LIVRO DISCUTE A VIOLÊNCIA E APONTA CAMINHOS PARA O EXERCÍCIO DA PAZ NO MUNDO




Diariamente, pessoas são assassinadas, roubadas, discriminadas, agredidas e maltratadas, seja por questões religiosas, sexuais, raciais etc. No Brasil, os casos de intolerância são recorrentes e cada vez mais há uma mobilização da opinião pública em relação aos acontecimentos frutos de desrespeito. Pensando nisso, a Editora Moderna lançou em 2017 o título "Violência x tolerância: como semear a paz no mundo", que propõe uma reflexão sobre essas questões e aponta caminhos para um mundo pacífico.

A obra da jornalista Caia Amoroso, traz para o universo escolar a discussão e a análise desses fatos de forma didática, ilustrativa e repleta de exemplos e informações atuais. Dentre as questões abordadas pela autora estão: o abismo entre as classes sociais no Brasil, intolerância religiosa, maioridade penal, mercado de armas no país, bullying, criminalização do racismo, feminismo, empoderamento, identidade de gênero, transexualidade, uniãohomoafetiva, refugiados no século XXI, entre outros.

Para cada assunto mencionado, a escritora apresenta um dado novo ou curiosidade, dicas de livros, pessoa ou entidade ligada à causa em questão etc. Nas últimas páginas, o leitor é instigado a refletir sobre saídas e opções para esse dilema tão complexo e convidado a mudar de comportamento e semear a paz. Por todo o título é possível encontrar QR Codes, que permitem ao estudante saber um pouco mais sobre o que é abordado de maneira mais prática e pontual.

Essa é mais uma obra da coleção Informação e Diálogo que propõe a discussão de temas atuais entre jovens de 11 a 14 anos. Os livros dessa série são em formato de almanaque e trazem uma linguagem leve e divertida, especialmente pensada para que os pré-adolescentes sejam estimulados a buscar mais cada vez mais informações sobre os temas abordados.

SOBRE

AS AUTORAS

Caia Amoroso é jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), roteirista e coordenadora de conteúdo audiovisual na Fundação Padre Anchieta - TV Cultura de São Paulo onde, atualmente, realiza vídeos para professores e alunos.

Januária Cristina Alves (coordenação) é jornalista, mestre em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP-SP), infoeducadora e autora de mais de 40 livros para crianças e jovens.

MODERNA

A Moderna na área de Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem