MERCADO MANUAL CELEBRA O DIA DAS MÃES COM EDIÇÃO ESPECIAL NO MUSEU DA CASA BRASILEIRA


Em homenagem ao Dia das Mães, o Mercado Manual realiza sua 10ª edição no Museu da Casa Brasileira, nos dias 4 e 5 de maio, das 10h às 20h, com a temática "Mãe Terra". Além do incentivo à cultura feita à mão com mais de 100 expositores, o MM10 estreia parcerias, lançamento de ação especial e traz programação gratuita de oficinas e intervenções ligadas à sustentabilidade.

Moda, design e casa, arte, joias e bijoux, artigos infantis, botânica, beleza e bem-estar são algumas das categorias dos artesãos contemporâneos desta edição; além de praça gastronômica com opções diversificadas de comidas e drinks artesanais.

São novidades a parceria com a Casa Causa – rumo à meta Lixo Zero –, o lançamento do projeto Caravana Manual e a cenografia recoberta por juta, fibra cultivada por manejo sustentável por cerca de 15 mil famílias no Amazonas e no Pará, resultado da colaboração com a empresa Castanhal Companhia Têxtil.

As organizadoras do Mercado Manual e à frente da Rede Manual, as sócias Daniela Scartezini, Karine Rossi e Patricia Toledo, contam que planejaram "uma programação gratuita de oficinas e intervenções em homenagem às mães e dedicada a todas as famílias". Como em outras edições, haverá projeto exclusivo, assinado pelo ErêLab, dedicado às crianças.

"O MCB é o único museu do país voltado ao design e à arquitetura, e realiza eventos, como o Mercado Manual, a fim de estimular a economia criativa e valorizar o pequeno produtor ou artesão. Promover seu contato direto com o consumidor final e garantir a sustentabilidade desta cadeia é um dos nossos objetivos", explica a diretora geral, Miriam Lerner.

Novidades no MM10

Esta edição do Mercado Manual concretiza uma parceria com a Casa Causa, projeto que envolve todos os participantes do festival - produtores, expositores e visitantes. Durante os dois dias de evento, serão realizadas oficinas a fim de conscientizar o público sobre permacultura, coleta de resíduos e reciclagem. "Queremos que todo o resíduo coletado seja descartado corretamente. Teremos a participação de cooperativas e carroceiros auxiliando na educação ambiental e coleta na nossa equipe", adianta Flávia Cunha, fundadora da Casa Causa e embaixadora do Instituto Lixo Zero no Brasil.

Outra ação inédita é a chegada da Caravana Manual, projeto itinerante de curadoria de artesãos de comunidades Brasil afora para troca de saberes e fazeres manuais. O primeiro a desembarcar é o CriquêCaiçará, criado pela designer Paula Dib em parceria com um grupo de artesãs que vivem na Estação Ecológica da Juréia, litoral Sul de São Paulo. Criadoras que esculpem flores, folhas e pássaros na caixeta (espécie nativa da região, colhida por manejo sustentável), resultando em peças coloridas por tintas à base d'água. Além de conhecer de perto este trabalho, algumas das artesãs do projeto farão parte da programação do MM10. Elas irão realizar uma oficina em que os participantes vão aprender a entalhar e aquarelar pingentes de madeira, cujas formas também são inspiradas em plantas da Mata Atlântica.

Programação

- Dia 04, sábado
11h00 | Oficina: Universo das abelhas nativas sem ferrão, com Beeliving (12 vagas).
13h00 | Oficina: Aprendendo a compostar, com Casa Causa (12 vagas).
15h00 | Oficina: INVENSONS – instrumentos com objetos de descarte (12 vagas).
16h30 às 19h00 | Performance artística de Nebulosas de Gaia, com Aria Nebulosa e Larissa Violeta (livre).
17h00 | Oficina: Macramê com fio de juta, com Clau Gonzaga (12 vagas).

- Dia 05, domingo
13h00 | Oficina: Aprendendo a compostar, com Casa Causa (12 vagas).
15h00 | Contação de histórias sobre Mãe Terra, com Casa Colorida Conta Histórias (livre)
16h00 | Pintura em colheres de pau, com Projeto Crique Caiçara (12 vagas)
16h30 às 19h00 | Performance artística de Nebulosas de Gaia, com Aria Nebulosa e Larissa Violeta (livre)
17h00 | Performance: Homenagem à Mãe Terra, com Emana (livre)

Expositores

· Moda: 
3 Jolie; Achados de Brianti; Comas; Estilo Barkoh; GeorgiaHalal; Loom; Moee; MyFots; Panou; Shii Rio; Shwe; Susana Fernandez; TitaCo.; Tropico; Ume Kimonaria; Upcyqueen; Adue Oficial; Bossa Pack; Laia Shoes; Linus; Sunset Wood; Yabah e Naisha Cardoso;

· Beleza e bem-estar: A.profunda; Cacau e Curas; Care Natural Beauty; Olfativa Aromas; Pavio de Vela; Primeira Folha; TanukaNalini; Terral Natural; Therapy;

·Joias e bijoux: Adedo; Atelier Nó Design; Aurora Rio; Bonica Cerâmicas; CasaMO; Crua Design; Estúdio Iracema; Feixe; Fernanda Torquetti; Studio Dalzotto; Juliana Veinert; Luna Kajiya; Maria Sublime; Priscila Pini;

· Infantil: AmapôKids; Ju Amora; Kom; Minibossa; Nó & Nó; Timirim; Tom Pepper;

· Design & Casa: Atelier Casa Azul; Barini Design; Bianca Kovak; Carmine; Casa Brasil Cerâmica; Casa Dobra; Clau Gonzaga; Criquet Caiçara; DaDa; Luciana Pivato; Rele Ceramica; Wet& Wood; Cafuné Caliente; Estúdio Luares; BemTevi; Ecolov; Estúdio Plume;

· Gastronomia: Beeliving; Douceur do Céu; Fazenda Lila; Jais Handmade; K Lab; TasteMe!; Vitória Pães;

· Praça gastronômica: Banqueteria; Box 54 Food; Caminhoneta Gourmet; Capitu; La Cuisine; Cozinha Voilá; Belle Tarte; Do Oriente ao Pote; Dona Celina; Kiiro; Ruaa Food Truck; Tocaya Café; Uba Foodtruck;

Sobre:

MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Rede Manual

A Manual, criada pela Floristas Produções, é uma rede que reúne pequenos empreendedores e novos criadores, propiciando ambientes de negócios, qualificação e relacionamento. Trata-se de uma ferramenta que incentiva e ressignifica o artesão, o autor, o criador. Composta principalmente por mulheres, a rede acredita no potencial feminino como agente transformador, e na capacidade de construção de um futuro melhor através da valorização do trabalho manual. A Rede Manual se estabelece e se relaciona em eventos físicos, como Mercado Manual, em oficinas e no site:

SERVIÇO
Mercado Manual
Dias 04 e 05 de maio de 2019
Sábado e domingo, das 10h00 às 20h00
Entrada Gratuita
Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727

VISITAÇÃO

De terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | 

Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada

Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local

Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

Fonte/Fotos-Reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem