"POLÍTICA: MODO DE FAZER", SÉRIE QUE MOSTRA AÇÕES TRANSFORMADORAS NAS PERIFERIAS DO PAÍS, ESTREIA NA PLATAFORMA VIDEOCAMP


Iniciativas de inovações políticas realizadas por jovens das periferias de grandes cidades brasileiras são o tema principal da série "Política: Modo de Fazer", que estreia no Videocamp – plataforma online que viabiliza exibições públicas gratuitas de filmes em todo o Brasil. Dividido em quatro episódios, o seriado aborda temáticas como práticas públicas e atitudes empreendedoras. A série é uma coprodução da Maria Farinha Filmes e Globo News, foi inspirada na pesquisa "Emergência Política", do Instituto Update, organização brasileira que estuda e fomenta práticas políticas emergentes na América Latina.

primeiro episódio mostra um grupo que realiza terapia comunitária, em Ceilândia, cidade-satélite de Brasília (DF), e retrata o trabalho do Data_labe, um laboratório que produz narrativas baseadas em dados, contextualizados por adolescentes de comunidades, mulheres, negros e negras. O segundo capítulo apresenta iniciativas empreendedoras que nasceram nas periferias do Brasil, como a do Projeto Fa.vela, em Belo Horizonte (MG), que funciona como um acelerador de negócios de base favelada para a formação de empreendedores.

terceiro episódio mostra o fazer político com foco na força feminina: são exibidas iniciativas como a Assessoria Popular Maria Felipa, formada por jovens advogadas, que prestam assessoria jurídica e humanitária a mulheres/mães presas sem recursos. Também apresenta a Rede Umunna, um coletivo que se organizou em torno de novas práticas políticas, para incentivar o engajamento de meninas negras das comunidades em ambientes políticos. Já o quarto capítulo retrata a história de um adolescente, filho de pajé, que dá continuidade ao ofício paterno e mostra também a história de um grupo de meninas que organizaram um coletivo de jornalismo independente.

"Disponibilizar o acesso ao seriado no Videocamp, para exibições públicas e gratuitas, é uma forma de democratizar o alcance à toda inteligência e tecnologia aplicadas pelo Instituto Update pelo fortalecimento do ecossistema de inovação política na América Latina. E é um grande ganho – e um sopro de esperança em tempos difíceis – para nós no Videocamp, que acreditamos no audiovisual como potente ferramenta de transformação", ressalta Josi Campos, coordenadora do Videocamp.

Sobre o Videocamp

Videocamp é uma plataforma online e gratuita que possibilita que produções audiovisuais em busca de impacto e transformação alcancem o maior número possível de pessoas. Por meio de exibições públicas, que podem ser realizadas por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, o Videocamp democratiza o acesso à cultura e à informação. Para os realizadores, a plataforma potencializa a formação de público e atua como ferramenta de promoção dentro da estratégia de lançamento do filme.

Fonte/Foto-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem