segunda-feira, 14 de outubro de 2019

DJAMILA RIBEIRO VEM A FORTALEZA PARA PARTICIPAR DO MUNDO UNIFOR 2019


Uma das principais vozes do feminismo negro na atualidade, a filósofa Djamila Ribeiro é uma das atrações confirmadas para o Mundo Unifor 2019. A escritora vem a Fortaleza no dia 16 de outubro para realizar a palestra "Ética & Narrativas em um mundo em Transformação". O encontro ocorrerá na Praça Central da Universidade de Fortaleza, a partir das 18 horas.

Por que você não pode faltar

Dona de um estilo único de análise sobre a conjuntura político-social brasileira, Djamila Ribeiro é uma das filósofas que mais tem conquistado espaço na internet e em outras arenas de discussão. Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mestra em Filosofia Política na mesma instituição, a acadêmica possui dois livros publicados: “O que é Lugar de Fala” (Letramento, 2017) e “Quem tem Medo do Feminismo Negro” (Companhia das Letras, 2018).

Com forte atuação em temas como relações sociais e de gênero e feminismo, Djamila possui forte presença online, seja nas redes sociais ou em ambientes digitais como o da revista Carta Capital. A ativista coleciona reconhecimentos aqui, no Brasil, e no exterior. O mais recente foi o prêmio Prince Claus Award, oferecido pelo Ministério das Relações Exteriores da Holanda.

Recentemente, Djamila percorreu países europeus como França e Bélgica para promover o lançamento de algumas de suas obras em francês. De acordo com o professor Henrique Sá, vice-reitor de Graduação da Unifor, a riqueza das reflexões de Djamila abrangem searas para além do feminismo negro, impactam no pensamento sobre juventudes e distribuição de renda. “Ela é uma ativista cultural na sua essência, reflete sobre a sociedade como um todo”, analisa.

Sobre:

Mundo Unifor

 9ª edição do Mundo Unifor tem como tema “A experiência do conhecimento no mundo em transformação: ética e estética”. De 17 a 19 de outubro, a Universidade de Fortaleza se apresenta, novamente, como palco de troca de conhecimento sobre temas contemporâneos.

Além da filósofa e escritora Djamila Ribeiro, a programação inclui palestras com outras personalidades renomadas, como o filósofo francês Gilles Lipovetsky, o dramaturgo e escritor italiano radicado no Brasil Contardo Calligaris e o especialista em gestão educacional Conrado Schlochauer.

Paralelamente, de 16 a 19 de outubro, serão realizados os Encontros Científicos, espaço de destaque para refletir o conhecimento e a pesquisa produzidos pela Unifor e incentivar a formação de pesquisadores.

Além disso, a edição do Mundo Unifor 2019 celebra a 20ª edição da Unifor Plástica, iniciativa da Fundação Edson Queiroz voltada para o estímulo e fortalecimento da arte cearense e para a formação de público. A mostra, que neste ano terá curadoria de Denise Mattar, estará em exibição de 10 de outubro de 2019 a 1 de março de 2020.

Lançamentos de livros

Djamila Ribeiro lançará seus livros "Lugar de fala" e "Quem tem medo do Feminismo Negro?" na Praça Central às 17h. Vale ressaltar que este será o único horário para autografar os livros. Ela não poderá atender o público após a palestra pois tem compromisso marcado em outro local.

Serviço

Djamila Ribeiro no Mundo Unifor 2019

Dia: dia 16 de outubro de 2019

Horário: às 18 horas

Local: Praça Central da Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)

Entrada gratuita

https://www.unifor.br/web/guest/inscricao-ouvintes?cdParametro=3338&ns=true

Foto: Reprodução/divulgação - Legenda: Djamila Ribeiro é graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mestra em Filosofia Política na mesma instituição. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário