CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – CCBB RIO RECEBE NO DIA 8 DE ABRIL UM SEMINÁRIO PARA A DISCUSSÃO DA MOSTRA ENTRE NÓS – A FIGURA HUMANA NO ACERVO DO MASP

O Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Rio recebe, no dia 8 de abril, um seminário para a discussão da mostra ENTRE NÓS – A figura humana no acervo do MASP, que segue em cartaz no espaço até 10 de abril. Inaugurada em fevereiro, a mostra apresenta ao público carioca mais de 100 obras do Museu de Arte de São Paulo (MASP), que é tido como maior acervo de arte da América Latina.

O encontro, que tem o apoio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, reunirá nomes importantes da pesquisa e da curadoria de arte e terá mediação de Luciano Migliaccio, curador da mostra. Cada especialista comentará e debaterá junto ao público uma das obras que compõe a exposição, entre as quais Ressurreição de Cristo, de Rafael; e Virgem com o menino Jesus, de Maestro Di San Martino Alla Palma. O encontro será aberto ao público e a participação é gratuita. Os ingressos serão distribuídos com 1 hora de antecedência.

Os especialistas são: Ana Maria Tavares Cavalcanti, professora de História da Arte na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Roberto Conduru, historiador da arte, curador e professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);Fernanda Lopes, curadora assistente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ); Maria Berbara, professora do departamento de História e Teoria da Arte da UERJ; Alexandre Ragazzi, professor do Departamento de Teoria e História da Arte da UERJ; Maria Beatriz de Mello e Souza, professora do Instituto de História da UFRJ; e Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira, professora titular da Escola de Belas Artes da UFRJ.

A exposição itinerante ENTRE NÓS – A figura humana no acervo do MASP tem o patrocínio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE. Depois de deixar a capital fluminense, a mostra seguirá para o CCBB Belo Horizonte e depois para o CCBB Brasília.

SOBRE

PROGRAMAÇÃO:

Horário: das 10:30h às 12:30h

Ana Maria Tavares Cavalcanti comenta Interior com menina que lê, 1876-86, obra de Henrique Bernardelli.

Biografia: Professora de História da arte na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando no Bacharelado em História da Arte e na Pós-Graduação em Artes Visuais, orientando pesquisas de Mestrado e Doutorado. Atualmente é Coordenadora do Museu D. João VI da EBA-UFRJ.

Roberto Conduru, comenta Candombe, circa 1930, obra de Pedro Figari

Bio: Historiador da arte, curador e professor na UERJ, foi também professor visitante na Southern Methodist University em 2014 e pesquisador visitante no Getty Research Institute em 2012.

Horário: das 14h às 16h

Fernanda Lopes comenta Beach Triptych n. 5, 1980, de Alair Gomes

Bio: Curadora assistente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Maria Berbara comenta São Sebastião na coluna, 1500-10, de Pietro Perugino e ateliê

Bio: Mestre em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em História da Arte pela Universidade de Hamburgo (Alemanha). Leciona junto ao departamento de História e Teoria da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Horário: das 16h30 às 18h30

Alexandre Ragazzi comenta Ressurreição de Cristo, 1499-1502, de Rafael

Bio: Mestre e doutor em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Atualmente é professor do Departamento de Teoria e História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Maria Beatriz de Mello e Souza comenta Virgem com o menino Jesus, 1310-20, de Maestro Di San Martino Alla Palma

Bio: Doutora em História da Arte pela Université de Paris Panthéon-Sorbonne (1996) e Bacharel em História da Arte por Bates College, Estados Unidos (1985). Desde 1998 leciona no Instituto de História da UFRJ.

Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira comenta Sant'Ana e a Virgem criança, século 18, de autor desconhecido

Bio: Doutora pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica), com pós-doutorado no Courtauld Institute em Londres. É Professora Titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

SERVIÇO

Seminário ENTRE NÓS – A figura humana no acervo do MASP

Data: 8 de abril

Local: Auditório do Centro Cultural do Banco do Brasil | CCBB Rio de Janeiro | 4º andar

Horário do seminário: das 10h30 às 18h30

Visita à exposição: até 10 de abril, das 9h às 21h

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66

Telefone: +55 21 3808-2020

Entrada gratuita, com distribuição de ingressos com 1 hora de antecedência ao evento

Foto-Imagem: Legenda - Pietro Perugino e ateliê | São Sebastiao na coluna (1500-1510) | Óleo sobre tela | 177x120cm

Fonte: Fernanda Reis - A4&Holofote

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem