AMAZÔNIA E MEIO AMBIENTE SÃO TEMA DE EXPOSIÇÃO E EVENTOS NO MUBE


De 31 de agosto a 3 novembro, o MuBE (Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia) abre suas portas para a mostra Ambiental: arte e movimentos. Com curadoria de Cauê Alves, curador chefe do Museu, e Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, a exposição, que reúne trabalhos de 22 artistas, entre desenhos, pinturas, fotografias e instalações que dialogam direta e indiretamente com questões ecológicas, também abrirá espaço para que organizações socioambientais apresentem suas ideias e ações.

A coletiva traz obras de artistas como Alexandre da Cunha, Arthur Lescher, Brígida Baltar, Cláudia Jaguaribe, Dudi Maia Rosa, Luiz Zerbini, Pedro Motta e Rodrigo Bueno. A convite do MuBE, as organizações Fundação SOS Mata Atlântica, Greenpeace, Instituto Socioambiental (ISA), Fundação Pró-Tamar, Save-Brasil e WWF-Brasil ocupam a área externa do MuBE no dia da abertura e na tradicional feira dominical, trazendo uma série de ações ao longo do período expositivo.

A mostra tem como objetivo reafirmar o papel do Museu no debate das questões do meio ambiente. O MuBE nasceu da organização da sociedade civil, em pleno processo de abertura política no final da década de 1980, em defesa da qualidade de vida na cidade e da preservação do verde. "Temos enfatizado um olhar contemporâneo sobre a arte para ampliar o entendimento das pessoas sobre a ocupação do espaço e incorporando as expressões que dialogam com nosso ambiente", afirma Cauê Alves.

Em 1986 – mesmo ano em que o terreno onde hoje é o MuBE foi desapropriado e cedido para a construção do museu – foi criada a Fundação SOS Mata Atlântica, época em que emergia a consciência ecológica e a luta pela democracia e por diversas causas sociais no Brasil. Organizava-se, então, um forte movimento ambientalista no país para estruturar espaços de debate sobre o tema. Na mostra, o público poderá visitar uma linha do tempo com imagens, vídeos e informações desta história e conquistas até os dias de hoje.

"Nascemos do interesse genuíno de lutar por algo que é de todos e assim devemos nos manter, sempre respeitando as características e funções da natureza para nosso bem-estar. É importante que a sociedade entenda a importância dos movimentos socioambientais. Sempre colaboramos para o debate a partir de dados científicos, na formulação de estratégias relevantes e políticas públicas eficazes para toda a população", afirma Marcia Hirota.

As obras expostas são de Alexandre da Cunha, Artur Lescher, Brígida Baltar, Camila Rocha, Cássio Vasconcellos, Charles Darwin, Cláudia Jaguaribe, Daniel Caballero, Dudi Maia Rosa, Eduardo Srur, Frans Krajcberg, Fulvio Pennacchi, Geórgia Kyriakakis, Hugo França, José Pancetti, Kimi Nii, Luiz Zerbini, Manata Laudades, Pedro Motta, Rodrigo Bueno, Shirley Paes Leme, Vanderlei Lopes e Yiftah Peled.

Sobre:

MuBE

O MuBE, Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia, foi criado em 1986, a partir da concessão do terreno na Av. Europa pela Prefeitura de São Paulo. Surgiu de um movimento de milhares de cidadãos a favor da preservação da qualidade de vida e do verde em uma das regiões mais valorizadas da cidade de São Paulo. Para a construção do prédio do Museu foi realizado um concurso que contou com a participação de vários arquitetos de renome e foi vencido por Paulo Mendes da Rocha, que convidou Roberto Burle Marx para realizar o projeto paisagístico. O MuBE é uma das mais importantes construções brutalistas do mundo, uma das principais obras de Paulo Mendes da Rocha, grande nome da arquitetura brasileira e mundial, vencedor do prêmio Pritzker em 2006, considerado o Oscar da arquitetura mundial, e do Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza, entre outros. Uma maquete do prédio do museu e seu projeto fazem parte hoje do acervo do MoMA de Nova York.

Fundação SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira. Atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade em prol da recuperação da floresta, da valorização dos parques e reservas, de água limpa e da proteção do mar. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br

Serviço

Ambiental: arte e movimentos

Local: MuBE - Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia

Período expositivo: 1 de setembro a 3 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h

Endereço: Rua Alemanha, 221, Jardim Europa, São Paulo

Entrada gratuita

Mais informações: www.mube.space

Fonte/Imagem-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa - Legenda: Naufrágio calado, 2016, de Pedro Motta.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem