DOCUMENTÁRIO "TARJA BRANCA" FICARÁ DISPONÍVEL ONLINE E GRATUITAMENTE NO VIDEOCAMP DURANTE AÇÃO QUE HOMENAGEIA A EDUCADORA LYDIA HORTÉLIO



A importância da cultura da infância e do brincar para as crianças e para o ser humano é tema da Ocupação Lydia Hortélio, realizada pelo Itaú Cultural. Em parceria com o Instituto Alana, esta exposição homenageia a educadora que lhe dá nome. Entre as atividades da programação paralela que acontece nesse período, a plataforma online Videocamp, de agendamento de exibições públicas e gratuitas de filmes com potencial de impacto, participa com duas ações especiais: uma é o play aberto do documentário "Tarja Branca". Entre os dias 22 e 28 de julho, o longa-metragem estará disponível para ser assistido online e gratuitamente. A outra é o lançamento da playlist especial "Para pensar infância, cultura brasileira e o brincar", uma seleção de filmes disponíveis para agendamento de exibições públicas e gratuitas.

O filme "Tarja Branca', produzido pela Maria Farinha Filmes e dirigido por Cacau Rhoden ("Nunca Me Sonharam" e "Corações e Mentes – Escolas que Transformam"), é um manifesto pela manutenção do brincar que surge na infância e que o sistema nos impele a abandonar. A educadora Lydia Hortélio é uma das que dá seu depoimento ao filme. Já a playlist traz filmes, todos do catálogo Videocamp, disponíveis para exibições públicas e gratuitas, que abordam temas sobre a criança, as culturas da infância, a música, o brincar, de forma plural e diversa, em diferentes contextos, assim como as artes e as culturas brasileiras.

"Nesta playlist, reunimos títulos que abordam o encontro entre infância, arte e o brincar, em narrativas críticas e potentes. Transmitir o universo de referências e investigações de Lydia Hortélio por meio de histórias diversas, contadas em formato cinematográfico, é viver o fenômeno lúdico como meio de gerar impacto social. Com a ação de play aberto de 'Tarja Branca', pretendemos fazer com que o filme alcance o maior número de pessoas, democratizando não somente o acesso à obra, mas principalmente ao próprio pensamento da educadora", diz Mônica Bulgari, analista de projetos do Videocamp.

Sobre o Videocamp

O Videocamp é uma plataforma online e gratuita que possibilita que produções audiovisuais em busca de impacto e transformação alcancem o maior número possível de pessoas. Por meio de exibições públicas, que podem ser realizadas por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, o Videocamp democratiza o acesso à cultura e à informação. Para os realizadores, a plataforma potencializa a formação de público e atua como ferramenta de promoção dentro da estratégia de lançamento do filme.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem