SEIS MANEIRAS SIMPLES DE AUMENTAR SUA CRIATIVIDADE




O conceito de criatividade é bem mais amplo do que transformar inspiração em arte, como algumas pessoas podem pensar. Estudos sobre o funcionamento do cérebro humano mostram que todas as pessoas são dotadas de criatividade, quer usem-na para criar arte ou não.

Encontrar a solução para um problema, contar a história de seu último encontro para um amigo, inventar uma mentira para se explicar, fazer brainstorming com seus colegas no trabalho ou apenas preparar uma refeição que fuja da rotina são alguns exemplos de situações do cotidiano em que soluções criativas são aplicadas.

Ser criativo tem mais a ver com o seu senso de identidade e com a maneira como você observa o mundo ao seu redor do que com conceitos abstratos de talento e inspiração, e isso pode te ajudar muito na vida pessoal e profissional.

Veja seis dicas úteis para ajudá-lo a abraçar a criatividade diariamente:

Conheça a si próprio
Por mais óbvio que pareça, ninguém é igual a você. Você é o resultado de sua educação, experiências, sucessos e fracassos. Os padrões que moldam sua mente são únicos, assim como sua capacidade criativa.

Concentre-se em si mesmo. Quais são as coisas que você mais gosta? Como mudaria algo na sua rotina se pudesse? Quais situações te deixam mais à vontade? Você é uma pessoa mais diurna ou noturna? Tente pensar sobre seus comportamentos e hábitos e encontre sua própria definição de criatividade. Depois de descobrir o que ser criativo significa para você, será mais fácil desenvolver hábitos que expandam sua mente criativa.

Estabeleça hábitos criativos
Ser criativo significa fazer disso um hábito. É tudo uma questão de exercitar, praticar e repetir. Assim como você treina para estar em forma, você deve testar suas habilidades criativas todos os dias para melhorá-las. Como na academia, nada de exageros, mas permita-se fazer alguns desafios estimulantes que irão despertar sua curiosidade e ativar as áreas do seu cérebro responsáveis pela criatividade.

O melhor deste tipo de treinamento é que você não precisa de muito para praticar. Você pode realizar qualquer tarefa padrão que você encontrar no cotidiano e colocar uma pitada de criatividade. Por exemplo, ao conversar com um amigo no Wafer Messenger (iOS, Android), aproveite a função única de enviar até seis mídias em uma só mensagem (texto, imagem, vídeo, áudio, desenho e stickers), e cria uma mensagem totalmente personalizada ao invés de só encaminhar um recado em texto de forma tradicional como de costume.

Não espere muito pela inspiração
Um equívoco sobre a criatividade é achar que ela só funciona graças à inspiração. Claro, a inspiração pode empurrar sua criatividade ainda mais, mas não deixe que sua ausência se torne uma desculpa para você não tentar melhorar suas habilidades criativas.

É por isso que demos como exemplo uma atividade habitual, como enviar uma mensagem para um amigo. As atividades que você realiza no dia a dia são tão parte de ti que você quase age automaticamente quando as executa. Incorporar a criatividade em suas conversas móveis diárias pode ser muito poderoso. O impulso de criatividade que você obtém constantemente pensando dessa maneira em suas conversas fará com que você seja uma pessoa mais criativa.

Tome seu tempo
Acabamos de dizer que você não deve esperar para melhorar sua criatividade, e agora pedimos para que você deixe sua mente criativa em paz? Por mais absurdo que pareça, essas duas frases não são conflitantes.

É crucial que o tempo que você gasta criando seja de qualidade. Nossas vidas muitas vezes são atarefadas, e isso não deixa muito espaço para um pensar profundo e criativo. Você simplesmente não tem tempo para resolver tudo o que precisa, e a criatividade funciona melhor quando você está relaxado, confortável e à vontade. Tenha isso em mente e saiba dosar as exigências quanto a criatividade.

Esteja sempre confiante e pronto para aceitar mudanças
Depois de começar a criar, você nunca deve perguntar a si mesmo ou aos outros por uma opinião sobre o seu trabalho. Deixe seu fluxo criativo livre, não se preocupe muito com a aparência inicial e nem como ficará depois de terminar. Seja extremamente confiante sobre o que você está fazendo.

Isso até acabar o processo criativo. Com o trabalho finalizado, é hora de se abrir para opiniões alheias. Como você pode melhorar? Esteja aberto a todas as críticas, aceite o fato de que você pode querer mudar alguma coisa. Compartilhe sua experiência criativa com outras pessoas depois que o conceito inicial estiver pronto. Você verá que obter o ponto de vista dos outros pode aumentar sua criatividade e resultar em grandes resultados.

Mão na massa!
Com o planejamento e a teoria bem fundamentada, é hora de colocar a mão na massa. Tire os sapatos, respire fundo e sente-se em um lugar confortável. Agora pegue seu celular, abra o Wafer Messenger (iOS, Android) e inicie uma conversa com um amigo muito próximo com quem você não fala há algum tempo. Não se preocupe se ele não estiver no Wafer ainda, você ainda pode contatá-lo através do aplicativo. Aproveite a característica única do app, que possibilita enviar até seis mídias em uma só mensagem (texto, imagem, vídeo, áudio, desenho e stickers), e deixe sua inspiração e criatividade te guiar. Clique em enviar e veja o que acontece!

Fonte/Imagem-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem