Cadu Carvalho, violista paraibano, é um dos jovens talentos que estarão no Prelúdio, da TV Cultura, neste domingo (23/11). Aos 22 anos, o instrumentista sobe ao palco da atração e apresenta o primeiro movimento do Concerto para Viola e Orquestra, de Cecil Forsyth. O programa vai ao ar a partir das 12h, na Cultura e no app Cultura Play.
O jovem conta com experiência em orquestras sinfônicas, festivais de música e projetos acadêmicos de destaque. Já participou de importantes eventos como o Festival Sesc Paraíba de Música (2024), X Gramado in Concert, Festival Internacional de Música Clássica, 54º Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival de Ópera de Pernambuco (2022 e 2023) e o Festival Internacional de Câmara da UFPB (2022 e 2024). Atualmente, cursa bacharelado em viola pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob orientação do Prof. Ulisses Silva.
Desde 2020, integra a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e, desde 2023, a Orquestra Sinfônica da Paraíba. Já foi regido por maestros como João Carlos Martins, Júlio Medaglia, Maximiano Valdés, Cláudio Cruz, Luís Otávio Santos, entre outros.
Nesta terceira eliminatória, ele concorre com a violinista venezuelana Paola Rojas, a trompista gaúcha Victoria Azzolini e a soprano campineira Marília Carvalho. Os candidatos serão avaliados por um júri especializado formado pelas sopranos Gabriella Pace e Edna D’Oliveira, o oboísta Joel Gisiger e o violista Marcelo Jaffé.
Apenas quatro jovens estarão na grande final em dezembro. O vencedor da competição musical será premiado com uma bolsa de estudos na prestigiada Academia de Música Franz Listz, na Hungria.
Esta temporada celebra os 20 anos do concurso de música clássica da emissora, o Prelúdio, que tem a apresentação do maestro Júlio Medaglia e de Roberta Martinelli.
“Realização: TV Cultura, Lei Rouanet, de Incentivo a Projetos Culturais, Ministério da Cultura e Governo Federal."
Foto Nadja Kouchi/ Acervo TV Cultura
Fonte: Assessoria de Imprensa

Postar um comentário