terça-feira, 25 de junho de 2019

3 RECEITAS DE SALADAS QUENTES PARA MANTER A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM A CHEGADA DO INVERNO



Chegou de novo aquela época do ano em que o friozinho começa a aparecer e comer saladas frias não é mais tão atrativo, mas ainda assim, os dias de tempos mais amenos não pedem sopas todas as noites. Para manter a alimentação regrada, nesta época e aproveitar o melhor dos dois mundos, por que não uma salada quente?

Com todas as cores, verdes e leveza de uma salada tradicional e o bônus de alguns legumes da estação cozidos, as saladas quentes podem ser a refeição de transição perfeita na medida que passamos do tempo mais quente para o inverno. Por isso, os especialistas em nutrição do Freeletics Nutrition, aplicativo de nutrição com uso de inteligência artificial, criaram algumas receitas deliciosas de saladas quentes.

Salada de lentilhas e cenoura assada

Uma refeição perfeita para quando ainda já há um friozinho pairando no ar, esta salada é uma base à qual você pode adicionar outros legumes da estação, nozes e até frutas!

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

450g de cenoura

100g de lentilhas

3 colheres de sopa de óleo de coco

1 colher de sopa de vinagre balsâmico

Um punhado de coentro

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno em 220 graus. Lave as lentilhas, ferva-as numa panela, por cerca de 20 minutos antes de drenar e reservar.

Corte as cenouras em pedaços de grossura média, em torno de 3 centímetros de comprimento. Aqueça o óleo de coco em uma panela e jogue sobre as cenouras, garantindo que fiquem totalmente cobertas em óleo. Transfira a mistura para um prato próprio para forno e polvilhe com coentro picado e uma pitada de sal. Asse no forno durante 30 minutos ou até que as cenouras se amoleçam levemente.

Depois de retirar do forno, transfira a mistura de cenouras para um pote e misture com as lentilhas, o vinagre e as folhas de coentro até que a mistura fique homogênea.

Adicione tempero a gosto

Salada quente de queijo de cabra

Essa é para os amantes de queijo. Coloque frutas secas para obter um gosto mais doce ou nozes para adicionar gorduras saudáveis.

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

140g de folhas verdes (espinafre, couve ou alface funcionam muito bem)

Um punhado de repolho roxo picado

70g de mirtilos

250g de queijo de cabra

2 colheres de sopa de sementes de gergelim

2 colheres de sopa de cranberries secos

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 colher de sopa de mel

1 colher de sopa de óleo de gergelim

1 colher de sopa de tahine sem açúcar

1 colher de sopa de vinagre balsâmico

Modo de Preparo

Pique bem fininho os cranberries secos, adicione-os a um pote com os gergelins e misture bem.

Pegue 2 colheres de chá de queijo de cabra, faça uma bola com o queijo e role-o na mistura de cranberry/gergelim, cobrindo bem. Repita isso com todo o queijo e reserve as bolinhas.

Para o molho, misture o óleo de gergelim, tahine, mel, vinagre balsâmico e óleo de oliva em uma xícara até que fiquem bem homogêneos.

Aqueça uma travessa não aderente em fogo bem baixo, coloque um fio de óleo de oliva e um fio de mel antes de colocar as bolinhas de queijo. Gire constantemente para garantir que cozinhem de forma homogênea e retire-as do calor logo antes de começarem a se desfazer.

Lave o alface e o repolho e coloque-os em um pote de salada grande, junto com as bolinhas de queijo. Adicione os mirtilos e o molho e misture bem antes de servir.

Salada de berinjela e grão de bico

Saladas nem sempre precisam significar grandes quantidades de folhas verdes! Nesta receita, as berinjelas e o grão de bico são a base, enquanto os tomates frescos dão um toque de sabor saudável.

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

1 berinjela grande, picada em rodelas de 1 cm de espessura

1 lata de grão de bico, drenada

140g de iogurte grego

5 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

1 colher de chá de páprica defumada

1 colher de chá de cominho moído

Pitada de pimenta caiena

1 dente de alho pequeno, picadinho

600g de tomates maduros fatiados em rodelas de aprox. 0,5 cm

70g de sementes de romã

40g de folhas de coentro frescas

Pitada de sal a gosto

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno em 200 graus. Organize as berinjelas em camada única em uma assadeira com bordas, pincelando ambos os lados com azeite de oliva.

Em um pote pequeno, misture a páprica, o cominho, a pimenta caiena e o sal. Polvilhe sobre as fatias de berinjela, junto com os grãos de bico drenados.

Asse a mistura de berinjela e grãos de bico durante 30 minutos ou até que fique corada e macia, virando no meio do processo. Adicione os tomates nos últimos cinco minutos.

Em um pote, misture o iogurte e o alho e tempere com sal.

Depois de cozinhar, misture a berinjela, os grãos de bico e o tomate em um prato. Coloque um pouco de óleo na salada e tempere com romã, coentro e tempero a gosto. Sirva com o molho de iogurte.

A grande vantagem de saladas quentes é que você não precisa seguir uma receita específica para garantir que seja saborosa. Que tal um pouco de proteínas extras hoje? Tente adicionar galinha, frango ou tofu. Quer um boost de vitaminas? Adicionar fatias de frutas vermelhas ou maçã? Precisa de algo que preencha mais?

Adicione um punhado de nozes ou sementes. As possibilidades são infinitas!

Sobre o Freeletics

O Freeletics foi construído a partir de uma única visão: desafiar e inspirar pessoas para que se tornem a melhor versão delas mesmas. Freeletics é o criador de alguns dos principais aplicativos fitness da Europa, promovendo e aumentando a aptidão física, assim como força mental, força de vontade e autoconfiança - todas ferramentas vitais para seguir a vida de acordo com seus desejos e metas. Fundada em 2013, a companhia já criou um dos mais bem sucedidos movimentos fitness no mundo, com 34 milhões de usuários em 160 países diferentes.

Fonte/Fotos-reprodução-divulgação: Freeletics Nutrition Assessoria de Imprensa – Legenda: Salada de lentilhas e cenoura assada - Salada quente de queijo de cabra - Salada de berinjela e grão de bico

Nenhum comentário:

Postar um comentário