KHAN ACADEMY SAI NA FRENTE E JÁ LANÇA CURSO ALINHADO À BNCC


A partir de 2020, todas as escolas brasileiras de Ensino Fundamental deverão seguir currículos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por isso, a Khan Academy, organização sem fins lucrativos parceira da Fundação Lemann, está um passo à frente e inova ao atualizar os seus conteúdos de Matemática e desenvolver um novo curso de Ciências, ambos de acordo com o conjunto de competências e habilidades determinados pelo Ministério da Educação.

A plataforma, que já é utilizada por mais 63 milhões de pessoas no mundo e está presente em mais de 100 países, agora está organizada conforme os anos escolares brasileiros e permite encontrar materiais como vídeos, artigos e exercícios por meio do código da habilidade da BNCC. Além disso, ficou mais fácil ver as habilidades que estão sendo trabalhadas em cada um dos conteúdos, que agora apresentam o código da habilidade e sua descrição.

O novo curso de Ciências para o Ensino Fundamental I e II engloba os componentes curriculares de química, biologia, astronomia e física, que, na plataforma, passaram por uma adaptação de linguagem, abordagem e grau de aprofundamento para atender as necessidades tanto dos estudantes brasileiros, quanto dos professores que utilizam esses recursos em suas práticas didáticas. Além disso, foram criados também centenas de novos recursos, tendo em mente os objetivos de aprendizagem apresentados pela BNCC. E não para por aí: novos conteúdos estão sendo acrescentados semanalmente ao curso, que não parará de crescer ao longo do ano de 2019.

Já os conteúdos de Matemática foram organizados de acordo com o as diretrizes da BNCC, e, além disso, foram criados novos materiais para atender as necessidades apontadas pelo governo. Ambos os cursos são voltados para as turmas do Ensino Fundamental I e II.

"A chegada da BNCC nos possibilitou iniciar um novo projeto, o de criar conteúdos específicos para as diretrizes curriculares brasileiras, ajudando os professores no seu trabalho diário, dando a eles suporte, sugestões e novas ferramentas para trabalhar as competências e habilidades determinadas", explica Amanda Campos, Gerente de Conteúdo da Khan AcademyBrasil.

Mas esse é apenas o começo: ao longo de 2019 o processo de criação continua e ainda há muito material novo por vir. Além do curso de ciências, a instituição planeja lançar novos cursos voltados para a educação nacional, como Português, História e Geografia. "A intenção da Khan Academy é estar presente em toda a grade curricular dos alunos para, assim, expandir e tornar ainda maior o seu potencial de ajudar a mudar a educação brasileira", completa Amanda.

No Brasil a plataforma é apoiada pela Fundação Lemann e no resto do mundo conta com instituições como Fundación Carlos Slim, Bill and Melinda Gates Foundation e Google. Além disso, a Khan Academy conta com doações vitalícias da The Walt Disney Company, Bank of America e AT&T.

Sobre a Khan Academy

A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos com a missão de fornecer educação gratuita de alta qualidade para qualquer pessoa e em qualquer lugar. A plataforma conta com atividades interativas, exercícios, vídeos e artigos sobre diversos assuntos acadêmicos desde a educação básica até o ensino superior, auxiliando os professores no reforço do que os alunos aprendem em sala de aula. Criada pelo americano Sal Khan em 2005, começou a operar no Brasil em 2013 por meio de uma parceria com a Fundação Lemann, e hoje soma mais de 63 milhões de usuários no mundo, sendo 2,8 milhões apenas em território nacional. No Brasil, conta com acordos com Secretarias de Educação e empresas que ajudam na formação de professores e expansão da plataforma em escolas de educação básica de todo o país. Para mais informações, visitehttp://pt.khanacademy.org/ ou o Facebook.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem