CVRA APRESENTA A ROTA DO ENOTURISMO NO ALENTEJO


Esqueça a movimentação intensa de Lisboa e de outras capitais europeias. Viajar para o Alentejo é como voltar ao passado e se deparar com uma Europa rural, calma e aconchegante. É nessa região, à margem Sul do rio Tejo – que corre vindo da Espanha até Lisboa, - e se estende até ao extremo sul do país onde faz fronteira com o Algarve – que se esconde um Portugal profundo, onde o tempo segue seu próprio ritmo. Trata-se de uma zona agrícola portuguesa, que soma a boa comida e os excelentes vinhos a uma atmosfera de paz e tranquilidade, onde se vive a tradição aliada à modernidade.

Apesar de ocupar mais de um terço do território do país, o Alentejo concentra apenas um décimo de sua população. Dá para entender porque o silêncio, um luxo nas grandes cidades, é tão marcante por lá. Alia-se a isso os cerca de 22 mil hectares de vinhedos e uma média de 300 dias de sol por ano, e pronto: nasce o destino ideal para quem quer fugir do burburinho durante as férias.

É também no Alentejo que se produz quase metade do vinho certificado de Portugal, o que faz com que muitos classifiquem a região como uma "nova Toscana" – em uma versão bem mais acessível que a original italiana. A classificação se justifica pelo clima marcado por verões quentes com noites frias e o solo, formado por cal, argila, areia e magnésio. Essas condições proporcionam a produção de uvas especiais, que dão o sabor, a maciez e a cor viva que distinguem os vinhos alentejanos. Merecem destaque as castas tradicionais portuguesas Trincadeira e Aragonez.

Engana-se quem pensa que é preciso ser um especialista em vinhos para desvendar os segredos do Alentejo. A região, que desde 2014 já recebeu cerca de sete prêmios avaliando-a como a melhor no mundo para o enoturismo, incluindo de jornais como o New York Times e o USA Today, abre as portas para todos os tipos de turistas. Do simples apreciador ao verdadeiro connoisseur, há opções de passeios completos, que funcionam como visitas guiadas em um museu. De carro, a pé ou bicicleta, é possível conhecer as vinícolas e o processo de fabricação da bebida desde a origem. Assim como a língua, os sabores também nos aproximam de nossos ancestrais portugueses. Cheia de personalidade, a comida do Alentejo é substanciosa, casando perfeitamente com os encorpados vinhos da região.

Herdades

Para quem busca viver a experiência na terrinha de forma completa, a melhor opção é se hospedar e provar os sabores das herdades, nome dado às grandes áreas rurais, como quintas e fazendas, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), organismo que controla a qualidade e protege os vinhos da região, apresenta a rota dos Vinhos do Alentejo com algumas opções de enoturismo, gastronomia, lazer e entretenimento.

Cada propriedade pode contar com vinhas, nas quais estão as parreiras e também as oliveiras; vinícolas, onde são produzidos os vinhos; e ainda podem ter hotéis, restaurantes, spas e áreas dedicadas apenas à degustação e visitas guiadas.

No Alentejo são cinco herdades com hospedagem (Casa de Santa Vitória, Malhadinha Nova, Sobroso, Monte do Vau, São Lourenço do Barrocal e Grous) e quatro com restaurante (Servas, Ribafreixo Wines, Quinta do Quetzal e Esporão). Veja abaixo mais informações de cada uma delas:

Herdade da Malhadinha Nova

Localizada a 1 km da Auto-Estrada IP2, a Malhadinha Nova oferece um verdadeiro descanso cinco estrelas com piscina panorâmica, spa, banheira de hidromassagem e banho turco. Tudo isso em um ambiente totalmente rural. Exclusivo, o hotel possui apenas 10 quartos.

Os hóspedes podem desfrutar dos tradicionais pratos da região, como bacalhau com azeite orgânico, lombinho de porco preto e galinha do campo. As refeições são servidas no belo restaurante do hotel, com vista para o campo, ou ao ar livre, junto às videiras. O bar serve vinho de produção própria.

Entre as opções de programas, além da degustação e visita à adega, estão passeios a cavalo, canoagem e de balão.

Saiba mais: www.malhadinhanova.pt/pt

Herdade do Sobroso

Localizada no município da Vidigueira, a 9 km do lago do Alqueva, a propriedade, que tem 1600 hectares, produz o próprio vinho, tinto em sua maioria. Entre as vinhas dominantes estão Aragonez, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Syrah, Alfrocheiro e Trincadeira. Já os vinhos brancos provêm essencialmente das castas Antão Vaz, Arinto e Perrum. São oferecidas diferentes modalidades de visitas guiadas e degustações e também cursos de iniciação.

A herdade oferece aos hóspedes passeios pelas redondezas da propriedade, para que conheçam as paisagens do Alentejo. É possível ainda conhecer a região livremente, de bicicleta, ou fazer um passeio de balão sobre o lago do Alqueva.

Saiba mais: www.herdadedosobroso.pt

Casa de Santa Vitória

Focada na produção e comercialização de vinhos alentejanos, a Casa de Santa Vitória foi projetada para receber o visitante com conforto. O local tem sala de exposições, logo acima da adega, e uma sala de provas com posição privilegiada, onde se pode admirar o pôr do sol na planície do Alentejo.

A propriedade também conta com o Vila Galé Clube de Campo, hotel da rede com arquitetura e decoração inspiradas na paisagem alentejana. O hotel oferece opções para o lazer de casais e famílias com filhos – incluindo piscinas, quadra de tênis e atividades como passeio de jipe, canoa e até mesmo de balão.

Saiba mais: www.santavitoria.pt

Herdade Monte do Vau

Ao hospedar-se na Herdade Monte do Vau, o visitante tem a oportunidade de desfrutar do conceito de propriedade "biochic", que alia o conforto à sustentabilidade, proporcionando uma simplicidade elegante.

A Herdade Monte do Vau produz vinhos e organiza sessões de degustação em uma sala com vista para os vinhedos e o lago. É possível desfrutar de um piquenique à beira do lago ou relaxar junto à lareira aconchegante da sala de estar, ideal para ler um livro ou conversar.

Localizada próximo ao Rio Guadiana, essa propriedade está no centro de um triângulo formado por três cidades históricas – Beja, Serpa e Mértola, e a apenas 30 minutos da fronteira com a Espanha.

Saiba mais: www.herdadedovau.com/pt/index.html

Herdade dos Grous

A Herdade dos Grous é uma propriedade rural isolada, com mais de 687 hectares, com vinhas próprias e florestas de cortiça. Conta também com um moderno bar de vinhos para degustação. Além disso, o visitante tem a chance de conhecer as plantações de oliveiras.

Nos dias de calor, os hóspedes podem passear pelos jardins, onde tem um lago artificial, ou aproveitar a piscina. São oferecidos passeios a cavalo, quadras de tênis, sauna e sessão de massagem relaxante.

Saiba mais: www.herdade-dos-grous.com

Herdade São Lourenço do Barrocal

Localizado aos pés de Monsaraz e próximo ao lago Alqueva, está uma propriedade de 780 hectares que pertence a uma mesma família há mais de 200 anos. A herdade abriga vinhas centenárias, que dão origem a vinhos de primeira categoria sob marca exclusiva. São Lourenço do Barrocal conta com hotel de luxo despretensioso, que dispõe de quartos e casas para a estadia.

Cercado por flores silvestres, pomar e horta, o hotel oferece passeios a cavalo e de bicicleta, além de piqueniques e degustação de vinhos. Há também um SPA, com tratamentos que utilizam apenas produtos naturais. Na mesma linha, o restaurante do hotel resgata o conceito farm to table, sempre com alimentos frescos produzidos nas melhores quintas locais.

Saiba mais: barrocal.pt/pt

Herdade das Servas

A Herdade das Servas abriga uma das mais antigas famílias produtoras de vinho no Alentejo. Os irmãos Serrano Mira partilham a experiência e tradição na criação de vinhos típicos da região. Na Herdade, são feitas visitações da adega, cave, vinhas e jardins. Os horários das atividades estão disponíveis no site.

Saiba mais: www.herdadedasservas.com/pt/restaurante

Ribafreixo Wines

Eleito o melhor projeto de enoturismo do Alentejo, o Ribafreixo dispõe de loja de vinhos, área de lazer com vista para as vinhas, sala de provas e restaurante. O atendimento bilíngue e personalizado atrai turistas do mundo todo.

Saiba mais: ribafreixo.com/home

Quinta do Quetzal

A Quinta do Quetzal fica na encosta da Vidigueira, perto da mais antiga adega romana de que há registro na Península Ibérica. Devido ao clima da região e das características do solo, rico em xisto, produz uvas diferenciadas, sempre em quantidades limitadas. Apesar de moderna, a adega preserva antigas tradições e técnicas de produção romanas e alentejanas. É possível agendar uma visita à Quinta e às adegas, e o Quetzal ainda conta com galeria de arte, loja e restaurante próprios.

Saiba mais: quintadoquetzal.com/pt-pt/estate

Herdade do Esporão

A Herdade do Esporão recebe visitantes diariamente, prontos a caminhar pelas vinhas e hortas da propriedade, onde são desenvolvidas técnicas de plantação sustentáveis. Durante o passeio, o guia conta um pouco da história da região e desvenda os segredos da produção de vinhos. Ao final da visita, é possível conhecer a adega e colocar o paladar à prova com três diferentes vinhos e azeites. O passeio também pode ser feito de bicicleta, mediante reserva.

Saiba mais: www.esporao.com/pt-pt/sobre/herdade-do-esporao

Além dessas, a região possui outras 60 vinícolas abertas à visitação. Confira algumas: Cabeças do ReguengoHerdade da RochaTorre de Palma Wine HotelMonte da Comenda GrandeHerdade da CaladaHerdade da MingorraPara saber mais, acesse o site das rotas dos vinhos.

SOBRE A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.

É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.

Para mais informações acesse: www.vinhosdoalentejo.pt

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem