Além de um legado para as
próximas gerações, lançar um livro também pode funcionar como um alavancador da
carreira e dos negócios de seu autor, a
realização do sonho de registrar memórias, experiências e aprendizados e uma forma de compartilhar seus conhecimentos e expertise sobre algum
tema.
Existem vários mitos que cercam a vida de um escritor principiante e para esclarecer e desvendar
os mistérios da escrita e publicação de livros, Eduardo Villela, Book Advisor, que por meio de
assessoria especializada, ajuda pessoas a escrever e publicar
suas obras, fala sobre o assunto. Confira:
1) Escrever um livro é
um processo solitário
MITO - O
Primeiro grande mito que cerca quem quer ser um autor é o de que é preciso
trabalhar sozinho na construção de sua obra. De acordo com Eduardo Villela, "Quem
deseja escrever e publicar um livro pode e deve contar com a ajuda do Book Advisor. Ele é um
profissional que assessora o autor em todas as etapas de seu livro: no
planejamento do projeto, que envolve análises sobre a
temática escolhida e público-alvo de leitores,
a elaboração de um roteiro de capítulos, cronograma e outros
aspectos; durante o processo de escrita, dando feedback para
os textos; e na publicação do
livro, seja buscando uma editora no mercado para publicá-lo ou auxiliando o
autor na realização de uma edição independente", explica.
Villela ainda compara a escrita de um livro ao processo de construir uma casa: é
necessária ajuda profissional para a sua realização. "Quando explico como
é o meu trabalho, eu faço uma analogia com a área de construção civil. Elaborar
o projeto de um livro e escrevê-lo requer
assessoria especializada de um Book Advisor assim como a criação do projeto de
uma casa necessita de um arquiteto e a sua
construção do acompanhamento de um engenheiro. O Book Advisor facilita o
trabalho do escritor fazendo os papéis de arquiteto e de
engenheiro.", revela Villela.
2) Como já tenho o
livro "pronto" na minha cabeça, vou conseguir escrevê-lo rapidamente
MITO - Muitas
pessoas querem sentar e escrever seus livros de uma só vez, de forma bem rápida, pois acham que
têm todo o conteúdo já pronto e organizado na
cabeça. "Isso é um grande mito. A pessoa que já senta e sai
escrevendo o primeiro capítulo, sem ter feito nenhum planejamento prévio, corre
um risco bastante alto de, em pouco tempo de trabalho, travar e ficar confusa. Como ela não fez nem o básico (um roteiro
detalhado de capítulos e um levantamento prévio
de informações), ela se verá perdida, sem saber como dar continuidade ao
livro. E aí, a grande maioria dos novos autores
desiste de seu livro", alerta Villela.
Para escrever um livro bem feito
é necessário investir tempo em um planejamento completo e por
etapas. "Três a quatro semanas é o tempo suficiente para um bom
planejamento do projeto. Durante o processo, converso muito com o autor e fazemos uma análise da relevância do tema, definimos e estudamos o público-alvo, avaliamos o que já existe no mercado sobre o assunto, verificamos se esta temática é uma
tendência, criamos um roteiro detalhado de capítulos, pensamos o número de
páginas, montamos um cronograma de escrita, entre
outros vários detalhes", esclarece o Book Advisor.
3) Escrever um
livro exige uma baita criatividade, muita inspiração e um dom especial
MITO
- Várias pessoas acham que para escrever um livro é preciso ter
talento, inspiração e criatividade fora do
comum, mas, de acordo com Villela, isso é bobagem. "Para escrever seu
livro, é fundamental que você, autor, conheça muito bem o tema escolhido (tanto
na prática como na teoria), quem serão os seus leitores e suas
necessidades, ou seja, por quais razões eles se interessarão pelo seu livro.
Quais são os sonhos, as dúvidas, os medos de seus leitores? Quais
desafios e mudanças ele estão vivendo no dia a
dia?", pondera Villela.
Villela
complementa que "também é necessário saber se há concorrência ou não para
o seu livro. E caso existam outras obras sobre o assunto, é preciso pensar o que diferenciará o
seu livro delas. A pergunta a ser respondida é a seguinte: O que tornará o seu
livro único e especial no mercado?".
4) Não posso
escrever meu livro pois não sou bom em língua portuguesa, redação e não tenho tempo
MITO - É
comum pessoas que desejam escrever um livro desistirem do sonho por não
dominarem o português e terem dificuldades com
a escrita. "Se a pessoa conhece bem o assunto
que deseja abordar e o público-alvo de
leitores, ela pode contar com a ajuda de um Ghostwriter para realizar a
parte escrita. Este profissional produzirá os textos
dos capítulos por meio de entrevistas feitas com o autor sobre o
conteúdo de cada um deles. O Ghostwriter atua como um escriba: ele transforma a
fala do autor em texto. Porém, para o trabalho com o Ghostwriter funcionar bem,
o autor deve previamente fazer um roteiro detalhado de capítulos, o qual
servirá de base para as entrevistas. A construção deste roteiro deve ser feita
em conjunto com o Book Advisor e é recomendável
que ele coordene o trabalho do autor com o Ghostwriter ", diz Villela.
Outra preocupação corriqueira é
a falta de tempo para escrever o livro. Segundo o Book Advisor, uma
organização eficaz da rotina de escrita do
autor e um cronograma detalhado tornam o
processo de escrita bem mais simples. "Um
Book Advisor experiente está preparado para orientar o autor a encontrar a
dinâmica de trabalho que funcione para sua realidade de tempo.", destaca
Villela.
5) Meu livro só
será lido e valorizado
pelos leitores se publicado por uma editora
MITO - Muita
gente acredita que seu livro só vai ser lido e bem-aceito
pelos leitores caso seja publicado por uma editora, mas, de acordo com Villela
isso não é uma regra. "Hoje, se você é um autor que cria vínculo, conexão,
com o seu público-alvo nas redes sociais, uma edição independente de seu livro
pode ser um caminho bastante interessante e viável.
Existe, por exemplo, um bom número de autores que lançam seus livros como e-book em
plataformas como o Kindle da Amazon e alcançam
resultados muito bons", revela.
* Eduardo Villela é
Book Advisor e, por meio de assessoria
personalizada, ajuda pessoas a escrever e publicar
suas obras. Mais informações em www.eduvillela.com
Sobre Eduardo
Villela
Graduou-se em Relações
Internacionais e cursou mestrado em
administração, ambos na PUC-SP. Trabalha com escrita e publicação de livros desde
2004, já lançou mais de 500 livros de variados
temas, entre eles gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas,
interesse geral, biografias e ficção
infanto-juvenil e adulta.
Trabalhou como editor de
aquisições de livros universitários e de negócios na Editora Saraiva, editor de livros de negócios na editora Campus-Elsevier, gerente
editorial de todas as linhas de publicações na Editora Gente e copublisher e diretor
comercial da Editora Évora.
Mais informações em www.eduvillela.com
Fonte: Assessoria de Imprensa
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