Inspirado no livro “Quarto de despejo” de Carolina Maria de Jesus e no clássico de Joseph Conrad “Heart of Darkness” (em português “Coração das Trevas”) – que serviu como inspiração para o filme Apocalypse Now – e também no que chama de “regime da loucura oficial” que vitimiza o mundo na atualidade, o autor e diretor Gerald Thomas constrói em “SABIUS, Os Moleques” uma dramaturgia autoral que faz reverberar sua visão atenta e crítica para o mundo atual. O elenco da Cia. de Ópera Seca é composto por Apollo Faria, Fabiana Gugli – integrante desde a formação original, em 1999 –, Jefferson Schroeder, Nilson Muniz e Pedro Inoue. A estreia nacional de “SABIUS, Os Moleques” será em 26 de novembro de 2025, no Teatro Raul Cortez - Sesc 14 Bis.
“Vamos dizer que esse quarto de despejo da Carolina Maria de Jesus estivesse montado no barco onde Joseph Conrad está subindo o Rio Congo, assistindo impotente as atrocidades que aconteciam diante dele, sem saber como reagir às desgraças do mundo.” – Gerald Thomas
Na trama, um planeta Terra que sucumbiu à humanidade comete suicídio e cai de sua órbita em uma cratera de outro mundo. Ali, cinco sábios, historicamente de eras distintas (caracterizados pelos seus respectivos períodos históricos), depõem a respeito dos momentos que antecederam ao “acidente” sofrido pela Terra e discutem entre si. Eventualmente são interrompidos por fragmentos de algumas coisas preciosas concebidas pela humanidade – música, pintura, literatura etc. –, relíquias despedaçadas que sobraram de todos os tempos condensados, perdidas no espaço, mas que ficam se repetindo em looping durante suas discussões.
“Não é nada como o Terceiro Reich. É muito pior... SABIUS é o pós de tudo isso; é o encontro do que sobrou.” – Gerald Thomas
Assim, o novo espetáculo de Thomas parte de seu olhar atento e crítico para o presente, tendo como background o passado horrendo de guerras, holocausto, da humanidade desde sempre promovendo um morticínio a si própria, do lucro como regra, das religiões uma contra as outras, da limpeza étnica, da supremacia branca hétero masculina e tantas outras crueldades.
“O que terá importância, durabilidade, memória, hoje em dia? Um buraco negro... Sábios sobram, sábios sobram...” – Gerald Thomas
Ficha técnica
Texto e direção: Gerald Thomas
Elenco: Apollo Faria, Fabiana Gugli, Jefferson Schroeder, Nilson Muniz e Pedro Inoue
Direção de produção: Dora Leão
Desenho de luz: Wagner Pinto
Cenografia e direção técnica: Fernando Passetti
Figurinos: João Pimenta
Visagismo: Leila Turgante
Adereços: Victor Akkas
Trilha sonora: Gerald Thomas e Marcelo Alonso Neves
Músicas: Tom Zé
Artista visual – Pintura símbolo do espetáculo: Rinaldo Escudeiro
Assistência de direção: David Spilleir e Robson Catalunha
Assistentes de produção: Ricardo Henrique e Samuel Kobayashi
Assistente de iluminação: Gabriel Greghi
Assistentes de cenografia: Guilherme Françoso e Naara Bartz
Técnico de palco: Rafael Gamboa
Operador de luz: Julio Greghi
Operador de som: Dante Dantas
Maquinistas: Alex Pinheiro, Jacinto e Victor Pinheiro
Cenotécnicos: Dalton Nunes, Denis Nascimento, Vando Balduino, Neide Cecilia,
Rafael Dias e Zé DaHora
Microfonista e Designer de Microfones: Anna Vis, Julia Mauro (JUMA) e Mana Maia
Contrarregra: Demi Araújo
Camareira: Sonia Maria Caetano
Copeira: Kelen Nepomuceno
Assessoria de imprensa: Ney Motta
Fotos de divulgação: Roberto Setton
Foto pintura: Samuel Kobayashi
Produção e administração: PLATÔproduções
Realização: Sesc SP
Serviço
Estreia em 26 de novembro, quarta-feira, às 20h
Temporada: 26/11 a 21/12. Quintas, sextas e sábados às 20h00 e domingos às 18h.
Sessões extras de 5 a 19/12, sextas-feiras, às 15h00.
Sesc 14 Bis – Teatro Raul Cortez
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 2º andar – Bela Vista, São Paulo
Próximo ao Metrô Trianon-Masp (Linha 2 - Verde)
Telefone: (11) 3016-7700
Ingressos: R$ 70,00 (inteira), R$35,00 (meia entrada) e R$ 21,00 (credencial)
Acessibilidade: Audiodescrição nos dias 06/12, às 20h e 07/12, às 18h, e Libras nos dias 04 a 06/12 às 20h e 07/12, às 18h.
Classificação: 16 anos
Duração: 90 minutos
Foto/crédito:Roberto Setton - Fonte: Assessoria de Imprensa
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