com madeiras certificadas, reafirmando o compromisso da ETEL com a sustentabilidade e a autenticidade. Sua atuação se estende ainda à promoção do conhecimento por meio de publicações, exposições, palestras e debates.
Almeida & Dale
Fundada em São Paulo, em 1998, a Almeida & Dale promove o legado de artistas emblemáticos e emergentes, ao impulsionar a produção contemporânea nos cenários nacional e internacional. Com três endereços em São Paulo, a galeria realiza um programa expositivo e editorial de excelência, estabelece parcerias com instituições e coleções de renome e está presente nas principais feiras de arte mundiais, o que a posiciona como uma das mais influentes galerias brasileiras.
Representando mais de 50 artistas e espólios, reúne nomes fundamentais dos modernismos brasileiros, figuras-chave para a formação da arte contemporânea e a sua projeção internacional, além de artistas em plena atuação que continuam a redefinir o horizonte artístico. Em 2025, ao finalizar sua fusão com a prestigiada galeria Millan, estabelecida em 1986, também em São Paulo, a Almeida & Dale abraça um histórico de comprometimento profundo com o experimentalismo artístico, de colaboração estreita com artistas para os posicionar nas principais exposições e instituições do mundo e de impulsionamento internacional de carreiras.
De maneira ativa, a galeria assume o desafio de difundir múltiplas perspectivas e novas aproximações, centrada em ser uma plataforma para os artistas em projetos potentes. Ao unir expertise artística e um olhar estratégico para as dinâmicas globais do setor, a galeria fomenta a expansão e a capilarização da arte latino-americana por meio de uma atuação que segue amplificando e impulsionando o mercado globalmente. A Almeida & Dale é liderada pelos sócios-executivos Antonio Almeida, Carlos Dale, Hena Lee e João Marcelo de Andrade Lima.
SERVIÇO
L’atelier
Curadoria Marina Frúgoli
Com obras de:
Abraham Palatnik
Amilcar de Castro
Franz Weissmann
Genaro de Carvalho
Geraldo de Barros
Hércules Barsotti
Hermelindo Fiaminghi
Ivan Serpa
Jandyra Waters
Judith Lauand
Luiz Sacilotto
Lygia Pape
Maurício Nogueira Lima
Max Bill
Ubi Bava
Wesley Duke Lee
De 18 de outubro a 22 de novembro de 2025
Casa Zalszupin
R. Dr. Antônio Carlos de Assunção, 138, Jardim América, São Paulo, SP
Visitas guiadas acontecem de hora em hora mediante agendamento no site www.casazalszupin.com | E-mail: eventos@casazalszupin.com | Telefone: (11) 3064-1266
Foto/crédito: Acervo Casa Zalszupin - Fonte: Assessoria de Imprensa

Postar um comentário