5 MANEIRAS DE DETECTAR UM PERFIL FALSO NAS REDES SOCIAIS


O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude mostra que, no Brasil, a cada 16,5 segundos alguém é vítima de tentativa de fraude das mais diversas. Um dos ambientes mais perigosos atualmente são as redes sociais, onde cibercriminosos e fraudadores aproveitam oportunidades e vulnerabilidades para enganar os usuários. A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, dá algumas dicas para evitar ser vítima de fraudadores que se passam por outras pessoas nas redes sociais.

“Muitos fraudadores aproveitam para contatar usuários desprevenidos e enganá-los com promessas amizade ou de encontrar um par amoroso nas redes sociais por meio da utilização de técnicas de Engenharia Social. Isso ocorre porque os cibercriminosos buscam enganar os usuários em momentos que estão vulneráveis, como quando buscam proximidade com outras pessoas”, explica Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET no Brasil.

O Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina ressalta 5 maneiras de detectar um perfil falso:

• Número de fotos: verificar se o perfil do usuário na rede social tem um número de imagens baixo ou nenhuma imagem. Também pode ser útil prestar atenção no estilo das fotos publicadas.

• Conteúdo dessas fotos: notar se entre as imagens que a pessoa inseriu na rede há fotos dela ou não. Suspeite se houver apenas objetos, lugares, ilustrações, etc.

• Geração de conteúdo: desconfie se o usuário não gerar seu próprio conteúdo e uma grande parte de sua timeline for composta apenas por publicações e notícias compartilhadas por outros usuários.

• Foto do perfil: se o suposto usuário não aparecer na foto que o identifique e preferir usar animais de estimação, artistas, desenhos, etc., suspeite.

• Contatos: fique atento ao usuário que tiver um número muito baixo de seguidores ou, pelo contrário, muito alto, ou se seus contatos incluírem apenas pessoas do sexo oposto.

Para mais informações, acesse o We Live Security, portal de notícias de segurança informática da ESET: https://www.welivesecurity.com/br/

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a usar tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e aos consumidores em todo o mundo um equilíbrio perfeito de desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e tem escritórios em Bratislava, São Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite http://www.eset.com.br/ ou nos siga no LinkedIn, Facebooke Twitter.

Desde 2004, a ESET opera na América Latina, onde conta com uma equipe de profissionais capacitados a responder às demandas do mercado local de forma rápida e eficiente, a partir de um Laboratório de Pesquisa focado na investigação e descoberta proativa de várias ameaças virtuais.

Copyright © 1992–2017 ESET. Todos os direitos reservados. ESET e NOD32 são marcas registradas da ESET. Outros nomes são marca registrada de suas respectivas empresas.

Fonte/Imagem-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem