domingo, 15 de outubro de 2017

FESTIVAL DE GASTRONOMIA ORGÂNICA – DA TERRA AO PRATO – UM DOS MAIS IMPORTANTES SOBRE GASTRONOMIA LIMPA DA AMÉRICA LATINA ACONTECE NOS DIAS 20, 21 e 22 DE OUTUBRO NO PARQUE DA ÁGUA BRANCA (SP)

Em seu oitavo ano o Festival de Gastronomia Orgânica - Da Terra ao Prato, um dos mais importantes da América Latina sobre gastronomia limpa na América Latina, acontece nos dias 20, 21 e 22 de outubro no Parque da Água Branca, com entrada gratuita.

Nesta edição, o festival presta homenagem à força das mulheres na agricultura, a todas as mulheres que recuperam e conservam os recursos naturais através do aprimoramento e ampliação da prática agroflorestal junto à agricultura familiar, camponesa e às comunidades.

O Festival promove Rodas de Conversa sobre temas fundamentais na Agroecologia como: As questões de gênero/ Relação entre mulheres e as práticas agroecológicas no Brasil, no dia 20/10, sexta, das 14h às 17h; Os desafios da transição agroecológica, no dia 21/10, das 14h às 17h, e Agricultura e Medicina, sobre o projeto que transforma plantas em remédios para ser distribuídos de graça por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em Itapeva (SP), realizado pela Cooperativa das Plantas Medicinas (Cooplantas) no dia 22/10, domingo, das 11h às 13h.

Ainda na programação, o Território da Criança, com aulas práticas para crianças, rodas de conversa para a família, educadores, cozinheiros, nutricionistas e interessados no tema, criando diálogos sobre merenda escolar e educação alimentar infantil. Também neste espaço, o show infantil com apresentação musical baseada nas canções do CD “Brasileirinhos – Música Para os Bichos do Brasil”, com os músicos Paulo Bira (violão e voz), Manoel Trindade (percussão e voz) e Simone Julian (saxes, flautas e vozes).

Na Cozinha Evolutiva, os chefs convidados compartilham suas experiências com o público, apresentando receitas com ingredientes que vão da terra ao prato. Além da participação dos chefs, o festival convida o casal Joop Schoenmaker e Tini Schoenmaker, do sítio A Boa Terra, para falar sobre a transição do convencional para orgânicos e a beleza dos alimentos no dia 21/10, sábado, às 10h.

O público poderá desfrutar de atividades terapêuticas como massagem, aulas de yoga, além de palestras e rodas de conversa sobre temas relacionados à saúde e ao bem estar no Espaço Bem Estar, que tem apoio do Núcleo de Yoga Shivalaya e Shri Vivek Yoga Brasil.

Já na Feira gastronômica, o público encontrará diversas opções a preços populares como baião de dois com farofa de banana da terra e chips de batata doce e brownie de chocolate do restaurante Maha Mantra, yaksoba vegetariano com shitake e banana caramelizada da Oficina D’Orgânica, burritos e cevice de palmito do Lanche&co, buraco quente agroecológico do Rodolfo Master, poke de cogumelos e pancs do Ssimplesmente, e muito mais. Além de uma feira de produtos orgânicos vindos de todo o país.

Entre os chefs confirmados para esta edição, estão nomes como Bel Coelho do Clandestino, que dará uma aula na Cozinha Evolutiva, Ana Tomazzoni do Slow Food, Ligia Karazawa do Eataly São Paulo, Edson Leite do Gastronomia Periférica, Guilherme Ranieri do Guia PANCs, Andre Cantu do Broto de Primavera, entre outros. A chef Conceição Trucom, do Doce Limão, lançará no dia 22/10, às 12h, seu livro “Cadê o Leite que estava Aqui?”

SOBRE

O FESTIVAL DE GASTRONOMIA ORGÂNICA

Idealizado pela chef Leila D. em 2010, o Festival de Gastronomia Orgânica - Da Terra ao Prato, é um dos principais eventos sobre alimentação limpa na América Latina. O Festival tem o propósito fomentar, divulgar e promover através da gastronomia toda a cadeia orgânica sustentável, conectando produtores, chefs e público, pois acredita que esse é um movimento transformador da realidade social.

O Festival oferece uma ampla programação gratuita na Cozinha Evolutiva, Território da Criança e Espaço Bem Estar, com oficinas em que chefs compartilham suas técnicas de preparo e experiências com alimentos orgânicos. Na Feira de Produtos barracas com produtos orgânicos, e a Feira Gastronômica traz chefs renomados que participam do desafio criando um prato somente com ingredientes orgânicos do Universo Vegetal (Plant Based).

O Festival já discutiu temas como ecogastronomia, aproveitamento total dos alimentos e as relações entre alimentação e o impacto ambiental, além de trazer ingredientes brasileiros e naturais pouco conhecidos do público, como as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). Todos os produtos expostos no evento apresentam a Certificação de Orgânicos ou têm o certificado de transição creditado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

SERVIÇO:

Festival de Gastronomia Orgânica - Da Terra ao Prato

20, 21 e 22 de outubro

Parque da Água Branca - Avenida Francisco Matarazzo, 455 (SP)

Das 9h às 18h

Entrada Gratuita

Programação completa no site oficial:

www.festgastronomiaorganica.com.br/

www.facebook.com/festgastronomiaorganica

FOTOS (crédito: Rodolfo Goud)

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário