OSTERIA DONNA LENA PROPÕE HARMONIZAÇÃO COM VINHOS VINDOS DIRETAMENTE DA ITÁLIA


Uma das maiores dificuldades dos amantes de vinhos e da boa gastronomia está na harmonização entre pratos e a bebida. De acordo com a proprietária e Chef da Osteria Donna Lena, Camila Ditzel Fonseca, a combinação depende de vários fatores, e para um leigo, não é tão simples.

“Estudamos harmonização para poder oferecer aos nossos clientes uma experiência gastronômica única. Nossos vinhos são importados diretamente da Toscana e Ligúria, Itália, onde são fabricados por pequenas vinícolas, e por isso merecem uma combinação mais apurada”, afirma a Chef. A Osteria Donna Lena, restaurante localizado no coração do bairro Cabral, em Curitiba, serve culinária tipicamente italiana.

Para dar uma pequena amostra de como proceder com as harmonizações, a Chef elencou três pratos diferentes que fazem parte do cardápio da Osteria Donna Lena, juntamente com os vinhos que são destaques da casa.

Carnes vermelhas

Para carne vermelha a Osteria sugere Tagliata Di Manzo Al Porcini - Contrafilé ao molho de shitake, ervas e vinho branco, servido com polenta grelhada. Esse prato pode ser harmonizado com o Vinho Tinto Seco “Le Madie – Primitivo di Puglia”. Proveniente da região da Puglia, na Itália, que deve ser consumido a temperatura de 14 a 16°. A bebida possui cor intensa e púrpura, reflexos violáceos, vivaz, com toques florais, chocolate e baunilha. Aromas de frutas negras, como: amoras maduras e ameixas em compota. Taninos maduros, muito macios.

“O Vinho Primitivo pede sabores intensos como carnes e molhos, e por isso harmoniza com a nossa Tagliata, que é um prato elaborado com contrafilé grelhado em churrasqueira, o que o deixa com um sabor naturalmente defumado”, diz Camila. Esse prato acompanha um molho de cogumelos shitake e paris feito demi-glace (molho extremamente forte feito com ossos, aparas de carne, extrato de tomate, caldo e vinho tinto seco). “Ou seja, o prato tem um sabor marcante e forte, uma combinação perfeita para esse tipo de uva”, destaca a Chef.

Peixes e carnes brancas

Geralmente, os peixes e as carnes brancas pedem vinho branco seco, e para harmonizar com a Sogliola Alle Mandorle - Filé de linguado com molho de manteiga, sálvia, vinho branco e amêndoas glaceadas, a sugestão é o Vinho Branco Seco “Mastro Binelli – Pinot Grigio”. A temperatura ideal que a bebida deve ser servida é entre 8 e 10° C. A bebida possui cor brilhante amarelo-palha, sabor fino, frutado, perfume ligeiramente aromático com grande maturidade de frutas e notas de pétalas de rosa.

“O Vinho Pinot Grigio Região Piacenzada província italiana Emilia Romagna, pede sabores finos e leves como peixes e carnes brancas, e por isso harmonizamos com a nossa Sogliola Alle Mandorle. Esse é um prato a base de Filé de Linguado ao molho de amêndoas glaceadas, sálvia, caldo de peixe, vinho branco e nata”, conta a Chef. A combinação é ideal para dias de verão, o prato é bem aromático, saboroso e acompanhado de um Pinot Grigio, leva o cliente a uma experiência gastronômica perfeita.

Trio de Bruschettas

Uma das queridinhas da casa é o trio de bruschettas nos sabores de tomate e manjericão, berinjela e creme de linguiça. De acordo com a Chef Camila, o prato pede harmonização com um espumante, nesse caso o indicado é o “Massimo Visconti Espumante Moscato”, composto 100% por moscatel e da região deOltrepò Pavese - Emilia Romagna

De cor amarelo palha com tons dourados, sabor doce e aromaticamente prazeroso com tons de laranja e frutas exóticas, o ideal é que a bebida seja servida em temperatura de 6 a 8ºC.

“O espumante, em sua maioria, harmoniza com antepastos, queijos e até sobremesas. Nesse caso o harmonizamos com o nosso Trio de Bruschettas. O pão da bruschetta é artesanal e feito com fermentação natural, o que o deixa muito leve, os recheios como tomate e berinjela que o compõe também mantém a entrada com a leveza necessária que se deve ter um antepasto, esse que junto com o espumante ‘brindam’ o começo do que será, de certo, uma boa experiência gastronômica", conclui Camila.

Osteria Donna Lena fica na Rua Recife, nº 220, no bairro Cabral – Curitiba-PR. A casa funciona de terça a sexta-feira, das 19h às 23h para o jantar; nas sextas e sábados, o funcionamento é das 19h à 00h; aos domingos o almoço inicia às 11h45 até às 15h30.

Mais informações no site www.osteriadonnalena.com.br ou pelo telefone (41) 3022-5392.

Fonte/Fotos-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem