METAS: POR QUE NÃO CUMPRIMOS AS PROMESSAS NO 1º SEMESTRE DESTE ANO – E COMO NÃO REPETIR O MESMO ERRO A PARTIR DE AGOSTO


O oitavo mês do ano chegou. Agora é oficial: o ano está acabando! Para muitas pessoas, essa frase desperta a sensação a de que passamos esses sete meses sem fazer nada, ou seja, não cumprimos nenhuma daquelas promessas feitas na virada do ano. Depois, é só pegar o papel com a lista de objetivos para sentir a frustração: nada de passar mais tempo com a família, parar de fumar, pegar firme na academia ou viajar mais, por exemplo. Segundo Fagner Borges, autor do livro “A Jornada da Liberdade” e fundador do Movimento Freesider, isso acontece por dois motivos: porque as pessoas não sabem estabelecer metas e porque não sabem ter constância nas atividades.

Explicação nº1: Para realizar é preciso mudar o foco da dor

“Existe um motivo muito simples pelo qual você não se dedicou a realizar suas metas até agora: a sua mente é preguiçosa”, provoca Fagner. Mas o especialista conta que todos nós temos mentes que nos forçam a fazer apenas o que é confortável. “Se você precisa estudar todos os dias para passar em uma prova, treinar todo dia para ganhar uma competição, ou se programar para uma viagem mais longa, você vai precisar deixar de lado algumas coisas confortáveis e se forçar a fazer algo que traz desconforto”, completa.

Criador de um movimento que leva as pessoas sufocadas pela rotina a conquistarem liberdade de tempo, mobilidade e dinheiro, Fagner Borges explica que a mente humana sempre vai buscar o prazer e evitar a dor. “Mas existe uma forma de você se forçar a estudar ou se dedicar a alguma coisa que vai realmente te ajudar a cumprir as metas”, conta. O segredo, segundo o especialista, é criar uma imagem mental positiva de extremo prazer de conquistar as metas. “Assim, a sua mente vai parar de associar essas tarefas com alguma dor e passará a associar a realização delas com o prazer de conquistar esses sonhos, antecipando o sentimento”, ensina. “Como a nossa mente não faz distinção entre realidade e imaginação, essa é uma forma que eu chamo de ‘enganar o cérebro’ e incentivá-lo a encontrar prazer em fazer o que tem que ser feito”.

Fagner completa dizendo que é importante contar os objetivos para mais pessoas. “Você provavelmente não conseguiu atingir seus objetivos porque, além de tê-los deixado de lado para fazer o que é confortável, não teve pressão nenhuma de ninguém, então sugiro que você faça um compromisso público em relação a uma grande meta”, indica, destacando que familiares e amigos ainda podem ajudar na realização das metas.

Explicação nº 2: ninguém realiza meta vaga

Ganhar mais, viajar mais e aproveitar a vida são metas vagas e difíceis de realizar. Segundo Fagner Borges, o segredo é torná-las específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. “Você vai perceber que é muito mais fácil alcançar um objetivo quando ele está claro na sua mente”, completa, antes de exemplificar as metas que foram criadas pelo consultor George T. Doran na década de 1980, e que são chamadas de SMART.

Fagner conta que o objetivo vazio de viajar mais pode ser específico quando se tornar em “viajar a cada dois meses” ou “viajar todos os feriados prolongados”, por exemplo. “O objetivo se torna mensurável quando você estabelece quantas vezes vai viajar no próximo ano, ou qual valor passará a ganhar a mais. Esses valores precisam ser alcançáveis, então nada de criar algo que você sabe que não conseguirá alcançar em apenas um ano”, alerta.

O especialista ainda destaca a importância de os desafios serem relevantes para cada pessoa. “Desafios impossíveis ou fáceis demais servem para nos desestimular”, pondera, destacando que também não se deve fazer algo para os outros, mas que seja relevante para si próprio. “O objetivo precisa ser importante para você”. Com isso, a meta definida será específica, mensurável, alcançável e relevante. Por fim, basta definir uma data final para atingir a meta. “Não adianta pensar em alguns meses ou até o final do ano. Pense em datas específicas, envolvendo até o horário”, sugere.

Fagner também recomenda que as metas podem ser divididas em três níveis. “Você pode criar a meta mínima, que seja desafiante e boa de se atingir; a meta boa, que é o objetivo real que faz seus olhos brilharem; e a meta incrível, que vai te fazer comemorar como nunca”, finaliza, desafiando as pessoas a finalmente conquistarem os sonhos em 2019. “Garanto que, se você redefinir suas metas para o segundo semestre de forma específica e trabalhar nelas com constância, vai conseguir realizar todas elas antes do Natal”.

Sobre:

Fagner Borges

Publicitário e especialista em mercado digital, Fagner Borges é o criador do Movimento Freesider, estilo de vida que quebra o padrão corporativo e permite que as pessoas sufocadas pela rotina conquistem liberdade de tempo, mobilidade e dinheiro. Para alcançar este estágio, são utilizadas estratégias de marketing digital e técnicas de desenvolvimento pessoal que proporcionam mudanças na forma de encarar a vida.

Pós-graduado em comunicação pública e autor do livro “A Jornada da Liberdade”, Fagner Borges foi funcionário público da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, até que percebeu que não estava vivendo a vida como ela merece ser vivida. Encontrou no mercado digital uma forma de trabalho que permite aproveitar a vida, trabalhando na hora e no lugar que quiser.

Site: https://freesider.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/vidadefreesider/

Movimento Freesider

O Movimento Freesider surgiu com o objetivo de promover um estilo de vida com liberdade de tempo e financeira, além de mobilidade, já que um Freesider pode trabalhar de qualquer lugar. Com conteúdo e treinamentos voltados a ensinar as pessoas a participarem deste estilo de vida, o movimento não apenas ensina técnicas do mercado digital e estratégias para conquistar renda por meio da internet, como também oferece conhecimento sobre desenvolvimento pessoal, para que as pessoas consigam mudar o mindset e mudar a chave de como encarar a vida.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem