23º FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO DE MIAMI ANUNCIA SELEÇÃO DE FILMES



Com produção da Inffinito, o Festival de Cinema Brasileiro de Miami acaba de anunciar a seleção de filmes de sua 23ª edição, que acontecerá entre os dias 14 e 21 de setembro, na Flórida. Durante oito dias, atores, diretores, produtores nacionais e estrangeiros, além de executivos americanos e latinos do setor audiovisual, estarão na cidade para assistir produções nacionais da safra 2018-2019 e discutir caminhos para a coprodução com países latino-americanos e para a distribuição internacional nas mais variadas janelas de exibição.

Seis longas concorrerão ao troféu Lente de Cristal: os ainda inéditos no Brasil Veneza, de Miguel Falabella e Boca de Ouro, de Daniel Filho; a cinebiografia Simonal, de Leonardo Domingues (que será lançada no Brasil no dia 8 de agosto); o romance Todas as Canções de Amor, de Joana Mariani; o drama Deslembro, de Flavia Castro; e a comédia romântica De Pernas Pro Ar 3, de Julia Rezende. Todos serão exibidos no Regal Cinema, na Lincoln Road, em South Beach. A grande homenageada desta edição é a atriz Dira Paes, que estrela Veneza e também Divino Amor, de Gabriel Mascaro, que terá exibição hors concours.

“O festival é uma ação de resistência. Fomos o primeiro com conteúdo exclusivamente brasileiro produzido no exterior. Ao longo dos últimos 23 anos nossa missão foi e continua sendo a de estimular o público estrangeiro a conhecer, se familiarizar e começar a consumir a cinematografia brasileira”, diz Adriana L. Dutra.

ABERTURA E MOSTRA PANORAMA

Na noite de abertura do festival, 14 de setembro, serão exibidos, fora de competição, Maria do Caritó, de João Paulo Jabur; e O Beijo no Asfalto, dirigido por Murilo Benício. A Mostra Panorama apresenta, também fora de competição, o inédito Orlamundo, filme de Orlando Morais, dirigido por Alexandre Bouchet, que foi premiado em junho no LAIFFA - Los Angeles Independent Film Festival como o Melhor Documentário em Longa-Metragem; Chacrinha - O Velho Guerreiro, de Andrucha Waddington; Cine Holliúde 2 - A Chibatada Sideral, de Halder Gomes; Minha Vida em Marte, de Susana Garcia; O Fantástico Patinho Feio, de Denilson Félix; e Tá Rindo de Quê?, de Cláudio Manoel, Álvaro Campos e Alê Braga.

INFFINITO CONNECT - MERCADO

Além das mostras de filmes, a Inffinito realiza este ano seu evento de mercado com um novo formato: o Inffinito Connect, que reunirá players brasileiros, latinos e americanos para painéis e debates, pela primeira vez também será disponibilizado ao vivo via streaming pelas redes sociais da Inffinito, mediante inscrição. Como foco na coprodução entre Brasil e países latino-americanos e na distribuição internacional nas mais diversas janelas de exibição, destaque para o painel “Quais as oportunidades atuais para a inserção do conteúdo Brasil no mercado internacional?”.

Durante estes 23 anos foram realizados, ao todo, 148 painéis mercadológicos, com a presença de cerca de 400 players internacionais, que fizeram um forte network com os realizadores brasileiros e encontraram algum tipo de comercialização para TV, VOD, remakers, coproduções, convites para festivais internacionais, distribuição para cinema, universidades e centros culturais no mercado latino e americano”, diz Claudia Dutra.

SOBRE O FESTIVAL

Idealizado pelas produtoras Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane Spinelli, o BRAFF (Brazilian Film Festival of Miami / Festival de Cinema Brasileiro de Miami) é pioneiro na exibição exclusiva de cinema brasileiro no exterior e tem sido o maior responsável, nas últimas décadas, pelo fomento do audiovisual nacional no exterior. O evento integra o calendário oficial da cidade de Miami e Miami Beach, e é reconhecido como um festival de mercado, considerado uma importante plataforma de negócios e comunicação entre profissionais e empresas do setor audiovisual nas Américas.

Ao longo de suas edições, o BRAFF Miami já exibiu cerca de 850 filmes em diversos gêneros e formatos e, principalmente, propiciou a oportunidade de geração de novos negócios para cerca de 40% destes filmes exibidos. Hoje, o público do Festival é composto em 70% por estrangeiros, com todas suas sessões absolutamente lotadas”, conta Viviane Spinelli.

Até o dia 21 de setembro, Miami será tomada pela programação do festival, com filmes inéditos ou recém-lançados no Brasil (e todos inéditos na Flórida), em diversos espaços da cidade, como o tradicional cinema Regal South Beach 18 (onde acontece a mostra competitiva), o Colony Theather (teatro art déco que sedia a cerimônia de encerramento),  a Florida Internacional University (FIU), que exibe dois filmes dentro da programação oficial:América Armada, de Alice Lanari e Pedro Asbeg, e Sócrates, de Alex Moratto, além do Silverspot Cinema, que recebe a Mostra Panorama.

PROGRAMAÇÃO BRAFF MIAMI

DATA
 FILME
MOSTRA - LOCAL 
14 SET (SAB)
  7PM  -  MARIA DO CARITÓ        
   9:30 PM - O BEIJO NO ASFALTO
ABERTURA
REGAL CINEMAS
15 SET (DOM)
6:30PM  - PATINHO FEIO
8:30 PM - MINHA VIDA EM MARTE
MOSTRA PANORAMA
SILVERSPOT CINEMA
16 SET (SEG)
6:30PM  -   TA RINDO DE QUÊ?
8:30 PM - CHACRINHA
MOSTRA PANORAMA
SILVERSPOT CINEMA
17 SET (TER)
6:30PM  -  ORLAMUNDO
8:30 PM -  CINE HOLLIÚDE 2
MOSTRA PANORAMA
SILVERSPOT CINEMA
18 SET (QUA)
7PM - DE PERNAS PRO AR 3
9:30PM - VENEZA
MOSTRA COMPETITIVA
REGAL CINEMAS
19 SET (QUI)
3:00PM -  AMÉRICA ARMADA
5:00PM - SÓCRATES
MOSTRA UNIVERSITÁRIA
FIU
19 SET (QUI)
7PM -  DESLEMBRO
9:30PM -  SIMONAL
MOSTRA COMPETITIVA
REGAL CINEMAS
20 SET (SEX)
7PM - TODAS AS CANÇÕES DE AMOR
9:30PM -  BOCA DE OURO
MOSTRA COMPETITIVA
REGAL CINEMAS
21 SET (SAB)
8PM -  DIVINO AMOR
HOMENAGEM A DIRA PAES
NOITE DE PREMIAÇÃO
ENCERRAMENTO
COLONY THEATRE

CURADORIA

A curadoria do BRAFF Miami é composta por profissionais do setor audiovisual, do mercado brasileiro e latino. Esta é uma estratégia que vem sendo utilizada há décadas pelo Festival e tem contribuído de maneira efetiva no network dos profissionais brasileiros com players internacionais.

·  Adriana L. Dutra – Cineasta, documentarista e diretora do Circuito Inffinito
·  Jal Guerreiro – Diretora da BOX BRASIL
·  Liliana Kawase – Produtora independente
·  Viviane Spinelli – Produtora e diretora do Circuito Inffinito

CATEGORIAS QUE CONCORREM AO PRÊMIO LENTE DE CRISTAL

Melhor Filme de Publico
Melhor Filme do Júri
Melhor Diretor
Melhor Cinematografia
Melhor Roteiro
Melhor Ator
Melhor Atriz

SOBRE A INFINITTO

Fundada em 1995 pelas sócias Adriana L. DutraCláudia Dutra e Viviane B. Spinelli, a Inffinito é hoje uma das mais importantes produtoras culturais do Brasil e a maior vitrine do cinema nacional no exterior. Inffinito atua na produção de eventos culturais, ações de capacitação, experiências em sustentabilidade e produção de conteúdo audiovisual para cinema e TV.

A Inffinito é idealizadora do Circuito Inffinito de Festivais o único circuito de festivais de cinema brasileiro no mundo, a empresa também produz filmes em todos os formatos: curtas, médias e longas, e produtos para a TV. Em seu portfólio estão os longas-metragens documentários Fumando Espero (2009) e Quanto Tempo o Tempo Tem (2017), de Adriana L. Dutra; Fumando Espero, a SérieOpção Laje; Opção América e Transgente (exibidas pelo Canal Brasil);  Sons Brasilis  (exibido pelo Canal Curta!); Quero Bota Meu Bloco Na Rua(exibido pela TV Cine Brasil); Pioneiros, documentário de Viviane B. Spinelli e Dulce Bressane (2008); além de Caravana MT: Concertos pela Paz no Trânsito (2008), de Viviane B. Spinelli. Atualmente, está em produção o longa Sociedade do Medo, de Adriana L. Dutra.

​​​A Inffinito é ainda responsável pela realização de eventos culturais no Brasil como o Cine Pedal Brasil, Cine Verão do RioCinema da GenteVerão do RioConexão SambaRedecard Conexão BrasilB-a-bá do Cinema NacionalProjeto Ecocine & Expo Lamsa Arte de Comunidade, entre muitos outros.

Foto/Crédito: Mariana Vianna - Legenda: Dira Paes, homenageada do festival, em cena com Eduardo Moscovis no inédito Veneza.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem